O papel do corpo nacional de escutas na educação para a cidadania: um olhar sobre os caminheiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Catarina Emanuel dos Santos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/9920
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Social e Intervenção Comunitária
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spelling O papel do corpo nacional de escutas na educação para a cidadania: um olhar sobre os caminheirosEscutismoEducação socialEducação não formalCidadaniaVoluntariadoScoutingSocial educationNon formal educationCitizenshipVolunteeringDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Social e Intervenção ComunitáriaEste estudo pretende analisar o papel do Corpo Nacional de Escutas (CNE) no desenvolvimento das competências de cidadania dos jovens. Neste sentido o estudo teve como objetivos gerais: analisar as questões da Cidadania na metodologia Escutista, compreender as dinâmicas de participação vividas pelos jovens escuteiros nos grupos que frequentam e explorar a vivência do voluntariado nos jovens escuteiros dentro e fora do movimento. A parte do enquadramento teórico desta investigação sustenta-se no Movimento Escutista, enquanto promotor de Educação Social e nos conceitos de Educação Não Formal, Educação para a Cidadania, Participação e Voluntariado. Do ponto de vista metodológico é um estudo de caráter exploratório e segue uma abordagem mista, combinando métodos de recolha quantitativos e qualitativos. Como instrumento de recolha de dados quantitativos está o inquérito por questionário, com as questões de resposta fechada, aplicado a caminheiros, jovens escuteiros entre os 17 e os 23 anos. Relativamente à recolha qualitativa de dados a mesma procedeu-se através das questões de resposta aberta do mesmo instrumento, bem como análise documental a vários documentos orientadores da prática escutista e trabalhos de investigação acerca do Movimento Escuteiro. No estudo realizado verificou-se que os jovens conferem ao Escutismo um papel imprescindível em todos os aspetos do seu desenvolvimento pessoal (físico, afetivo, espiritual, intelectual, relacional e moral e ético), dando ênfase à aquisição de valores cidadãos neste contexto, nomeadamente o facto de considerarem que o maior contributo do Movimento é o desenvolvimento de cidadãos ativos e participativos, assim como, a formação moral e cívica dos jovens. Comparativamente com a Escola, contexto onde os inquiridos despendem a maior parte do seu dia, os mesmos consideram que o Escutismo está melhor preparado para facultar aprendizagens e saberes, bem como educar ambientalmente. Acerca da Igreja Católica, elemento estruturante do CNE, os caminheiros confessam não se identificar com a postura da mesma relativamente à sexualidade, assumindo-a como desatualizada e rígida.ABSTRACT This study intends to analyze the role of the Corpo Nacional de Escutas (CNE) in the development of young people's citizenship competencies, to understand the dynamics of their participation in the scouts' group they belong, as well as to understand the nature of the Social Intervention practices developed by youngsters. Part of the theoretical framework of this research is supported by the Scout Movement, as a promoter of Social Education and in the concepts of Non-Formal Education, Education for Citizenship, Participation, and Volunteering. From the methodological point of view, it is an exploratory study and follows a mixed approach, combining quantitative and qualitative collection methods. As a tool for collecting quantitative data, questionnaire survey was used, with questions of closed response, applied to caminheiros, young scouts between 17 and 23 years. Regarding the qualitative collection of data, it was carried out through the open response questions of the same instrument, as well as documentary analysis of several guiding documents of the scout practice and research work on the Scout Movement. In the study carried out, it was found that young people give Scouting an indispensable role in all aspects of their personal development (physical, affective, spiritual, intellectual, relational and moral and ethical), emphasizing the acquisition of citizens values in this context, namely the fact that they believe that the greatest contribution of the Movement is the development of active and participative citizens, as well as the moral and civic formation of young people. Compared to School, where respondents spend most of their day, they consider Scouting better prepared to provide learning and knowledge as well as to educate about environmental issues. Regarding the Catholic Church, a structuring element of the CNE, the caminheiros questioned confessed that they do not identify with the position of the church regarding sexuality, assuming it as outdated and rigid.Ferreira, Ana VeríssimoGama, AnaRCIPLGarcia, Catarina Emanuel dos Santos2019-05-02T14:31:11Z2019-03-182019-03-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9920TID:202227634porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:59:14Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9920Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:26.416346Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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