Impacto de uma intervenção no estigma em saúde mental e ansiedade intergrupal
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/5731 |
Resumo: | Objetivo: Avaliar a efi cácia de uma intervenção na redução das atitudes estigmatizantes e ansiedade perante o doente mental em estudantes de enfermagem. Métodos: Estudo quase experimental, realizado com uma amostra intencional de 99 estudantes de enfermagem de um instituto universitário da região centro de Portugal. No grupo de controlo, os estudantes desenvolveram o plano de ensino clínico em Enfermagem de saúde mental e psiquiátrica em serviços de psiquiatria, conforme o plano de estudos (n=50). No grupo de teste, além de cumprirem o plano de estudos, os estudantes participaram de um programa psicoeducativo dirigido ao estigma (n=49). Utilizaram-se as versões portuguesas da Mental Illness: Clinicians’ Attitudes Scale (MICA-4) e AQ27 para avaliação do estigma e a Intergroup Anxiety Scale (EAI) para medir a ansiedade intergrupal. Resultados: A amostra apresenta homogeneidade de variáveis no momento inicial (p>0,05), com melhorias estatisticamente signifi cativas das atitudes estigmatizantes e redução da ansiedade perante o doente mental em ambos os grupos (p<0,005). O impacto da intervenção não foi signifi cativo, tendo o grupo de teste melhorado as atitudes estigmatizantes de medo (p=0,03) e piorado relativamente à ajuda (p= 0,04). Conclusão: Verifi cou-se um impacto positivo do ensino clínico na redução da ansiedade perante o doente mental, conduzindo a uma redução do estigma em saúde mental. A intervenção dirigida ao estigma não revelou efeitos signifi cativos no estigma global nem na ansiedade intergrupal o que aponta para a necessidade futura da sua reformulação e comparação com amostras de estudantes de outras instituições de ensino de enfermagem. |
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Impacto de uma intervenção no estigma em saúde mental e ansiedade intergrupalImpact of an intervention on stigma in mental health and intergroup anxietyImpacto de una intervención sobre el estigma en salud mental y ansiedad intergrupalEstigma socialAnsiedadeSaúde mentalTranstornos mentaisObjetivo: Avaliar a efi cácia de uma intervenção na redução das atitudes estigmatizantes e ansiedade perante o doente mental em estudantes de enfermagem. Métodos: Estudo quase experimental, realizado com uma amostra intencional de 99 estudantes de enfermagem de um instituto universitário da região centro de Portugal. No grupo de controlo, os estudantes desenvolveram o plano de ensino clínico em Enfermagem de saúde mental e psiquiátrica em serviços de psiquiatria, conforme o plano de estudos (n=50). No grupo de teste, além de cumprirem o plano de estudos, os estudantes participaram de um programa psicoeducativo dirigido ao estigma (n=49). Utilizaram-se as versões portuguesas da Mental Illness: Clinicians’ Attitudes Scale (MICA-4) e AQ27 para avaliação do estigma e a Intergroup Anxiety Scale (EAI) para medir a ansiedade intergrupal. Resultados: A amostra apresenta homogeneidade de variáveis no momento inicial (p>0,05), com melhorias estatisticamente signifi cativas das atitudes estigmatizantes e redução da ansiedade perante o doente mental em ambos os grupos (p<0,005). O impacto da intervenção não foi signifi cativo, tendo o grupo de teste melhorado as atitudes estigmatizantes de medo (p=0,03) e piorado relativamente à ajuda (p= 0,04). Conclusão: Verifi cou-se um impacto positivo do ensino clínico na redução da ansiedade perante o doente mental, conduzindo a uma redução do estigma em saúde mental. A intervenção dirigida ao estigma não revelou efeitos signifi cativos no estigma global nem na ansiedade intergrupal o que aponta para a necessidade futura da sua reformulação e comparação com amostras de estudantes de outras instituições de ensino de enfermagem.Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de SaúdeIC-OnlineQuerido, AnaTomás, Catarina CardosoCarvalho, DanielGomes, JoãoCordeiro, Marina2021-04-23T10:56:24Z2019-10-072019-10-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/5731porQuerido AI, Tomás CC, Carvalho DR, Gomes JM, Cordeiro MS. Impacto de uma intervenção no estigma em saúde mental e ansiedade intergrupal. Acta Paul Enferm. 2020;33:eAPE2019022610.37689/acta-ape/2020AO0226info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:51:30Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/5731Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:49:05.034531Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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