Impacto de uma intervenção no estigma em saúde mental e ansiedade intergrupal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Querido,Ana Isabel Fernandes
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Tomás,Catarina Cardoso, Carvalho,Daniel Ricardo Simões de, Gomes,João Manuel Ferreira, Cordeiro,Marina Sofia Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Paulista de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002020000100440
Resumo: Resumo Objetivo Avaliar a eficácia de uma intervenção na redução das atitudes estigmatizantes e ansiedade perante o doente mental em estudantes de enfermagem. Métodos Estudo quase experimental, realizado com uma amostra intencional de 99 estudantes de enfermagem de um instituto universitário da região centro de Portugal. No grupo de controlo, os estudantes desenvolveram o plano de ensino clínico em Enfermagem de saúde mental e psiquiátrica em serviços de psiquiatria, conforme o plano de estudos (n=50). No grupo de teste, além de cumprirem o plano de estudos, os estudantes participaram de um programa psicoeducativo dirigido ao estigma (n=49). Utilizaram-se as versões portuguesas da Mental Illness: Clinicians’ Attitudes Scale (MICA-4) e AQ27 para avaliação do estigma e a Intergroup Anxiety Scale (EAI) para medir a ansiedade intergrupal. Resultados A amostra apresenta homogeneidade de variáveis no momento inicial (p>0,05), com melhorias estatisticamente significativas das atitudes estigmatizantes e redução da ansiedade perante o doente mental em ambos os grupos (p<0,005). O impacto da intervenção não foi significativo, tendo o grupo de teste melhorado as atitudes estigmatizantes de medo (p=0,03) e piorado relativamente à ajuda (p= 0,04). Conclusão Verificou-se um impacto positivo do ensino clínico na redução da ansiedade perante o doente mental, conduzindo a uma redução do estigma em saúde mental. A intervenção dirigida ao estigma não revelou efeitos significativos no estigma global nem na ansiedade intergrupal o que aponta para a necessidade futura da sua reformulação e comparação com amostras de estudantes de outras instituições de ensino de enfermagem.
id USP-8_6fff08d34fcb3a74bc37ba44f26380da
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-21002020000100440
network_acronym_str USP-8
network_name_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Impacto de uma intervenção no estigma em saúde mental e ansiedade intergrupalEstigma socialAnsiedadeSaúde mentalTranstornos mentaisResumo Objetivo Avaliar a eficácia de uma intervenção na redução das atitudes estigmatizantes e ansiedade perante o doente mental em estudantes de enfermagem. Métodos Estudo quase experimental, realizado com uma amostra intencional de 99 estudantes de enfermagem de um instituto universitário da região centro de Portugal. No grupo de controlo, os estudantes desenvolveram o plano de ensino clínico em Enfermagem de saúde mental e psiquiátrica em serviços de psiquiatria, conforme o plano de estudos (n=50). No grupo de teste, além de cumprirem o plano de estudos, os estudantes participaram de um programa psicoeducativo dirigido ao estigma (n=49). Utilizaram-se as versões portuguesas da Mental Illness: Clinicians’ Attitudes Scale (MICA-4) e AQ27 para avaliação do estigma e a Intergroup Anxiety Scale (EAI) para medir a ansiedade intergrupal. Resultados A amostra apresenta homogeneidade de variáveis no momento inicial (p>0,05), com melhorias estatisticamente significativas das atitudes estigmatizantes e redução da ansiedade perante o doente mental em ambos os grupos (p<0,005). O impacto da intervenção não foi significativo, tendo o grupo de teste melhorado as atitudes estigmatizantes de medo (p=0,03) e piorado relativamente à ajuda (p= 0,04). Conclusão Verificou-se um impacto positivo do ensino clínico na redução da ansiedade perante o doente mental, conduzindo a uma redução do estigma em saúde mental. A intervenção dirigida ao estigma não revelou efeitos significativos no estigma global nem na ansiedade intergrupal o que aponta para a necessidade futura da sua reformulação e comparação com amostras de estudantes de outras instituições de ensino de enfermagem.Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002020000100440Acta Paulista de Enfermagem v.33 2020reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.37689/acta-ape/2020ao0226info:eu-repo/semantics/openAccessQuerido,Ana Isabel FernandesTomás,Catarina CardosoCarvalho,Daniel Ricardo Simões deGomes,João Manuel FerreiraCordeiro,Marina Sofia Silvapor2020-06-05T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002020000100440Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2020-06-05T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Impacto de uma intervenção no estigma em saúde mental e ansiedade intergrupal
title Impacto de uma intervenção no estigma em saúde mental e ansiedade intergrupal
spellingShingle Impacto de uma intervenção no estigma em saúde mental e ansiedade intergrupal
Querido,Ana Isabel Fernandes
Estigma social
Ansiedade
Saúde mental
Transtornos mentais
title_short Impacto de uma intervenção no estigma em saúde mental e ansiedade intergrupal
title_full Impacto de uma intervenção no estigma em saúde mental e ansiedade intergrupal
title_fullStr Impacto de uma intervenção no estigma em saúde mental e ansiedade intergrupal
title_full_unstemmed Impacto de uma intervenção no estigma em saúde mental e ansiedade intergrupal
title_sort Impacto de uma intervenção no estigma em saúde mental e ansiedade intergrupal
author Querido,Ana Isabel Fernandes
author_facet Querido,Ana Isabel Fernandes
Tomás,Catarina Cardoso
Carvalho,Daniel Ricardo Simões de
Gomes,João Manuel Ferreira
Cordeiro,Marina Sofia Silva
author_role author
author2 Tomás,Catarina Cardoso
Carvalho,Daniel Ricardo Simões de
Gomes,João Manuel Ferreira
Cordeiro,Marina Sofia Silva
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Querido,Ana Isabel Fernandes
Tomás,Catarina Cardoso
Carvalho,Daniel Ricardo Simões de
Gomes,João Manuel Ferreira
Cordeiro,Marina Sofia Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Estigma social
Ansiedade
Saúde mental
Transtornos mentais
topic Estigma social
Ansiedade
Saúde mental
Transtornos mentais
description Resumo Objetivo Avaliar a eficácia de uma intervenção na redução das atitudes estigmatizantes e ansiedade perante o doente mental em estudantes de enfermagem. Métodos Estudo quase experimental, realizado com uma amostra intencional de 99 estudantes de enfermagem de um instituto universitário da região centro de Portugal. No grupo de controlo, os estudantes desenvolveram o plano de ensino clínico em Enfermagem de saúde mental e psiquiátrica em serviços de psiquiatria, conforme o plano de estudos (n=50). No grupo de teste, além de cumprirem o plano de estudos, os estudantes participaram de um programa psicoeducativo dirigido ao estigma (n=49). Utilizaram-se as versões portuguesas da Mental Illness: Clinicians’ Attitudes Scale (MICA-4) e AQ27 para avaliação do estigma e a Intergroup Anxiety Scale (EAI) para medir a ansiedade intergrupal. Resultados A amostra apresenta homogeneidade de variáveis no momento inicial (p>0,05), com melhorias estatisticamente significativas das atitudes estigmatizantes e redução da ansiedade perante o doente mental em ambos os grupos (p<0,005). O impacto da intervenção não foi significativo, tendo o grupo de teste melhorado as atitudes estigmatizantes de medo (p=0,03) e piorado relativamente à ajuda (p= 0,04). Conclusão Verificou-se um impacto positivo do ensino clínico na redução da ansiedade perante o doente mental, conduzindo a uma redução do estigma em saúde mental. A intervenção dirigida ao estigma não revelou efeitos significativos no estigma global nem na ansiedade intergrupal o que aponta para a necessidade futura da sua reformulação e comparação com amostras de estudantes de outras instituições de ensino de enfermagem.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002020000100440
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002020000100440
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.37689/acta-ape/2020ao0226
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem v.33 2020
reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:USP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
collection Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br
_version_ 1748858268627763200