O ensino da escrita a alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico em Portugal e no Brasil : um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, André Filipe Guerra
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/20767
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2015
id RCAP_ff74038839a56f2bcf060f779e7f7014
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/20767
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ensino da escrita a alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico em Portugal e no Brasil : um estudo exploratórioEscrita - Estudo e ensinoEnsino básico - PortugalEnsino básico - BrasilTeses de mestrado - 2015Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2015Aprender a escrever é um processo desafiante que é tipicamente desenvolvido nas escolas. No entanto, a investigação é algo escassa no que toca às práticas de ensino da escrita dos professores. Esta investigação teve o objetivo analisar as práticas e perceções acerca da escrita e do ensino da escrita de uma amostra de professores de Portugal (n = 96) e do Brasil (n =99). Os professores reportam as suas práticas para promover a escrita autorregulada nos seus alunos, adaptações para escritores menos proficientes e as suas perceções acerca da escrita e do ensino da escrita. Os resultados conduzem a questões e preocupações acerca da qualidade do ensino da escrita em ambos os países. A maioria dos professores reportou uma abordagem de ensino da escrita orientada para o processo, assim como práticas de promoção da escrita autorregulada e métodos de ensino explícitos para o ensino da escrita de forma muito pouco frequente. A maioria dos professores Portugueses e Brasileiros têm a perceção do ensino da escrita como uma responsabilidade partilhada, mas os professores Brasileiros tiveram uma maior concordância com esta ideia. A perceção dos professores Portugueses acerca da importância do ensino da escrita para o sucesso profissional e académico dos seus alunos foi maior que a dos professores Brasileiros. Foi encontrada uma correlação positiva entre a preparação dos professores para o ensino da escrita e as suas práticas para a promoção da escrita autorregulada dos alunos. As implicações dos resultados encontrados são discutidas.Learning how to write is a challenging process, typically developed in schools. Teachers' practices to teach writing, however, have been under researched. The aim of this tudy was to survey a sample of teachers from Portugal (n = 96) and Brazil (n =99) about their practices for and perceptions about writing instruction. Teachers reported on their practices to promote students' self-regulated writing, adaptations for less skilled writers, and their perceptions about writing and teaching writing. The findings from this survey raise concerns about the quality of writing instruction in both countries. The majority of the teachers rarely use a process oriented approach to teach writing, practices to promote students' self-regulated writing, and explicit teaching methods for writing instruction. Both Portuguese and Brazilian teachers perceived writing as a shared responsibility, but Brazilian teachers seemed to agree with this stronger. Portuguese teachers' perception of the importance of writing for students' academic and professional success was higher than for Brazilian teachers. A positive correlation was found between teachers' preparation to teach writing and their practices to promote students' self-regulated writing. The implications of these findings are discussed.Simão, Ana Margarida Veiga, 1957-Mestre (16 valores)Repositório da Universidade de LisboaMarques, André Filipe Guerra2015-12-09T18:41:52Z20152015-07-032015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/20767TID:201211386porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:06:30Zoai:repositorio.ul.pt:10451/20767Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:38:41.820312Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da escrita a alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico em Portugal e no Brasil : um estudo exploratório
title O ensino da escrita a alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico em Portugal e no Brasil : um estudo exploratório
spellingShingle O ensino da escrita a alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico em Portugal e no Brasil : um estudo exploratório
Marques, André Filipe Guerra
Escrita - Estudo e ensino
Ensino básico - Portugal
Ensino básico - Brasil
Teses de mestrado - 2015
title_short O ensino da escrita a alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico em Portugal e no Brasil : um estudo exploratório
title_full O ensino da escrita a alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico em Portugal e no Brasil : um estudo exploratório
title_fullStr O ensino da escrita a alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico em Portugal e no Brasil : um estudo exploratório
title_full_unstemmed O ensino da escrita a alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico em Portugal e no Brasil : um estudo exploratório
title_sort O ensino da escrita a alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico em Portugal e no Brasil : um estudo exploratório
author Marques, André Filipe Guerra
author_facet Marques, André Filipe Guerra
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simão, Ana Margarida Veiga, 1957-
Mestre (16 valores)
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, André Filipe Guerra
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita - Estudo e ensino
Ensino básico - Portugal
Ensino básico - Brasil
Teses de mestrado - 2015
topic Escrita - Estudo e ensino
Ensino básico - Portugal
Ensino básico - Brasil
Teses de mestrado - 2015
description Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2015
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-09T18:41:52Z
2015
2015-07-03
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/20767
TID:201211386
url http://hdl.handle.net/10451/20767
identifier_str_mv TID:201211386
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134286694055936