Ler ou não ler: eis a questão :a leitura dramática como instrumento pedagógico para o letramento de crianças do ensino fundamental I

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Celly Albuquerque Nogueira de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/1545
Resumo: Este trabalho teve como objetivo identificar se a leitura dramática é um instrumento pedagógico para o letramento de crianças do Ensino Fundamental I. A metodologia deste estudo investigativo foi levantada sobre os pilares da pesquisa-ação. Os sujeitos da pesquisa estão numa turma do 4º ano de uma escola da rede privada da cidade de João Pessoa – Paraíba, Brasil. São 11 meninos e 11 meninas entre 9 e 10 anos de idade, no qual o marco teórico foi sistematizado de forma a atender os questionamentos pertinentes à pesquisa e composto de estudiosos e pesquisadores nas áreas da pedagogia e do teatro. O questionário, o diário de pesquisa e as entrevistas foram os instrumentos utilizados para a coleta e análise dos dados recolhidos. A partir da análise dos resultados verificou-se que a leitura dramática é um instrumento pedagógico que contribui para o letramento.
id RCAP_ff7556dfa8466fc1c2be3e59c6db4c65
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1545
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ler ou não ler: eis a questão :a leitura dramática como instrumento pedagógico para o letramento de crianças do ensino fundamental ILEITURAENSINOMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOENSINO DA FILOSOFIAINVESTIGAÇÃO-AÇÃOLITERACIAENSINO BÁSICOREADINGTEACHINGEDUCATIONPHILOSOPHY TEACHINGACTION RESEARCHLITERACYPRIMARY EDUCATIONEste trabalho teve como objetivo identificar se a leitura dramática é um instrumento pedagógico para o letramento de crianças do Ensino Fundamental I. A metodologia deste estudo investigativo foi levantada sobre os pilares da pesquisa-ação. Os sujeitos da pesquisa estão numa turma do 4º ano de uma escola da rede privada da cidade de João Pessoa – Paraíba, Brasil. São 11 meninos e 11 meninas entre 9 e 10 anos de idade, no qual o marco teórico foi sistematizado de forma a atender os questionamentos pertinentes à pesquisa e composto de estudiosos e pesquisadores nas áreas da pedagogia e do teatro. O questionário, o diário de pesquisa e as entrevistas foram os instrumentos utilizados para a coleta e análise dos dados recolhidos. A partir da análise dos resultados verificou-se que a leitura dramática é um instrumento pedagógico que contribui para o letramento.This work was developed to identify whether the dramatic reading is a pedagogical tool for literacy of children from elementary school, 1st level. The methodology of this investigative study was raised on the pillars of action-research. The subjects of the search belong to a 4th grade classroom of an elementary private school in the city of João Pessoa – Paraíba, Brazil. They are 11 boys and 11 girls from 9 to10 years old, in which the theoretical mark was systematized in order to meet the relevant questions to the research and was composed of scholars and researchers in the areas of pedagogy and theatre. The questionnaire, the journal of research and the interviews were the instruments used for the compilation and analysis of data collected. From the analysis of the results it was verified that dramatic reading is a pedagogical tool that contributes to literacy.2012-01-13T15:11:30Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/1545porFreitas, Celly Albuquerque Nogueira deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:05:07Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1545Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:12:56.280403Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ler ou não ler: eis a questão :a leitura dramática como instrumento pedagógico para o letramento de crianças do ensino fundamental I
title Ler ou não ler: eis a questão :a leitura dramática como instrumento pedagógico para o letramento de crianças do ensino fundamental I
spellingShingle Ler ou não ler: eis a questão :a leitura dramática como instrumento pedagógico para o letramento de crianças do ensino fundamental I
Freitas, Celly Albuquerque Nogueira de
LEITURA
ENSINO
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
ENSINO DA FILOSOFIA
INVESTIGAÇÃO-AÇÃO
LITERACIA
ENSINO BÁSICO
READING
TEACHING
EDUCATION
PHILOSOPHY TEACHING
ACTION RESEARCH
LITERACY
PRIMARY EDUCATION
title_short Ler ou não ler: eis a questão :a leitura dramática como instrumento pedagógico para o letramento de crianças do ensino fundamental I
title_full Ler ou não ler: eis a questão :a leitura dramática como instrumento pedagógico para o letramento de crianças do ensino fundamental I
title_fullStr Ler ou não ler: eis a questão :a leitura dramática como instrumento pedagógico para o letramento de crianças do ensino fundamental I
title_full_unstemmed Ler ou não ler: eis a questão :a leitura dramática como instrumento pedagógico para o letramento de crianças do ensino fundamental I
title_sort Ler ou não ler: eis a questão :a leitura dramática como instrumento pedagógico para o letramento de crianças do ensino fundamental I
author Freitas, Celly Albuquerque Nogueira de
author_facet Freitas, Celly Albuquerque Nogueira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Celly Albuquerque Nogueira de
dc.subject.por.fl_str_mv LEITURA
ENSINO
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
ENSINO DA FILOSOFIA
INVESTIGAÇÃO-AÇÃO
LITERACIA
ENSINO BÁSICO
READING
TEACHING
EDUCATION
PHILOSOPHY TEACHING
ACTION RESEARCH
LITERACY
PRIMARY EDUCATION
topic LEITURA
ENSINO
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
ENSINO DA FILOSOFIA
INVESTIGAÇÃO-AÇÃO
LITERACIA
ENSINO BÁSICO
READING
TEACHING
EDUCATION
PHILOSOPHY TEACHING
ACTION RESEARCH
LITERACY
PRIMARY EDUCATION
description Este trabalho teve como objetivo identificar se a leitura dramática é um instrumento pedagógico para o letramento de crianças do Ensino Fundamental I. A metodologia deste estudo investigativo foi levantada sobre os pilares da pesquisa-ação. Os sujeitos da pesquisa estão numa turma do 4º ano de uma escola da rede privada da cidade de João Pessoa – Paraíba, Brasil. São 11 meninos e 11 meninas entre 9 e 10 anos de idade, no qual o marco teórico foi sistematizado de forma a atender os questionamentos pertinentes à pesquisa e composto de estudiosos e pesquisadores nas áreas da pedagogia e do teatro. O questionário, o diário de pesquisa e as entrevistas foram os instrumentos utilizados para a coleta e análise dos dados recolhidos. A partir da análise dos resultados verificou-se que a leitura dramática é um instrumento pedagógico que contribui para o letramento.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011
2012-01-13T15:11:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/1545
url http://hdl.handle.net/10437/1545
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131226331676672