A educação ambiental como prática da gestão escolar no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Vanei Mota dos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/15260
Resumo: O presente estudo de caso buscou estabelecer um diálogo no campo da gestão escolar subsidiada por alguns fundamentos da educação ambiental, a fim de investigar e compreender as práticas de Educação Ambiental, suas contradições e suas potencialidades, através da gestão, dentro da estrutura e organização vigente da Escola de Ensino Fundamental. O estudou contou, em concreto, com a participação de diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos e professores de duas escolas do ensino fundamental. Considerando as respostas coletadas durante as entrevistas semiestruturadas com a equipe técnica-administrativa e dos questionários aplicados com os professores, podemos concluir que a educação ambiental tem sido tratada como temas transversais isolados, em algumas disciplinas e por alguns professores, sem o resultado de uma construção coletiva em um processo de desenvolvimento do projeto político pedagógico; este por outro lado, pareceu constituir-se como um documento, sobretudo formal, em pouco contribuindo para uma educação ambiental de caráter interdisciplinar; ABSTRACT:This case study sought to establish a dialogue in the part of school management aided by some fundamentals of environmental education in order to investigate and understand the practices of Environmental Education, its contradictions and its potential through the management, within the current elementary school structure and organization. The study counted in concrete, with the participation of directors, deputy directors, pedagogical coordinators and teachers from two elementary schools. Considering the responses collected during semi-structured interviews with the technical team and administrative and questionnaires with teachers, we can conclude that environmental education is being treated as transversal themes isolated in some subjects by some teachers, without result of a collective construction in development process of Pedagogical Political Project, the other hand, seemed to constitute itself as a document, especially formal, contributing little to an interdisciplinary environmental education.
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