Artes visuais, representações e marketing territorial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, João Luís Jesus
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/14250
https://doi.org/10.14195/978-989-26-0585-2_11
Resumo: Este artigo centra-se na dimensão espacial das artes visuais, como a fotografia. As imagens são instrumentos chave em questões como a consolidação política do território e o marketing territorial contemporâneo. Com efeito, as cidades, as regiões e os países procuram construir uma boa imagem global e as estratégias visuais são determinantes para se atingir, com qualidade e eficiência, esse objectivo. As técnicas de marketing são fundamentais para a captação e fidelização de agentes centrais no desenvolvimento dos lugares, tais como residentes de formação superior, investidores e turistas. Por outro lado, as representações visuais de espaços geográficos, fotográficas ou outras, são também importantes para a conquista de consumidores de determinados produtos ou serviços. Por tudo isto, as paisagens urbanas pós-modernas estão marcadas por uma forte densidade de elementos pictóricos, sobretudo localizados em locais de passagem de transeuntes. Com a crescente inovação tecnológica nesta área, em especial no domínio da fotografia, esta hiper-visualização deve ser um tema central de investigação em áreas científicas como a Geografia mas também noutras, como as ciências da saúde e do bem-estar.
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