Análise da transposição didática na formação continuada sobre meio ambiente de professores do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Tomanik, Eduardo Augusto, Carvalho, Graça Simões de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/42422
Resumo: A formação de professores das séries iniciais da educação básica é deficiente em relação aos conhecimentos científicos sobre meio ambiente. Portanto, neste trabalho pretendeu-se conhecer como ocorreu o processo de transposição didática externa do “saber sábio” para o “saber a ensinar” efetuado pelos pesquisadores doutorados pelo PEA-UEM (Programa de Pós-graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais, da Universidade Estadual de Maringá), bem como o processo de transposição didática interna do “saber a ensinar” para “saber ensinado” dirigido aos professores das séries iniciais da educação básica deste município na formação continuada. Os resultados indicaram que o curso sobre o ambiente regional promoveu grande interesse e participação das professoras no processo de formação continuada. Também indicou ser válido para a transposição didática externa e interna, embora esta última tenha demonstrado que a textualização do saber teve maior direcionamento nas necessidades científicas das professoras, não promovendo a abrangência do contexto sociocultural do ambiente regional.
id RCAP_ff9901f11d662971285919279b147108
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/42422
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise da transposição didática na formação continuada sobre meio ambiente de professores do ensino fundamentalAnalysis of didactic transposition of elementary school teachers’ continuing education about the environmentalFormação docenteSaber científicoSaber escolarAmbiente regionalTeacher educationScientific knowledgeSchool knowledgeRegional environmentCiências Sociais::Ciências da EducaçãoA formação de professores das séries iniciais da educação básica é deficiente em relação aos conhecimentos científicos sobre meio ambiente. Portanto, neste trabalho pretendeu-se conhecer como ocorreu o processo de transposição didática externa do “saber sábio” para o “saber a ensinar” efetuado pelos pesquisadores doutorados pelo PEA-UEM (Programa de Pós-graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais, da Universidade Estadual de Maringá), bem como o processo de transposição didática interna do “saber a ensinar” para “saber ensinado” dirigido aos professores das séries iniciais da educação básica deste município na formação continuada. Os resultados indicaram que o curso sobre o ambiente regional promoveu grande interesse e participação das professoras no processo de formação continuada. Também indicou ser válido para a transposição didática externa e interna, embora esta última tenha demonstrado que a textualização do saber teve maior direcionamento nas necessidades científicas das professoras, não promovendo a abrangência do contexto sociocultural do ambiente regional.The elementary school teachers’ training is deficient in relation to scientific knowledge about the environment. Therefore, in this study we aimed at understanding (i) how the process of external didactic transposition from the “scientific knowledge” to “knowledge to be taught” occurred when performed by PhD researchers from the PEA-UEM (Postgraduation in Ecology of Continental Aquatic Environments, of the State University of Maringá); and (ii) how the process of internal didactic transposition from the “knowledge to be taught” to taught knowledge” was addressed to the elementary school teachers of Maringá municipality, enrolled in a continuing education program. The results indicated that the training course on the regional environment fostered great interest and participation of teachers in the continued education program. The training course was effective for both external and internal didactic transposition, although the latter showed that the teachers’ textualization better targeted their scientific needs but did not promote the wider scope of the sociocultural context of the regional environment.CAPES e Escritório de Cooperação Internacional (ECI-UEM).CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT)Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC)Universidade do MinhoMagalhães Júnior, Carlos Alberto de OliveiraTomanik, Eduardo AugustoCarvalho, Graça Simões de20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/42422porJúnior, C.A.M., Tomanik, E.A. & Carvalho, G.S. (2016). Análise da transposição didática na formação continuada sobre meio ambiente de professores do ensino fundamental. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 16 (2), 237-256.1984-2686https://seer.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/2716/2199info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:23:13Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/42422Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:16:53.090864Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise da transposição didática na formação continuada sobre meio ambiente de professores do ensino fundamental
Analysis of didactic transposition of elementary school teachers’ continuing education about the environmental
title Análise da transposição didática na formação continuada sobre meio ambiente de professores do ensino fundamental
spellingShingle Análise da transposição didática na formação continuada sobre meio ambiente de professores do ensino fundamental
Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira
Formação docente
Saber científico
Saber escolar
Ambiente regional
Teacher education
Scientific knowledge
School knowledge
Regional environment
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Análise da transposição didática na formação continuada sobre meio ambiente de professores do ensino fundamental
title_full Análise da transposição didática na formação continuada sobre meio ambiente de professores do ensino fundamental
title_fullStr Análise da transposição didática na formação continuada sobre meio ambiente de professores do ensino fundamental
title_full_unstemmed Análise da transposição didática na formação continuada sobre meio ambiente de professores do ensino fundamental
title_sort Análise da transposição didática na formação continuada sobre meio ambiente de professores do ensino fundamental
author Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira
author_facet Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira
Tomanik, Eduardo Augusto
Carvalho, Graça Simões de
author_role author
author2 Tomanik, Eduardo Augusto
Carvalho, Graça Simões de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira
Tomanik, Eduardo Augusto
Carvalho, Graça Simões de
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
Saber científico
Saber escolar
Ambiente regional
Teacher education
Scientific knowledge
School knowledge
Regional environment
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Formação docente
Saber científico
Saber escolar
Ambiente regional
Teacher education
Scientific knowledge
School knowledge
Regional environment
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A formação de professores das séries iniciais da educação básica é deficiente em relação aos conhecimentos científicos sobre meio ambiente. Portanto, neste trabalho pretendeu-se conhecer como ocorreu o processo de transposição didática externa do “saber sábio” para o “saber a ensinar” efetuado pelos pesquisadores doutorados pelo PEA-UEM (Programa de Pós-graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais, da Universidade Estadual de Maringá), bem como o processo de transposição didática interna do “saber a ensinar” para “saber ensinado” dirigido aos professores das séries iniciais da educação básica deste município na formação continuada. Os resultados indicaram que o curso sobre o ambiente regional promoveu grande interesse e participação das professoras no processo de formação continuada. Também indicou ser válido para a transposição didática externa e interna, embora esta última tenha demonstrado que a textualização do saber teve maior direcionamento nas necessidades científicas das professoras, não promovendo a abrangência do contexto sociocultural do ambiente regional.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/42422
url http://hdl.handle.net/1822/42422
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Júnior, C.A.M., Tomanik, E.A. & Carvalho, G.S. (2016). Análise da transposição didática na formação continuada sobre meio ambiente de professores do ensino fundamental. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 16 (2), 237-256.
1984-2686
https://seer.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/2716/2199
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132619265277952