Políticas de integração: o ensino/aprendizagem da língua portuguesa no contexto de acolhimento e integração de adultos imigrantes
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/7255 |
Resumo: | Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Migrações, Inter-Etnicidades e Transnacionalismo |
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Políticas de integração: o ensino/aprendizagem da língua portuguesa no contexto de acolhimento e integração de adultos imigrantesPolíticas PúblicasImigraçãoIntegraçãoImigrantesEnsino da Língua PortuguesaAvaliaçãoDissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Migrações, Inter-Etnicidades e TransnacionalismoA chegada a Portugal de um número considerável de imigrantes das mais diversas proveniências, origens, culturas e diferentes graus de qualificação tiveram implicações ao nível político, económico e social, promovendo uma nova actuação do estado, bem como o desenvolvimento de novas políticas migratórias e de integração de imigrantes. O crescente e diversificado boom imigratório que Portugal sofreu após o ano 2000, fruto do aparecimento de novas nacionalidades, potenciou o aprofundamento das políticas de imigração e particularmente de integração dos imigrantes, através da implementação de políticas públicas desenvolvidas pelo Estado, tendo-se assim tornado um dos actores mais relevantes no processo de integração de imigrantes O presente trabalho procura assim abordar as políticas de integração levadas a cabo pelo estado português, em particular, as respeitantes à promoção da aprendizagem da língua portuguesa pelos adultos imigrantes. Assim, a análise é efectuada considerando a importância da aprendizagem da língua da sociedade de acolhimento e o que representa nas políticas comunitárias e nacionais para o acesso ao mercado de trabalho, reagrupamento familiar, residência permanente, estatuto de residente de longa duração e nacionalidade. Neste sentido, procede-se à análise dos conceitos de políticas públicas e avaliação de programas, bem como do processo de integração dos imigrantes através da aprendizagem da língua e por outro lado, realiza-se uma Avaliação do Programa PPT – Português para Todos, no sentido de avaliar o Programa em si e o seu mérito, no que respeita aos objectivos conseguidos, nível de satisfação dos beneficiários directos, a eficácia e eficiência.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaRUNSemedo, Maria Gabriela Varela2012-05-23T11:56:43Z2011-122011-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/7255porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:39:00Zoai:run.unl.pt:10362/7255Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:17:21.345570Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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