Percursos na construção do conhecimento sobre o espaço geográfico no 1.º ciclo do ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Milene Beatriz Grácio
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/9703
Resumo: Relatório Final apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_ffa6b9f58c0dfa5593cfa3371bfecc1f
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9703
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Percursos na construção do conhecimento sobre o espaço geográfico no 1.º ciclo do ensino BásicoMeio localEstudo do meioEspaço geográficoRepresentação espacialOrientação espacialLocal environmentStudy of environmentGeographic spaceSpatial representationSpatial orientationRelatório Final apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório de estágio situa-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), integrada no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Este documento é constituído por duas partes: na primeira é feita uma caracterização, análise e reflexão sobre a PES no 1.º e no 2.º CEB; e, na segunda, desenvolve-se um estudo de investigação contextualizado na turma de 1.º CEB, do 3.º ano de escolaridade. A investigação desenvolvida decorre das fragilidades identificadas na turma de 3.º ano, em particular do desconhecimento, por parte dos alunos, do espaço geográfico local utilizado diariamente nos seus percursos. A problemática definida centra-se nos percursos de construção do conhecimento do espaço geográfico desenvolvidos pelos alunos quando envolvidos em estratégias e atividades que potenciam o contacto, leitura e exploração do meio local. Os objetivos do estudo: (i) Desenvolver competências de representação espacial e (ii) Desenvolver competências de orientação espacial, orientaram o desenho de estratégias e atividades contextualizadas, que implicam ativamente os alunos e lhes proporcionam experiências concretas na representação e orientação espacial no meio em que habitualmente se movimentam. Para o estudo foi adotada uma metodologia baseada nos procedimentos da Investigação-Ação e optou-se pelo recurso a métodos e técnicas de recolha e tratamento de informação de natureza qualitativa. A exploração dos resultados das aprendizagens realizadas pelos alunos indica que os percursos que desenvolvem na construção do conhecimento do espaço geográfico são diversos, resultado dos diferentes pontos de partida, dos diferentes estímulos que recebem e das vivências anteriores. As estratégias e atividades em que foram envolvidos permitiram ampliar os conhecimentos sobre o meio local, visíveis nas representações mentais que constroem sobre os itinerários vividos. Contudo, as competências de orientação espacial permanecem ainda numa fase inicial de desenvolvimento.ABSTRACT The present paper is an internship report completed as part of the PES II module (Practical Course of Supervised Teaching II), integrated in the study plan for the master’s degree in Teaching the 1st and 2nd Elementary Education Cycle, at Lisbon Education School. This document is made up of two parts: a characterization, analysis and reflection of the Practical Course of Supervised Teaching II at the 1st and 2nd Elementary Education Cycle; and an investigation developed during pedagogical practice at the 1st Elementary Education Cycle, in a 3rd grade class. Considering the fragilities identified in the 3rd grade class - the lack of knowledge regarding local geographical space used daily by students in their routes. The defined problem focuses on the paths of construction of the knowledge of the geographical space developed by the students when involved in strategies and activities that enhance the contact, reading and exploration of the local environment. The objectives of the study are: (i) Development of spatial representation competences and (ii) Development of spatial orientation competences. The purpose of this study is to understand whether the design of contextualized strategies and activities that involve students’ active participation and offer them concrete experiences of representation and orientation in the environment in which they usually move can contribute to the construction of knowledge about geographical space in children. The methodology used in this study is qualitative in its nature and based on the “Investigation-Action” approach. The exploration of the results of the learning carried out by the students indicates that the paths they develop in the construction of the knowledge of the geographical space are diverse, result of the different starting points, the different stimuli that they receive and the previous experiences. The strategies and activities in which they were involved allowed to increase the knowledge about the local environment, visible in the mental representations that construct on the lived itineraries. However, spatial orientation skills are still at an early stage of development.Hortas, Maria JoãoRCIPLGarcia, Milene Beatriz Grácio2019-03-12T09:59:03Z2018-07-202018-07-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9703TID:202055647porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:58:41Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9703Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:13.638492Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Percursos na construção do conhecimento sobre o espaço geográfico no 1.º ciclo do ensino Básico
title Percursos na construção do conhecimento sobre o espaço geográfico no 1.º ciclo do ensino Básico
spellingShingle Percursos na construção do conhecimento sobre o espaço geográfico no 1.º ciclo do ensino Básico
Garcia, Milene Beatriz Grácio
Meio local
Estudo do meio
Espaço geográfico
Representação espacial
Orientação espacial
Local environment
Study of environment
Geographic space
Spatial representation
Spatial orientation
title_short Percursos na construção do conhecimento sobre o espaço geográfico no 1.º ciclo do ensino Básico
title_full Percursos na construção do conhecimento sobre o espaço geográfico no 1.º ciclo do ensino Básico
title_fullStr Percursos na construção do conhecimento sobre o espaço geográfico no 1.º ciclo do ensino Básico
title_full_unstemmed Percursos na construção do conhecimento sobre o espaço geográfico no 1.º ciclo do ensino Básico
title_sort Percursos na construção do conhecimento sobre o espaço geográfico no 1.º ciclo do ensino Básico
author Garcia, Milene Beatriz Grácio
author_facet Garcia, Milene Beatriz Grácio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Hortas, Maria João
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Milene Beatriz Grácio
dc.subject.por.fl_str_mv Meio local
Estudo do meio
Espaço geográfico
Representação espacial
Orientação espacial
Local environment
Study of environment
Geographic space
Spatial representation
Spatial orientation
topic Meio local
Estudo do meio
Espaço geográfico
Representação espacial
Orientação espacial
Local environment
Study of environment
Geographic space
Spatial representation
Spatial orientation
description Relatório Final apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-20
2018-07-20T00:00:00Z
2019-03-12T09:59:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/9703
TID:202055647
url http://hdl.handle.net/10400.21/9703
identifier_str_mv TID:202055647
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133445878710272