O contributo das TIC para a leitura no 1º Ciclo do Ensino Básico : software de apresentação eletrónica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Regina Marisa Farinha
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/1612
Resumo: Dissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
id RCAP_ffb0848807f490b060525cdf2d3f66b2
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1612
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O contributo das TIC para a leitura no 1º Ciclo do Ensino Básico : software de apresentação eletrónicaTecnologias de Informação e ComunicaçãoLeituraLeitura assistida por computador1º Ciclo do Ensino BásicoDissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.A leitura é uma atividade de elevada importância para o nosso dia-a-dia. Todos os dias, e em todas as áreas do saber, necessitamos da leitura. Cada vez mais tem vindo a apostar-se na formação de leitores competentes e na implementação de novas formas de leitura. Ao mesmo tempo, tem vindo a assistir-se a uma grande expansão da Tecnologias de Informação e Comunicação nas escolas Portuguesas, dada a importância que têm para a vida em sociedade. Neste sentido, a presente investigação pretende compreender em que medida a realização de tarefas de leitura, com recurso a livros em suporte informático, contribuem para uma maior motivação dos alunos para a leitura. Para sustentar a investigação utilizou-se uma metodologia de natureza qualitativa: investigação-ação, baseada na implementação de tarefas de aprendizagem. Como principais fontes de recolha de dados desta investigação optou-se pelo inquérito por questionário, pela observação/avaliação da leitura e pelas notas de campo. A presente investigação foi desenvolvida no âmbito do estágio de Prática Supervisionada realizado numa escola do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho de Castelo Branco, que teve início no dia 02 de novembro de 2011 e terminou no dia 14 de fevereiro de 2012, com um grupo de vinte e cinco alunos que frequentavam o segundo ano de escolaridade. A análise dos dados permitiu verificar que os alunos possuem competências digitais no uso do computador e que o utilizam muitas vezes sozinhos em atividades de complemento das suas aprendizagens e atividades lúdicas. Em termo gerais, a comparação entre a avaliação inicial da leitura e a avaliação que foi realizada após a implementação das tarefas com a utilização de recursos digitais permitiram concluir que houve uma evolução significativa do desempenho dos alunos ao nível da leitura, nomeadamente, em alguns alunos cuja avaliação da leitura inicialmente era negativa.Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoFernandes, Regina Marisa Farinha2012-12-18T16:44:57Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/1612porFERNANDES, Regina Marisa Farinha (2012) - O contributo das TIC para a leitura no 1º ciclo do ensino básico : software de apresentação eletrónica. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 129 f. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:38:57Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1612Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:33:04.200105Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O contributo das TIC para a leitura no 1º Ciclo do Ensino Básico : software de apresentação eletrónica
title O contributo das TIC para a leitura no 1º Ciclo do Ensino Básico : software de apresentação eletrónica
spellingShingle O contributo das TIC para a leitura no 1º Ciclo do Ensino Básico : software de apresentação eletrónica
Fernandes, Regina Marisa Farinha
Tecnologias de Informação e Comunicação
Leitura
Leitura assistida por computador
1º Ciclo do Ensino Básico
title_short O contributo das TIC para a leitura no 1º Ciclo do Ensino Básico : software de apresentação eletrónica
title_full O contributo das TIC para a leitura no 1º Ciclo do Ensino Básico : software de apresentação eletrónica
title_fullStr O contributo das TIC para a leitura no 1º Ciclo do Ensino Básico : software de apresentação eletrónica
title_full_unstemmed O contributo das TIC para a leitura no 1º Ciclo do Ensino Básico : software de apresentação eletrónica
title_sort O contributo das TIC para a leitura no 1º Ciclo do Ensino Básico : software de apresentação eletrónica
author Fernandes, Regina Marisa Farinha
author_facet Fernandes, Regina Marisa Farinha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Regina Marisa Farinha
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação
Leitura
Leitura assistida por computador
1º Ciclo do Ensino Básico
topic Tecnologias de Informação e Comunicação
Leitura
Leitura assistida por computador
1º Ciclo do Ensino Básico
description Dissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-18T16:44:57Z
2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/1612
url http://hdl.handle.net/10400.11/1612
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv FERNANDES, Regina Marisa Farinha (2012) - O contributo das TIC para a leitura no 1º ciclo do ensino básico : software de apresentação eletrónica. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 129 f. Dissertação de Mestrado.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130788605722624