Contos tradicionais dos países lusófonos – Uma experiência de promoção de educação Intercultural no 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Ana Catarina
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pires, Natividade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/7737
Resumo: O presente artigo debruça-se sobre a forma como os contos tradicionais de animais de diferentes países lusófonos podem contribuir para a aquisição de aprendizagens interculturais em crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os principais objetivos deste estudo são: promover a sensibilidade à diversidade cultural em alunos do 1.º CEB através de contos tradicionais; descrever a influência dos contos de animais dos países lusófonos em aprendizagens interculturais destes alunos; analisar a importância dos contos de animais para a motivação na aprendizagem; desenvolver atitudes de respeito pelo Outro; desenvolver atitudes de respeito pelo meio ambiente. Os contos tradicionais alimentam a imaginação dos leitores e abrem espaços simbólicos para que estes se possam compreender a si mesmos e ao mundo que os rodeia. A opção metodológica desenvolvida foi a investigação-ação, onde o investigador dá especial importância à prática e à reflexão, identificando problemas e planeando estratégias para os ultrapassar.
id RCAP_ffb55b36e51f0611eb89bda97f499483
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7737
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contos tradicionais dos países lusófonos – Uma experiência de promoção de educação Intercultural no 1.º Ciclo do Ensino BásicoTraditional tales from lusophone countries – an experience of promoting intercultural education in the 1st Cycle of Basic EducationCuentos tradicionales de países de lengua portuguesa – una experiencia de promoción de la educación intercultural en la educación primáriaContos TradicionaisAnimaisEducação InterculturalPaíses LusófonosTraditional talesAnimalsIntercultural learningLusophone countriesCuentos tradicionalesAnimalesAprendizaje interculturalPaíses de lengua portuguesaO presente artigo debruça-se sobre a forma como os contos tradicionais de animais de diferentes países lusófonos podem contribuir para a aquisição de aprendizagens interculturais em crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os principais objetivos deste estudo são: promover a sensibilidade à diversidade cultural em alunos do 1.º CEB através de contos tradicionais; descrever a influência dos contos de animais dos países lusófonos em aprendizagens interculturais destes alunos; analisar a importância dos contos de animais para a motivação na aprendizagem; desenvolver atitudes de respeito pelo Outro; desenvolver atitudes de respeito pelo meio ambiente. Os contos tradicionais alimentam a imaginação dos leitores e abrem espaços simbólicos para que estes se possam compreender a si mesmos e ao mundo que os rodeia. A opção metodológica desenvolvida foi a investigação-ação, onde o investigador dá especial importância à prática e à reflexão, identificando problemas e planeando estratégias para os ultrapassar.This article focuses on the analysis of how traditional animal tales from different Lusophone countries can contribute to the acquisition of intercultural learning in children of the 1st Cycle of Basic Education. The main objectives of this study are: to promote sensitivity to cultural diversity in students of the 1st CEB through traditional tales; describe the influence of animal tales from Lusophone countries on intercultural learning of these students; to analyze the importance of animal tales for motivation in learning; develop attitudes of respect for the Other; develop attitudes of respect for the environment. Traditional tales feed readers' imaginations and open symbolic spaces so that they can understand themselves and the world around them. The methodological option developed was action-research, where the researcher gives special importance to the practice and to reflection, which aims is to identify problems and plan strategies to overcome them.Este artículo se centra en el análisis de cómo las historias tradicionales de animales de diferentes países de lengua portuguesa pueden contribuir a la adquisición del aprendizaje intercultural en los niños de Educación Primária. Los principales objetivos de este estudio son: promover la sensibilidad a la diversidad cultural en los estudiantes de Educación Primária a través de cuentos tradicionales; describir la influencia de los cuentos de animales de los países lusófonos en el aprendizaje intercultural de estos estudiantes; analizar la importancia de los cuentos de animales para la motivación en el aprendizaje; desarrollar actitudes de respeto por el Otro; desarrollar actitudes de respeto por el medio ambiente. Los cuentos tradicionales alimentan la imaginación de los lectores y abren espacios simbólicos para que puedan entenderse a sí mismos y al mundo que los rodea. La opción metodológica desarrollada fue la investigación - acción, donde el investigador da especial importancia a la práctica y reflexión, con el objetivo de identificar problemas y planificar estrategias para superarlos.UNISUL - Universidade do Sul de Santa CatarinaRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoDias, Ana CatarinaPires, Natividade2021-12-10T10:04:28Z2021-012021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/7737porPires, M. N. e Dias, A.C. (2021). Contos tradicionais dos países lusófonos – Uma experiência de promoção de educação Intercultural no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Poiésis, Tubarão/SC, v. 15, n. 27, jan./jun. Universidade do Sul de Santa Catarina. p. 73-92.2179-2534https://doi.org/10.19177/prppge.v15e27202173-92info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:48:39Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7737Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:38:13.614130Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contos tradicionais dos países lusófonos – Uma experiência de promoção de educação Intercultural no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Traditional tales from lusophone countries – an experience of promoting intercultural education in the 1st Cycle of Basic Education
Cuentos tradicionales de países de lengua portuguesa – una experiencia de promoción de la educación intercultural en la educación primária
title Contos tradicionais dos países lusófonos – Uma experiência de promoção de educação Intercultural no 1.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Contos tradicionais dos países lusófonos – Uma experiência de promoção de educação Intercultural no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Dias, Ana Catarina
Contos Tradicionais
Animais
Educação Intercultural
Países Lusófonos
Traditional tales
Animals
Intercultural learning
Lusophone countries
Cuentos tradicionales
Animales
Aprendizaje intercultural
Países de lengua portuguesa
title_short Contos tradicionais dos países lusófonos – Uma experiência de promoção de educação Intercultural no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full Contos tradicionais dos países lusófonos – Uma experiência de promoção de educação Intercultural no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Contos tradicionais dos países lusófonos – Uma experiência de promoção de educação Intercultural no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Contos tradicionais dos países lusófonos – Uma experiência de promoção de educação Intercultural no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Contos tradicionais dos países lusófonos – Uma experiência de promoção de educação Intercultural no 1.º Ciclo do Ensino Básico
author Dias, Ana Catarina
author_facet Dias, Ana Catarina
Pires, Natividade
author_role author
author2 Pires, Natividade
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Ana Catarina
Pires, Natividade
dc.subject.por.fl_str_mv Contos Tradicionais
Animais
Educação Intercultural
Países Lusófonos
Traditional tales
Animals
Intercultural learning
Lusophone countries
Cuentos tradicionales
Animales
Aprendizaje intercultural
Países de lengua portuguesa
topic Contos Tradicionais
Animais
Educação Intercultural
Países Lusófonos
Traditional tales
Animals
Intercultural learning
Lusophone countries
Cuentos tradicionales
Animales
Aprendizaje intercultural
Países de lengua portuguesa
description O presente artigo debruça-se sobre a forma como os contos tradicionais de animais de diferentes países lusófonos podem contribuir para a aquisição de aprendizagens interculturais em crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os principais objetivos deste estudo são: promover a sensibilidade à diversidade cultural em alunos do 1.º CEB através de contos tradicionais; descrever a influência dos contos de animais dos países lusófonos em aprendizagens interculturais destes alunos; analisar a importância dos contos de animais para a motivação na aprendizagem; desenvolver atitudes de respeito pelo Outro; desenvolver atitudes de respeito pelo meio ambiente. Os contos tradicionais alimentam a imaginação dos leitores e abrem espaços simbólicos para que estes se possam compreender a si mesmos e ao mundo que os rodeia. A opção metodológica desenvolvida foi a investigação-ação, onde o investigador dá especial importância à prática e à reflexão, identificando problemas e planeando estratégias para os ultrapassar.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-10T10:04:28Z
2021-01
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/7737
url http://hdl.handle.net/10400.11/7737
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pires, M. N. e Dias, A.C. (2021). Contos tradicionais dos países lusófonos – Uma experiência de promoção de educação Intercultural no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Poiésis, Tubarão/SC, v. 15, n. 27, jan./jun. Universidade do Sul de Santa Catarina. p. 73-92.
2179-2534
https://doi.org/10.19177/prppge.v15e27202173-92
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130846072930304