Literacias e numeracias na promoção do desenvolvimento do jovem adulto no ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/14441 |
Resumo: | Mantendo como premissa principal a promoção do sucesso académico no Ensino Superior através da implementação de módulos de formação fundamentados em competências cada vez mais valorizadas pela sociedade actual e associadas à informação e às novas formas de literacia, foram desenvolvidos vários módulos de formação destinados à comunidade académica da Universidade de Aveiro. Pretende-se que os resultados obtidos contribuam para sensibilizar a comunidade académica para a importância de dotar os indivíduos com competências básicas das novas formas de literacia, dotando os participantes de “saber-fazer” no que se refere às competências elementares de literacia. De modo a serem atingidos tais objectivos, este projecto implementou diferentes módulos promovendo de uma forma geral, o sucesso académico. Com a finalidade de avaliar os módulos implementados, procedeuse à elaboração de questionários. Numa primeira fase, pretendeu-se avaliar as competências e a progressão dos formandos recorrendo a um pré e pós-teste, ou seja, avaliando as competências a desenvolver e as que foram efectivamente desenvolvidas. Para a análise dos dados foi utilizado o programa estatístico SPSS, versão 16.0 para Windows, tendo sido efectuadas estatísticas descritivas. Num segundo momento e porque nos dias de hoje se realizam inúmeras formações, mas não se avaliam os seus impactos a nível do percurso académico e profissional dos formandos, foi nosso propósito realizar uma entrevista, seguindo uma metodologia de estudo de caso, na qual atendemos a aspectos como a utilidade e a autonomia na utilização das competências envolvidas nos módulos específicos. Os resultados aqui apresentados vêm demonstrar necessidades específicas dos estudantes de pós-graduação (necessidade de apoio sistematizado em estudos pós-graduados); a existência de lacunas no desenvolvimento de competências transversais nos curricula (reportado pela literatura); um diplomado é mais do que a simples soma de conhecimentos adquiridos através das diferentes áreas científicas; durante o percurso académico, o estudante deverá desenvolver/adquirir outras competências essenciais para o sucesso académico e para a sua vida profissional. |
id |
RCAP_ffba3adc48b801320e7923dfd9014cf7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/14441 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Literacias e numeracias na promoção do desenvolvimento do jovem adulto no ensino superiorDesenvolvimento psicológicoLiteracia da informaçãoDesenvolvimento das competênciasEnsino superior - Universidade de Aveiro (Portugal)Estratégias da aprendizagemSucesso escolarLiberdade de ensino e aprendizagemMantendo como premissa principal a promoção do sucesso académico no Ensino Superior através da implementação de módulos de formação fundamentados em competências cada vez mais valorizadas pela sociedade actual e associadas à informação e às novas formas de literacia, foram desenvolvidos vários módulos de formação destinados à comunidade académica da Universidade de Aveiro. Pretende-se que os resultados obtidos contribuam para sensibilizar a comunidade académica para a importância de dotar os indivíduos com competências básicas das novas formas de literacia, dotando os participantes de “saber-fazer” no que se refere às competências elementares de literacia. De modo a serem atingidos tais objectivos, este projecto implementou diferentes módulos promovendo de uma forma geral, o sucesso académico. Com a finalidade de avaliar os módulos implementados, procedeuse à elaboração de questionários. Numa primeira fase, pretendeu-se avaliar as competências e a progressão dos formandos recorrendo a um pré e pós-teste, ou seja, avaliando as competências a desenvolver e as que foram efectivamente desenvolvidas. Para a análise dos dados foi utilizado o programa estatístico SPSS, versão 16.0 para Windows, tendo sido efectuadas estatísticas descritivas. Num segundo momento e porque nos dias de hoje se realizam inúmeras formações, mas não se avaliam os seus impactos a nível do percurso académico e profissional dos formandos, foi nosso propósito realizar uma entrevista, seguindo uma metodologia de estudo de caso, na qual atendemos a aspectos como a utilidade e a autonomia na utilização das competências envolvidas nos módulos específicos. Os resultados aqui apresentados vêm demonstrar necessidades específicas dos estudantes de pós-graduação (necessidade de apoio sistematizado em estudos pós-graduados); a existência de lacunas no desenvolvimento de competências transversais nos curricula (reportado pela literatura); um diplomado é mais do que a simples soma de conhecimentos adquiridos através das diferentes áreas científicas; durante o percurso académico, o estudante deverá desenvolver/adquirir outras competências essenciais para o sucesso académico e para a sua vida profissional.Higher Education institutions face a huge challenge. Students are expected to be effective, autonomous and critical learners, but what are the institutional strategies to promote these skills? How can institutions balance between skills and knowledge acquisition? The ‘new’ generation of learners implies the acquisition of a set of competencies that will be used in different disciplinary areas and contexts, as well as in the labour market. There are a variety of skills that are essential for the university students. This study assumes that the participants have an active role in the selection of their training and learning needs. The result will be unique and specific to each individual, designed according to the specific training needs, the time available, allowing the flexibility of the all process. This thesis presents the implementation and evaluation of a set of modules, aiming to discuss possible strategies for promoting more successful and autonomous learners. Data will be presented to evaluate the impact that such courses might have on students’ development as learners. We consider that students who can learn on their own and organise their learning process will be more likely to use lifelong learning strategies throughout their life.Universidade de Aveiro2015-07-17T14:52:32Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/14441porRibeiro, Cláudia Sofia Martins Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:26:24Zoai:ria.ua.pt:10773/14441Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:50:02.502938Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Literacias e numeracias na promoção do desenvolvimento do jovem adulto no ensino superior |
title |
Literacias e numeracias na promoção do desenvolvimento do jovem adulto no ensino superior |
spellingShingle |
Literacias e numeracias na promoção do desenvolvimento do jovem adulto no ensino superior Ribeiro, Cláudia Sofia Martins Fernandes Desenvolvimento psicológico Literacia da informação Desenvolvimento das competências Ensino superior - Universidade de Aveiro (Portugal) Estratégias da aprendizagem Sucesso escolar Liberdade de ensino e aprendizagem |
title_short |
Literacias e numeracias na promoção do desenvolvimento do jovem adulto no ensino superior |
title_full |
Literacias e numeracias na promoção do desenvolvimento do jovem adulto no ensino superior |
title_fullStr |
Literacias e numeracias na promoção do desenvolvimento do jovem adulto no ensino superior |
title_full_unstemmed |
Literacias e numeracias na promoção do desenvolvimento do jovem adulto no ensino superior |
title_sort |
Literacias e numeracias na promoção do desenvolvimento do jovem adulto no ensino superior |
author |
Ribeiro, Cláudia Sofia Martins Fernandes |
author_facet |
Ribeiro, Cláudia Sofia Martins Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Cláudia Sofia Martins Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento psicológico Literacia da informação Desenvolvimento das competências Ensino superior - Universidade de Aveiro (Portugal) Estratégias da aprendizagem Sucesso escolar Liberdade de ensino e aprendizagem |
topic |
Desenvolvimento psicológico Literacia da informação Desenvolvimento das competências Ensino superior - Universidade de Aveiro (Portugal) Estratégias da aprendizagem Sucesso escolar Liberdade de ensino e aprendizagem |
description |
Mantendo como premissa principal a promoção do sucesso académico no Ensino Superior através da implementação de módulos de formação fundamentados em competências cada vez mais valorizadas pela sociedade actual e associadas à informação e às novas formas de literacia, foram desenvolvidos vários módulos de formação destinados à comunidade académica da Universidade de Aveiro. Pretende-se que os resultados obtidos contribuam para sensibilizar a comunidade académica para a importância de dotar os indivíduos com competências básicas das novas formas de literacia, dotando os participantes de “saber-fazer” no que se refere às competências elementares de literacia. De modo a serem atingidos tais objectivos, este projecto implementou diferentes módulos promovendo de uma forma geral, o sucesso académico. Com a finalidade de avaliar os módulos implementados, procedeuse à elaboração de questionários. Numa primeira fase, pretendeu-se avaliar as competências e a progressão dos formandos recorrendo a um pré e pós-teste, ou seja, avaliando as competências a desenvolver e as que foram efectivamente desenvolvidas. Para a análise dos dados foi utilizado o programa estatístico SPSS, versão 16.0 para Windows, tendo sido efectuadas estatísticas descritivas. Num segundo momento e porque nos dias de hoje se realizam inúmeras formações, mas não se avaliam os seus impactos a nível do percurso académico e profissional dos formandos, foi nosso propósito realizar uma entrevista, seguindo uma metodologia de estudo de caso, na qual atendemos a aspectos como a utilidade e a autonomia na utilização das competências envolvidas nos módulos específicos. Os resultados aqui apresentados vêm demonstrar necessidades específicas dos estudantes de pós-graduação (necessidade de apoio sistematizado em estudos pós-graduados); a existência de lacunas no desenvolvimento de competências transversais nos curricula (reportado pela literatura); um diplomado é mais do que a simples soma de conhecimentos adquiridos através das diferentes áreas científicas; durante o percurso académico, o estudante deverá desenvolver/adquirir outras competências essenciais para o sucesso académico e para a sua vida profissional. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-01T00:00:00Z 2009 2015-07-17T14:52:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/14441 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/14441 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137550881783808 |