Literacias e numeracias na promoção do desenvolvimento do jovem adulto no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Cláudia Sofia Martins Fernandes
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/14441
Resumo: Mantendo como premissa principal a promoção do sucesso académico no Ensino Superior através da implementação de módulos de formação fundamentados em competências cada vez mais valorizadas pela sociedade actual e associadas à informação e às novas formas de literacia, foram desenvolvidos vários módulos de formação destinados à comunidade académica da Universidade de Aveiro. Pretende-se que os resultados obtidos contribuam para sensibilizar a comunidade académica para a importância de dotar os indivíduos com competências básicas das novas formas de literacia, dotando os participantes de “saber-fazer” no que se refere às competências elementares de literacia. De modo a serem atingidos tais objectivos, este projecto implementou diferentes módulos promovendo de uma forma geral, o sucesso académico. Com a finalidade de avaliar os módulos implementados, procedeuse à elaboração de questionários. Numa primeira fase, pretendeu-se avaliar as competências e a progressão dos formandos recorrendo a um pré e pós-teste, ou seja, avaliando as competências a desenvolver e as que foram efectivamente desenvolvidas. Para a análise dos dados foi utilizado o programa estatístico SPSS, versão 16.0 para Windows, tendo sido efectuadas estatísticas descritivas. Num segundo momento e porque nos dias de hoje se realizam inúmeras formações, mas não se avaliam os seus impactos a nível do percurso académico e profissional dos formandos, foi nosso propósito realizar uma entrevista, seguindo uma metodologia de estudo de caso, na qual atendemos a aspectos como a utilidade e a autonomia na utilização das competências envolvidas nos módulos específicos. Os resultados aqui apresentados vêm demonstrar necessidades específicas dos estudantes de pós-graduação (necessidade de apoio sistematizado em estudos pós-graduados); a existência de lacunas no desenvolvimento de competências transversais nos curricula (reportado pela literatura); um diplomado é mais do que a simples soma de conhecimentos adquiridos através das diferentes áreas científicas; durante o percurso académico, o estudante deverá desenvolver/adquirir outras competências essenciais para o sucesso académico e para a sua vida profissional.
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