Contributos do envolvimento parental no desenvolvimento de um grupo de 4 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Joana
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1450
Resumo: O presente relatório incide sobre a análise ao estágio profissionalizante do Mestrado em Educação Pré-Escolar. As mudanças que se têm verificado na sociedade e nas estruturas familiares reflete-se, na vida escolar das crianças. Nesta medida, partindo da necessidade de tornar o jardim de infância num espaço aberto à participação de todos, os pais/família foram considerados elementos fundamentais de intervenção no processo educativo dos filhos. Neste âmbito, foram realizadas várias pesquisas teóricas com o objetivo de efetuar um enquadramento teórico que irá sustentar a prática pedagógica vivida. O trabalho baseou-se na observação sendo completado com os dados obtidos por observação e reflexão ao longo do ano letivo, permitindo adequar a prática educativa. Este trabalho de investigação permitiu conhecer os contributos do envolvimento parental no desenvolvimento de um grupo de 4 anos, e a sua importância no desenvolvimento das crianças. Utilizamos uma metodologia de natureza qualitativa recorrendo à entrevista semiestruturada. Os entrevistados foram quatro encarregados de educação selecionados, bem como a educadora de infância da sala dos 4 anos. O tratamento de dados e uma posterior análise e interpretação dos mesmos, assim como a análise do conteúdo das entrevistas, permitiu verificar que, tanto a educadora de infância como os pais/família das crianças valorizavam o envolvimento parental na vida do jardim de infância, realçando a importância da motivação de parte a parte, para assegurar um efetivo envolvimento em prol de um ambiente mais rico e potenciador de sucesso educativo.This report is based on an analysis of a professionalizing internship Master’s degree in preschool education. The changes noticed in the society and family structures have consequences on the children scholarship. In this way, on the notion that it is necessary to turn the kindergarten into an open space where everybody is involved, parents/family were considered fundamental elements of intervention in the educational process of the children. In this sense, numerous theoretical studies were led in the aim of providing a theoretical structure which will help the educational practice experienced. This work was based on the observation completed with data got by the observation and reflection during the school-year, allowing to adapt the educational practice. This investigation effort permitted to know the contribution of the parental involvement in the development of a 4-year-old group, and its importance on the children development. We used a methodology of quality resorting to semi structure interview. The interviewees were four selected people in charge of the education, and the childhood educator of the four-year-old classroom. The data processing and a previous analysis and interpretation of it, and the analysis of the interviews contents, permitted to verify that, the childhood educator values the parental involvement in the kindergarten life as much as the parents/family do, highlighting the importance of the motivation of both parts, to ensure an effective involvement in favor of a richer environment and a source educational success.
id RCAP_ffbb63151c1cddf18bde67808ed2e78d
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1450
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributos do envolvimento parental no desenvolvimento de um grupo de 4 anosEnvolvimento parentalO presente relatório incide sobre a análise ao estágio profissionalizante do Mestrado em Educação Pré-Escolar. As mudanças que se têm verificado na sociedade e nas estruturas familiares reflete-se, na vida escolar das crianças. Nesta medida, partindo da necessidade de tornar o jardim de infância num espaço aberto à participação de todos, os pais/família foram considerados elementos fundamentais de intervenção no processo educativo dos filhos. Neste âmbito, foram realizadas várias pesquisas teóricas com o objetivo de efetuar um enquadramento teórico que irá sustentar a prática pedagógica vivida. O trabalho baseou-se na observação sendo completado com os dados obtidos por observação e reflexão ao longo do ano letivo, permitindo adequar a prática educativa. Este trabalho de investigação permitiu conhecer os contributos do envolvimento parental no desenvolvimento de um grupo de 4 anos, e a sua importância no desenvolvimento das crianças. Utilizamos uma metodologia de natureza qualitativa recorrendo à entrevista semiestruturada. Os entrevistados foram quatro encarregados de educação selecionados, bem como a educadora de infância da sala dos 4 anos. O tratamento de dados e uma posterior análise e interpretação dos mesmos, assim como a análise do conteúdo das entrevistas, permitiu verificar que, tanto a educadora de infância como os pais/família das crianças valorizavam o envolvimento parental na vida do jardim de infância, realçando a importância da motivação de parte a parte, para assegurar um efetivo envolvimento em prol de um ambiente mais rico e potenciador de sucesso educativo.This report is based on an analysis of a professionalizing internship Master’s degree in preschool education. The changes noticed in the society and family structures have consequences on the children scholarship. In this way, on the notion that it is necessary to turn the kindergarten into an open space where everybody is involved, parents/family were considered fundamental elements of intervention in the educational process of the children. In this sense, numerous theoretical studies were led in the aim of providing a theoretical structure which will help the educational practice experienced. This work was based on the observation completed with data got by the observation and reflection during the school-year, allowing to adapt the educational practice. This investigation effort permitted to know the contribution of the parental involvement in the development of a 4-year-old group, and its importance on the children development. We used a methodology of quality resorting to semi structure interview. The interviewees were four selected people in charge of the education, and the childhood educator of the four-year-old classroom. The data processing and a previous analysis and interpretation of it, and the analysis of the interviews contents, permitted to verify that, the childhood educator values the parental involvement in the kindergarten life as much as the parents/family do, highlighting the importance of the motivation of both parts, to ensure an effective involvement in favor of a richer environment and a source educational success.2014-07-10T09:04:15Z2014-06-01T00:00:00Z2014-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1450TID:201481715porMendes, Joanainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:49Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1450Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:53.004461Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributos do envolvimento parental no desenvolvimento de um grupo de 4 anos
title Contributos do envolvimento parental no desenvolvimento de um grupo de 4 anos
spellingShingle Contributos do envolvimento parental no desenvolvimento de um grupo de 4 anos
Mendes, Joana
Envolvimento parental
title_short Contributos do envolvimento parental no desenvolvimento de um grupo de 4 anos
title_full Contributos do envolvimento parental no desenvolvimento de um grupo de 4 anos
title_fullStr Contributos do envolvimento parental no desenvolvimento de um grupo de 4 anos
title_full_unstemmed Contributos do envolvimento parental no desenvolvimento de um grupo de 4 anos
title_sort Contributos do envolvimento parental no desenvolvimento de um grupo de 4 anos
author Mendes, Joana
author_facet Mendes, Joana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Joana
dc.subject.por.fl_str_mv Envolvimento parental
topic Envolvimento parental
description O presente relatório incide sobre a análise ao estágio profissionalizante do Mestrado em Educação Pré-Escolar. As mudanças que se têm verificado na sociedade e nas estruturas familiares reflete-se, na vida escolar das crianças. Nesta medida, partindo da necessidade de tornar o jardim de infância num espaço aberto à participação de todos, os pais/família foram considerados elementos fundamentais de intervenção no processo educativo dos filhos. Neste âmbito, foram realizadas várias pesquisas teóricas com o objetivo de efetuar um enquadramento teórico que irá sustentar a prática pedagógica vivida. O trabalho baseou-se na observação sendo completado com os dados obtidos por observação e reflexão ao longo do ano letivo, permitindo adequar a prática educativa. Este trabalho de investigação permitiu conhecer os contributos do envolvimento parental no desenvolvimento de um grupo de 4 anos, e a sua importância no desenvolvimento das crianças. Utilizamos uma metodologia de natureza qualitativa recorrendo à entrevista semiestruturada. Os entrevistados foram quatro encarregados de educação selecionados, bem como a educadora de infância da sala dos 4 anos. O tratamento de dados e uma posterior análise e interpretação dos mesmos, assim como a análise do conteúdo das entrevistas, permitiu verificar que, tanto a educadora de infância como os pais/família das crianças valorizavam o envolvimento parental na vida do jardim de infância, realçando a importância da motivação de parte a parte, para assegurar um efetivo envolvimento em prol de um ambiente mais rico e potenciador de sucesso educativo.This report is based on an analysis of a professionalizing internship Master’s degree in preschool education. The changes noticed in the society and family structures have consequences on the children scholarship. In this way, on the notion that it is necessary to turn the kindergarten into an open space where everybody is involved, parents/family were considered fundamental elements of intervention in the educational process of the children. In this sense, numerous theoretical studies were led in the aim of providing a theoretical structure which will help the educational practice experienced. This work was based on the observation completed with data got by the observation and reflection during the school-year, allowing to adapt the educational practice. This investigation effort permitted to know the contribution of the parental involvement in the development of a 4-year-old group, and its importance on the children development. We used a methodology of quality resorting to semi structure interview. The interviewees were four selected people in charge of the education, and the childhood educator of the four-year-old classroom. The data processing and a previous analysis and interpretation of it, and the analysis of the interviews contents, permitted to verify that, the childhood educator values the parental involvement in the kindergarten life as much as the parents/family do, highlighting the importance of the motivation of both parts, to ensure an effective involvement in favor of a richer environment and a source educational success.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-10T09:04:15Z
2014-06-01T00:00:00Z
2014-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1450
TID:201481715
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1450
identifier_str_mv TID:201481715
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131623042580480