Envolvimento dos alunos na escola e adaptabilidade de carreira em alunos do 10º ano: um estudo correlacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/82686 |
Resumo: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
id |
RCAP_ffc10d1b568bcd2aa6350cc4deb639e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/82686 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Envolvimento dos alunos na escola e adaptabilidade de carreira em alunos do 10º ano: um estudo correlacionalStudent’s school engagement and career adaptability in 10th grade students: a correlational studyAdaptabilidade de carreiraEnvolvimento dos alunos na escolaAdolescênciaCareer adaptabilityStudents’ engagement in schoolAdolescenceCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado integrado em PsicologiaO desenvolvimento de carreira é um processo contínuo da vida de um indivíduo, com especial relevo na adolescência. Este é um período onde as competências e os interesses adquiridos na infância, são incorporados na definição de objetivos vocacionais e em que o desempenho do papel de estudante é saliente no desenvolvimento da carreira. Este estudo tem como objetivo compreender a relação entre o envolvimento afetivo e agenciativo dos alunos na escola e a adaptabilidade de carreira. Participaram 152 estudantes do 10º ano, de ambos os sexos (59.9% raparigas), da zona noroeste de Portugal, com idades entre os 15 e os 20 anos (M = 15.43; D.P. = .818). Os participantes responderam à Escala sobre Adaptabilidade e à Escala de Envolvimento dos Alunos na Escola. Os resultados de análises de regressão simples mostraram uma associação entre o envolvimento afetivo e agenciativo dos alunos na escola e dimensões da adaptabilidade de carreira. Contudo, além das dimensões do envolvimento estudadas é necessário considerar o papel de outros fatores preditores da adaptabilidade, como a conscienciosidade, a definição de objetivos e a flexibilidade cognitiva.Career development is a continuous process in an individual’s life, with particular relevance during adolescence. This is a period during which the competences and interests acquired during infancy get incorporated into career goal setting, and where embracing the role of a student is particularly salient in career development. This study aims to understand the relationship between students’ agency and emotional school engagement and their career adaptability. 152 tenth-grade students from north-west Portugal took part (59.9% female), aged between 15 and 20 years old (M = 15.43; S.D. = .818). Data was obtained through the Career Adaptability Scale and the Student Engagement in School Scale. Simple regression analyses results showed a significant relation between students’ agency and emotional engagement in school and dimensions of career adaptability. However, beyond the dimensions of engagement analysed here, it is necessary to consider the role of other predictors of adaptability, such as conscientiousness, goal definition, and cognitive flexibility.Taveira, Maria do CéuUniversidade do MinhoOliveira, Ana Cristina Miranda2022-12-122022-12-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/82686por203146727info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T07:39:02Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/82686Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T07:39:02Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Envolvimento dos alunos na escola e adaptabilidade de carreira em alunos do 10º ano: um estudo correlacional Student’s school engagement and career adaptability in 10th grade students: a correlational study |
title |
Envolvimento dos alunos na escola e adaptabilidade de carreira em alunos do 10º ano: um estudo correlacional |
spellingShingle |
Envolvimento dos alunos na escola e adaptabilidade de carreira em alunos do 10º ano: um estudo correlacional Oliveira, Ana Cristina Miranda Adaptabilidade de carreira Envolvimento dos alunos na escola Adolescência Career adaptability Students’ engagement in school Adolescence Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
Envolvimento dos alunos na escola e adaptabilidade de carreira em alunos do 10º ano: um estudo correlacional |
title_full |
Envolvimento dos alunos na escola e adaptabilidade de carreira em alunos do 10º ano: um estudo correlacional |
title_fullStr |
Envolvimento dos alunos na escola e adaptabilidade de carreira em alunos do 10º ano: um estudo correlacional |
title_full_unstemmed |
Envolvimento dos alunos na escola e adaptabilidade de carreira em alunos do 10º ano: um estudo correlacional |
title_sort |
Envolvimento dos alunos na escola e adaptabilidade de carreira em alunos do 10º ano: um estudo correlacional |
author |
Oliveira, Ana Cristina Miranda |
author_facet |
Oliveira, Ana Cristina Miranda |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Taveira, Maria do Céu Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Ana Cristina Miranda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adaptabilidade de carreira Envolvimento dos alunos na escola Adolescência Career adaptability Students’ engagement in school Adolescence Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Adaptabilidade de carreira Envolvimento dos alunos na escola Adolescência Career adaptability Students’ engagement in school Adolescence Ciências Sociais::Psicologia |
description |
Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-12 2022-12-12T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/82686 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/82686 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
203146727 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817545391138144256 |