Envolvimento dos alunos na escola e adaptabilidade de carreira em alunos do 10º ano: um estudo correlacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ana Cristina Miranda
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/82686
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
id RCAP_ffc10d1b568bcd2aa6350cc4deb639e9
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/82686
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Envolvimento dos alunos na escola e adaptabilidade de carreira em alunos do 10º ano: um estudo correlacionalStudent’s school engagement and career adaptability in 10th grade students: a correlational studyAdaptabilidade de carreiraEnvolvimento dos alunos na escolaAdolescênciaCareer adaptabilityStudents’ engagement in schoolAdolescenceCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado integrado em PsicologiaO desenvolvimento de carreira é um processo contínuo da vida de um indivíduo, com especial relevo na adolescência. Este é um período onde as competências e os interesses adquiridos na infância, são incorporados na definição de objetivos vocacionais e em que o desempenho do papel de estudante é saliente no desenvolvimento da carreira. Este estudo tem como objetivo compreender a relação entre o envolvimento afetivo e agenciativo dos alunos na escola e a adaptabilidade de carreira. Participaram 152 estudantes do 10º ano, de ambos os sexos (59.9% raparigas), da zona noroeste de Portugal, com idades entre os 15 e os 20 anos (M = 15.43; D.P. = .818). Os participantes responderam à Escala sobre Adaptabilidade e à Escala de Envolvimento dos Alunos na Escola. Os resultados de análises de regressão simples mostraram uma associação entre o envolvimento afetivo e agenciativo dos alunos na escola e dimensões da adaptabilidade de carreira. Contudo, além das dimensões do envolvimento estudadas é necessário considerar o papel de outros fatores preditores da adaptabilidade, como a conscienciosidade, a definição de objetivos e a flexibilidade cognitiva.Career development is a continuous process in an individual’s life, with particular relevance during adolescence. This is a period during which the competences and interests acquired during infancy get incorporated into career goal setting, and where embracing the role of a student is particularly salient in career development. This study aims to understand the relationship between students’ agency and emotional school engagement and their career adaptability. 152 tenth-grade students from north-west Portugal took part (59.9% female), aged between 15 and 20 years old (M = 15.43; S.D. = .818). Data was obtained through the Career Adaptability Scale and the Student Engagement in School Scale. Simple regression analyses results showed a significant relation between students’ agency and emotional engagement in school and dimensions of career adaptability. However, beyond the dimensions of engagement analysed here, it is necessary to consider the role of other predictors of adaptability, such as conscientiousness, goal definition, and cognitive flexibility.Taveira, Maria do CéuUniversidade do MinhoOliveira, Ana Cristina Miranda2022-12-122022-12-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/82686por203146727info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:54:06Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/82686Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:53:38.219623Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Envolvimento dos alunos na escola e adaptabilidade de carreira em alunos do 10º ano: um estudo correlacional
Student’s school engagement and career adaptability in 10th grade students: a correlational study
title Envolvimento dos alunos na escola e adaptabilidade de carreira em alunos do 10º ano: um estudo correlacional
spellingShingle Envolvimento dos alunos na escola e adaptabilidade de carreira em alunos do 10º ano: um estudo correlacional
Oliveira, Ana Cristina Miranda
Adaptabilidade de carreira
Envolvimento dos alunos na escola
Adolescência
Career adaptability
Students’ engagement in school
Adolescence
Ciências Sociais::Psicologia
title_short Envolvimento dos alunos na escola e adaptabilidade de carreira em alunos do 10º ano: um estudo correlacional
title_full Envolvimento dos alunos na escola e adaptabilidade de carreira em alunos do 10º ano: um estudo correlacional
title_fullStr Envolvimento dos alunos na escola e adaptabilidade de carreira em alunos do 10º ano: um estudo correlacional
title_full_unstemmed Envolvimento dos alunos na escola e adaptabilidade de carreira em alunos do 10º ano: um estudo correlacional
title_sort Envolvimento dos alunos na escola e adaptabilidade de carreira em alunos do 10º ano: um estudo correlacional
author Oliveira, Ana Cristina Miranda
author_facet Oliveira, Ana Cristina Miranda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Taveira, Maria do Céu
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ana Cristina Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv Adaptabilidade de carreira
Envolvimento dos alunos na escola
Adolescência
Career adaptability
Students’ engagement in school
Adolescence
Ciências Sociais::Psicologia
topic Adaptabilidade de carreira
Envolvimento dos alunos na escola
Adolescência
Career adaptability
Students’ engagement in school
Adolescence
Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-12
2022-12-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/82686
url https://hdl.handle.net/1822/82686
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203146727
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133132786499584