Análise e melhoria do processo de colagem de asas em peças de grés obtidas por monocozedura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braz, António Dias Costa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/39252
Resumo: Este trabalho teve como objetivo principal analisar os fatores que mais contribuem para o aparecimento de fissuras e para a fragilidade na zona de ligação da asa ao corpo de canecas produzidas pela empresa Grestel S.A. e propor medidas que permitam diminuir a sua incidência. Para tal, foi efetuada uma caracterização da pasta plástica utilizada na conformação por contramoldagem do corpo, a suspensão utilizada no fabrico por enchimento das asas e a cola utilizada na fixação de ambas as peças. Foi também realizada uma análise dos defeitos na zona de colagem da asa ao corpo que envolveu a inspeção visual, simulação utilizando o método dos elementos finitos e observações por microscopia ótica. Os resultados obtidos permitiram verificar que os materiais apresentavam características semelhantes ao nível da composição mineralógica e química, distribuição de tamanhos e morfologia das partículas, retração na secagem e comportamento dilatométrico durante a cozedura. No entanto, foram observadas diferenças no comportamento reológico da suspensão e da cola, tendo a segunda apresentado maiores valores de viscosidade e de tixotropia do que a primeira. A análise dos defeitos na zona de colagem da asa permitiu identificar um conjunto de defeitos que contribuem para a fragilização da união entre a asa e o corpo das canecas, nomeadamente defeitos ao longo do eixo da asa (tipo I), ao longo da zona de colagem e que não atingem a superfície da peça (tipo II) e ao longo da zona de colagem e que se propagam até à superfície do substrato cerâmico (tipo III). A partir dos resultados obtidos concluiu-se que estes defeitos têm origem fundamentalmente nos processos de conformação das asas, de riscagem do corpo e de corte das extremidades das asas, respetivamente. Para cada tipo de defeitos foram propostas medidas para a redução da sua incidência.
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