Planeamento nos Negócios Internacionais: Uma Aplicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lazarino, Catarina Jorge
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/86495
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Economia apresentado à Faculdade de Economia
id RCAP_ffe79f10d6aaf1f5945cbc1b437795df
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/86495
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Planeamento nos Negócios Internacionais: Uma AplicaçãoInternational Business Planning: An ApplicationMarketingBusiness-to-BusinessNegócios InternacionaisBusiness DevelopmentMarketingBusiness-to-BusinessInternational BusinessBusiness DevelopmentRelatório de Estágio do Mestrado em Economia apresentado à Faculdade de EconomiaDevido aos efeitos da globalização, as empresas industriais foram obrigadas a expandir os seus negócios além-fronteiras, constituindo novos desafios relativamente à concorrência, parceiros e novos clientes com diferentes necessidades. Nestes mercados Business-to-Business foi necessário que as empresas mostrassem a sua vantagem competitiva às empresas que representariam o seu cliente final. Contudo, isto só é possível se, aliado ao bom planeamento de negócios internacionais, fatores como a inovação, uma estratégia de mercado bem definida e uma organização empresarial focada nos objetivos, estiverem em consonância. O presente relatório debruça-se sobre o estágio curricular realizado no departamento no Business Development da Efacec - a maior empresa portuguesa das áreas da Energia, Engenharia, Ambiente, Transportes e Mobilidade Elétrica. Desta forma, este relatório tem como objetivo a análise do planeamento nos negócios internacionais, a partir do estágio realizado no departamento de Business Development e dando como exemplo específico o caso do Electrify America. São ainda descritas todas as atividades diárias desenvolvidas ao longo dos quatro meses de estágio curricular na Efacec. Este trabalho apresenta ainda, baseado em grades autores dos ramos do marketing internacional e dos negócios internacionais, noções da estratégia a implementar pelas empresas para a concretização de um negócio internacional e do planeamento requerido para que sejam bem-sucedidas. Para tal, conceitos como marketing, os mercados Business-to-Business, a orientação para o mercado requerida e o planeamento no marketing internacional são discutidos numa breve revisão de literatura. Finalmente, depois de discutido o trabalho realizado, é feita uma avaliação do estágio e apresentada uma conclusão.Because of globalization, industrial companies were forced to expand their business across borders, creating challenges for competitors, partners and new customers with different needs. In these Business-to-Business markets it is necessary for companies to show their competitive advantage to the companies that represent their final customer. However, this is only possible if, along with good international business planning, factors such as innovation, a well-defined market strategy and a business organization focused on the objectives, are coherent.This report focuses on the curriculum internship in the Business Development department of Efacec - the largest Portuguese company in the areas of Energy, Engineering, Environment, Transportation and Electric Mobility. In this way, this report aims to analyze the international business planning of Efacec, based on the time spent on the Business Development department, giving a specific example, the Electrify America case. Also, all the daily activities developed during the four months of curricular internship at Efacec are described.This work also presents, based on international marketing and international business authors, a notion of strategy issues that companies operating in international markets must consider to be successful. For such purpose, concepts such as marketing, business-to-business markets, market orientation, and planning in international marketing are discussed in a brief literature review.Finally, after discussing the work done, and the report presents an assessment of the internship and presents a conclusion.2019-02-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/86495http://hdl.handle.net/10316/86495TID:202221504porLazarino, Catarina Jorgeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2019-11-07T10:58:19Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/86495Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:07:37.976683Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Planeamento nos Negócios Internacionais: Uma Aplicação
International Business Planning: An Application
title Planeamento nos Negócios Internacionais: Uma Aplicação
spellingShingle Planeamento nos Negócios Internacionais: Uma Aplicação
Lazarino, Catarina Jorge
Marketing
Business-to-Business
Negócios Internacionais
Business Development
Marketing
Business-to-Business
International Business
Business Development
title_short Planeamento nos Negócios Internacionais: Uma Aplicação
title_full Planeamento nos Negócios Internacionais: Uma Aplicação
title_fullStr Planeamento nos Negócios Internacionais: Uma Aplicação
title_full_unstemmed Planeamento nos Negócios Internacionais: Uma Aplicação
title_sort Planeamento nos Negócios Internacionais: Uma Aplicação
author Lazarino, Catarina Jorge
author_facet Lazarino, Catarina Jorge
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lazarino, Catarina Jorge
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Business-to-Business
Negócios Internacionais
Business Development
Marketing
Business-to-Business
International Business
Business Development
topic Marketing
Business-to-Business
Negócios Internacionais
Business Development
Marketing
Business-to-Business
International Business
Business Development
description Relatório de Estágio do Mestrado em Economia apresentado à Faculdade de Economia
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/86495
http://hdl.handle.net/10316/86495
TID:202221504
url http://hdl.handle.net/10316/86495
identifier_str_mv TID:202221504
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817553356882706432