Planeamento nos Negócios Internacionais: Uma Aplicação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/86495 |
Resumo: | Relatório de Estágio do Mestrado em Economia apresentado à Faculdade de Economia |
id |
RCAP_ffe79f10d6aaf1f5945cbc1b437795df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/86495 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Planeamento nos Negócios Internacionais: Uma AplicaçãoInternational Business Planning: An ApplicationMarketingBusiness-to-BusinessNegócios InternacionaisBusiness DevelopmentMarketingBusiness-to-BusinessInternational BusinessBusiness DevelopmentRelatório de Estágio do Mestrado em Economia apresentado à Faculdade de EconomiaDevido aos efeitos da globalização, as empresas industriais foram obrigadas a expandir os seus negócios além-fronteiras, constituindo novos desafios relativamente à concorrência, parceiros e novos clientes com diferentes necessidades. Nestes mercados Business-to-Business foi necessário que as empresas mostrassem a sua vantagem competitiva às empresas que representariam o seu cliente final. Contudo, isto só é possível se, aliado ao bom planeamento de negócios internacionais, fatores como a inovação, uma estratégia de mercado bem definida e uma organização empresarial focada nos objetivos, estiverem em consonância. O presente relatório debruça-se sobre o estágio curricular realizado no departamento no Business Development da Efacec - a maior empresa portuguesa das áreas da Energia, Engenharia, Ambiente, Transportes e Mobilidade Elétrica. Desta forma, este relatório tem como objetivo a análise do planeamento nos negócios internacionais, a partir do estágio realizado no departamento de Business Development e dando como exemplo específico o caso do Electrify America. São ainda descritas todas as atividades diárias desenvolvidas ao longo dos quatro meses de estágio curricular na Efacec. Este trabalho apresenta ainda, baseado em grades autores dos ramos do marketing internacional e dos negócios internacionais, noções da estratégia a implementar pelas empresas para a concretização de um negócio internacional e do planeamento requerido para que sejam bem-sucedidas. Para tal, conceitos como marketing, os mercados Business-to-Business, a orientação para o mercado requerida e o planeamento no marketing internacional são discutidos numa breve revisão de literatura. Finalmente, depois de discutido o trabalho realizado, é feita uma avaliação do estágio e apresentada uma conclusão.Because of globalization, industrial companies were forced to expand their business across borders, creating challenges for competitors, partners and new customers with different needs. In these Business-to-Business markets it is necessary for companies to show their competitive advantage to the companies that represent their final customer. However, this is only possible if, along with good international business planning, factors such as innovation, a well-defined market strategy and a business organization focused on the objectives, are coherent.This report focuses on the curriculum internship in the Business Development department of Efacec - the largest Portuguese company in the areas of Energy, Engineering, Environment, Transportation and Electric Mobility. In this way, this report aims to analyze the international business planning of Efacec, based on the time spent on the Business Development department, giving a specific example, the Electrify America case. Also, all the daily activities developed during the four months of curricular internship at Efacec are described.This work also presents, based on international marketing and international business authors, a notion of strategy issues that companies operating in international markets must consider to be successful. For such purpose, concepts such as marketing, business-to-business markets, market orientation, and planning in international marketing are discussed in a brief literature review.Finally, after discussing the work done, and the report presents an assessment of the internship and presents a conclusion.2019-02-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/86495http://hdl.handle.net/10316/86495TID:202221504porLazarino, Catarina Jorgeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2019-11-07T10:58:19Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/86495Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:07:37.976683Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Planeamento nos Negócios Internacionais: Uma Aplicação International Business Planning: An Application |
title |
Planeamento nos Negócios Internacionais: Uma Aplicação |
spellingShingle |
Planeamento nos Negócios Internacionais: Uma Aplicação Lazarino, Catarina Jorge Marketing Business-to-Business Negócios Internacionais Business Development Marketing Business-to-Business International Business Business Development |
title_short |
Planeamento nos Negócios Internacionais: Uma Aplicação |
title_full |
Planeamento nos Negócios Internacionais: Uma Aplicação |
title_fullStr |
Planeamento nos Negócios Internacionais: Uma Aplicação |
title_full_unstemmed |
Planeamento nos Negócios Internacionais: Uma Aplicação |
title_sort |
Planeamento nos Negócios Internacionais: Uma Aplicação |
author |
Lazarino, Catarina Jorge |
author_facet |
Lazarino, Catarina Jorge |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lazarino, Catarina Jorge |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Business-to-Business Negócios Internacionais Business Development Marketing Business-to-Business International Business Business Development |
topic |
Marketing Business-to-Business Negócios Internacionais Business Development Marketing Business-to-Business International Business Business Development |
description |
Relatório de Estágio do Mestrado em Economia apresentado à Faculdade de Economia |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-02-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/86495 http://hdl.handle.net/10316/86495 TID:202221504 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/86495 |
identifier_str_mv |
TID:202221504 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817553356882706432 |