Consciência Fonológica em idade pré-escolar e no 1.º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Catarina Alexandra Santos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/6832
Resumo: O presente Relatório Final de Estágio é intitulado de “Consciência fonológica em idade pré-escolar e no 1.º ano de escolaridade”, tem como objetivo identificarmos os níveis de desenvolvimento das competências de consciência fonológica de um grupo de crianças de quatro, cinco e seis anos de idade, bem como as principais dificuldades de acordo com o nível de consciência fonológica. Para este efeito, foi realizada uma Prova de Análise da Consciência Fonológica que comtempla tarefas de consciência silábica, de consciência intrassilábica e de consciência fonémica. Esta prova foi aplicada a duas crianças de quatro anos, três crianças de cinco anos e a duas crianças de seis anos do distrito de Viseu. Foi, ainda, realizada uma entrevista com o objetivo de compreendermos quais as conceções que as educadoras de infância detêm sobre a consciência fonológica e que abordagem privilegiam para o desenvolvimento da consciência fonológica. Este relatório encontra-se dividido em duas partes: numa primeira parte é apresentada uma reflexão crítica sobre as práticas em contexto, através da contextualização e análise crítica das competências desenvolvidas no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e na Educação Pré-Escolar (EPE); a segunda parte remete para o trabalho de investigação, onde se inclui a revisão da literatura, a metodologia utilizada e, por fim, a apresentação e discussão dos resultados. Dando ênfase à segunda parte, a revisão da literatura serviu de base para discutir e interpretar os resultados obtidos. A idade das crianças foi considerada como variável com implicações para o desenvolvimento fonológico, bem como a iniciação da aprendizagem da leitura e da escrita. Com os resultados obtidos podemos afirmar que a consciência fonológica evolui em conformidade com a idade das crianças, realçando-se a consciência silábica como o nível onde as crianças apresentam uma maior facilidade e a consciência fonémica como o nível onde as crianças revelam grandes dificuldades. Este estudo permitiu a reflexão sobre a importância do desenvolvimento da consciência fonológica desde a EPE, salientando o papel do/a educador/a como promotor de metodologias que permitam o desenvolvimento da consciência fonológica de forma criteriosa. Desta forma, o bom desenvolvimento destas competências irá promover o sucesso na aquisição da leitura e da escrita.
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Esta prova foi aplicada a duas crianças de quatro anos, três crianças de cinco anos e a duas crianças de seis anos do distrito de Viseu. Foi, ainda, realizada uma entrevista com o objetivo de compreendermos quais as conceções que as educadoras de infância detêm sobre a consciência fonológica e que abordagem privilegiam para o desenvolvimento da consciência fonológica. Este relatório encontra-se dividido em duas partes: numa primeira parte é apresentada uma reflexão crítica sobre as práticas em contexto, através da contextualização e análise crítica das competências desenvolvidas no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e na Educação Pré-Escolar (EPE); a segunda parte remete para o trabalho de investigação, onde se inclui a revisão da literatura, a metodologia utilizada e, por fim, a apresentação e discussão dos resultados. Dando ênfase à segunda parte, a revisão da literatura serviu de base para discutir e interpretar os resultados obtidos. A idade das crianças foi considerada como variável com implicações para o desenvolvimento fonológico, bem como a iniciação da aprendizagem da leitura e da escrita. Com os resultados obtidos podemos afirmar que a consciência fonológica evolui em conformidade com a idade das crianças, realçando-se a consciência silábica como o nível onde as crianças apresentam uma maior facilidade e a consciência fonémica como o nível onde as crianças revelam grandes dificuldades. Este estudo permitiu a reflexão sobre a importância do desenvolvimento da consciência fonológica desde a EPE, salientando o papel do/a educador/a como promotor de metodologias que permitam o desenvolvimento da consciência fonológica de forma criteriosa. Desta forma, o bom desenvolvimento destas competências irá promover o sucesso na aquisição da leitura e da escrita.The present study is entitled “Phonological awareness in pre-school age and in the first year of schooling”, aiming to identify the levels of phonological competence developments in a group of children of four, five and six years of age, as well as the main difficulties according to the level of phonological awareness. For this purpose, a phonological awareness analysis test was carried out that covered tasks of syllabic awareness, intrasyllabic awareness and phonemic awareness. This test was applied to two four year old children, three five year old children and two six year old children from the district of Viseu. An interview was also conducted in order to understand which conceptions that kindergarten teachers hold about phonological awareness and which approach kindergarten teachers favor for the development of phonological awareness. This report is divided into two parts: the first part presents a critical reflection on the practices in context, through the contextualization and critical analysis of the skills developed in the 1st Cycle of Basic Education and in Pre-School Education; the second part refers to the research work, which includes the literature review, the methodology used and finally the presentation and discussion of the data. Emphasizing the second part, the literature review served as a basis for discussing and interpreting collected data. The children's age was considered as a variable with implications for phonological development, as well as the initiation of learning to read and write. With the results obtained, we can affirm that phonological awareness evolves in accordance with the children's age, highlighting syllabic awareness as the level where children have greater ease and phonemic awareness as the level where children reveal great difficulties. This study allowed the reflection on the importance of the development of phonological awareness since Pre-School Education, emphasizing the role of the educator as a promoter of methodologies that allow the development of phonological awareness in a judicious way. In this way, the good development of these skills will promote the success of the acquisition of reading and writing.Matos, Isabel AiresSilva, Ana IsabelRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuAlmeida, Catarina Alexandra Santos2021-09-16T07:43:07Z2021-07-232021-07-032021-07-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/6832TID:202765210porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:29:01Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6832Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:44:40.408248Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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