Caracterização do nível de consciência fonológica em idade escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/4478 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança |
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Caracterização do nível de consciência fonológica em idade escolarConsciência FonológicaIdade EscolarConsciência LexicalConsciência SilábicaConsciência IntrassilábicaConsciência de AcentoPhonological AwarenessSchoolchildren´s PeriodLexical AwarenessSyllabic AwarenessIntra Syllabic AwarenessAccent AwarenessDissertação de Mestrado em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na CriançaEste estudo tem como principal objetivo descrever o desempenho de crianças em idade escolar (1º, 2º e 3º ano de escolaridade) em tarefas de consciência fonológica, assim como contribuir para a validação de um instrumento de avaliação de consciência fonológica em idade pré-escolar e escolar. Foram analisados os desempenhos em tarefas de consciência fonológica relativos a 30 crianças do 1º ano de escolaridade, 30 crianças do 2º ano e 31 crianças do 3º ano, com desenvolvimento típico da linguagem, falantes monolingues do português europeu, com boa capacidade de discriminação auditiva, sem défices cognitivos nem dificuldades na aquisição da leitura e escrita e que não frequentem, ou que já tenham frequentado terapia da fala. O estudo é descritivo, experimental e multifactorial, e teve por base um instrumento de avaliação constituído por dezassete provas, que testam cinco níveis de consciência fonológica (consciência lexical, silábica, intrassilábica, fonémica e de acento). Os dados foram analisados segundo a comparação do desempenho dos diferentes anos escolares nas diferentes provas. Verificou-se que, em idade escolar, as crianças apresentam níveis de domínio médios, bons e muito bons em todas as provas avaliadas, sendo os melhores resultados obtidos ao nível da consciência silábica e intrassilábica. Verifica-se que existe nalgumas tarefas um melhor desempenho, no 2º e 3º ano, comparativamente com o 1º ano de escolaridade, o que pode ser explicado pelo efeito de escolarização. Conclui-se ainda que os itens do instrumento de avaliação possuem uma boa medida de consistência interna pelo que se pode considerar que o instrumento é válido para a avaliação da consciência fonológica em idade escolar.Abstract: This study aims at describing the performance of school-children (1st, 2nd and 3rd grade) in phonological awareness tasks, as well as contributing to the validation of an instrument for phonological awareness assessment for preschoolers and schoolers. We studied the performance of thirty children from 1st grade, thirty children from 2nd grade and thirty-one children in the 3rd grade, all of them with typical language development, monolingual speakers of European Portuguese, with good hearing discrimination, no cognitive deficits or difficulties in acquiring reading/writing skills, with no attendance of speech therapy sessions. The study is descriptive, experimental and multifactorial, and was based on an assessment instrument composed by seventeen tests, targeting five levels of phonological awareness (lexical, syllabic, intras-syllabic, phonemic and stress). Data were analyzed by comparing the performance of the different school grades, in the different tests. The results point out that schoolers have average, good and very good levels of performance in all the tasks being better in syllabic and intras-syllabic awareness. It was observed that in some tasks, 2nd and 3rd grade, children were better that 1st grade children, which can be explained by the effect of formal teaching. We conclude that the items of the assessment instrument have a good degree of consistency, so it can be considered that the instrument is valid for the assessment phonological awareness of schoolers.Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de SaúdeCastro, AnaRepositório ComumLeitão, Gina Alexandra Vinagre2013-07-10T09:07:31Z2013-032013-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/4478porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:49:41Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/4478Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:05:54.817690Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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