O mais importante é tratar os meninos como pessoas:

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Teresa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/23878
Resumo: O presente relatório foi realizado com vista a obter uma melhor percepção do que sentem as crianças na fase de passagem da Educação Pré-Escolar para o 1º. ano do Ensino Básico. É fundamental ouvir a opinião das crianças de forma a melhorar o processo de ensino/aprendizagem e proporcinar uma transição sem prejuízo para o sucesso educativo das mesmas. É essencial que educadores e professores, articulem saberes, planifiquem e saibam ‘trabalhar’ em conjunto. A forma como os docentes pensam sobre a articulação entre ciclos e agem de forma a facilitar esse processo é, também, um factor preponderante para o bom desenvolvimento das crianças e suas aprendizagens.Para melhor compreender esta temática recorri a entrevistas a crianças que transitaram para o 1.º ano e a docentes que leccionam o 1.º ano do Ensino Básico. A análise destas revelou que ainda existe um grande caminho a percorrer no sentido de uma articulação, sem prejuízo para as crianças, sendo que as professores me parecem bem atentas a esta transição, tentado minorar os seus efeitos ‘negativos’.
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