O papel do professor na sinalização e acompanhamento de crianças com dislexia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/22845 |
Resumo: | O presente Relatório Final tem como tema a dislexia e qual o papel do professor na sinalização e acompanhamento de crianças com dislexia. As competências da leitura e da escrita são consideradas pontos essenciais na sociedade atual. Sendo a leitura e a escrita um processo complexo, pois envolve descodificação e interpretação de símbolos, este é para a maioria das crianças um processo relativamente fácil, mas outras mostram grandes dificuldades em transformar os códigos escritos em código linguístico. Diagnosticada geralmente nos primeiros anos do ensino básico a dislexia é uma dificuldade de aprendizagem da leitura da escrita. É fundamental que o professor conheça as características e comportamentos que as crianças disléxicas apresentam, de modo a haver uma melhor intervenção em sala de aula. É importante também salientar que o professor não diagnostica a dislexia, no entanto é dos primeiros a poder perceber que as dificuldades apresentadas são maiores do que o esperado. A questão colocada de que forma professor identifica eventuais sinais de dislexia nos seus alunos e de que forma deve trabalhar no sentido de os ajudar a ultrapassar as suas dificuldades? De modo a responder a esta questão realizou-se um estudo empírico com aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas a uma população de professores do 1º ciclo, com um total de 37 respondentes. Os resultados obtidos apontam para que, o grupo de professores inquiridos apesar de algumas lacunas e distorções nas conceções dos professores sobre a dislexia, existem vários pontos de convergência com os discursos científicos e, sobretudo, uma sensibilidade em relação à temática, que não é consistente com as práticas educativas adotadas. |
id |
RCAP_fff5928ccdeb64191a2f5c1d034efe15 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/22845 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O papel do professor na sinalização e acompanhamento de crianças com dislexiaDislexiaSinais de dislexiaPapel do professorDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório Final tem como tema a dislexia e qual o papel do professor na sinalização e acompanhamento de crianças com dislexia. As competências da leitura e da escrita são consideradas pontos essenciais na sociedade atual. Sendo a leitura e a escrita um processo complexo, pois envolve descodificação e interpretação de símbolos, este é para a maioria das crianças um processo relativamente fácil, mas outras mostram grandes dificuldades em transformar os códigos escritos em código linguístico. Diagnosticada geralmente nos primeiros anos do ensino básico a dislexia é uma dificuldade de aprendizagem da leitura da escrita. É fundamental que o professor conheça as características e comportamentos que as crianças disléxicas apresentam, de modo a haver uma melhor intervenção em sala de aula. É importante também salientar que o professor não diagnostica a dislexia, no entanto é dos primeiros a poder perceber que as dificuldades apresentadas são maiores do que o esperado. A questão colocada de que forma professor identifica eventuais sinais de dislexia nos seus alunos e de que forma deve trabalhar no sentido de os ajudar a ultrapassar as suas dificuldades? De modo a responder a esta questão realizou-se um estudo empírico com aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas a uma população de professores do 1º ciclo, com um total de 37 respondentes. Os resultados obtidos apontam para que, o grupo de professores inquiridos apesar de algumas lacunas e distorções nas conceções dos professores sobre a dislexia, existem vários pontos de convergência com os discursos científicos e, sobretudo, uma sensibilidade em relação à temática, que não é consistente com as práticas educativas adotadas.Castro, HelenaRepositório ComumDora, Rocha2018-05-10T17:15:51Z2018-02-012018-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/22845TID:201906333pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:18:38Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/22845Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:12.310847Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel do professor na sinalização e acompanhamento de crianças com dislexia |
title |
O papel do professor na sinalização e acompanhamento de crianças com dislexia |
spellingShingle |
O papel do professor na sinalização e acompanhamento de crianças com dislexia Dora, Rocha Dislexia Sinais de dislexia Papel do professor Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O papel do professor na sinalização e acompanhamento de crianças com dislexia |
title_full |
O papel do professor na sinalização e acompanhamento de crianças com dislexia |
title_fullStr |
O papel do professor na sinalização e acompanhamento de crianças com dislexia |
title_full_unstemmed |
O papel do professor na sinalização e acompanhamento de crianças com dislexia |
title_sort |
O papel do professor na sinalização e acompanhamento de crianças com dislexia |
author |
Dora, Rocha |
author_facet |
Dora, Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Castro, Helena Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dora, Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dislexia Sinais de dislexia Papel do professor Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Dislexia Sinais de dislexia Papel do professor Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente Relatório Final tem como tema a dislexia e qual o papel do professor na sinalização e acompanhamento de crianças com dislexia. As competências da leitura e da escrita são consideradas pontos essenciais na sociedade atual. Sendo a leitura e a escrita um processo complexo, pois envolve descodificação e interpretação de símbolos, este é para a maioria das crianças um processo relativamente fácil, mas outras mostram grandes dificuldades em transformar os códigos escritos em código linguístico. Diagnosticada geralmente nos primeiros anos do ensino básico a dislexia é uma dificuldade de aprendizagem da leitura da escrita. É fundamental que o professor conheça as características e comportamentos que as crianças disléxicas apresentam, de modo a haver uma melhor intervenção em sala de aula. É importante também salientar que o professor não diagnostica a dislexia, no entanto é dos primeiros a poder perceber que as dificuldades apresentadas são maiores do que o esperado. A questão colocada de que forma professor identifica eventuais sinais de dislexia nos seus alunos e de que forma deve trabalhar no sentido de os ajudar a ultrapassar as suas dificuldades? De modo a responder a esta questão realizou-se um estudo empírico com aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas a uma população de professores do 1º ciclo, com um total de 37 respondentes. Os resultados obtidos apontam para que, o grupo de professores inquiridos apesar de algumas lacunas e distorções nas conceções dos professores sobre a dislexia, existem vários pontos de convergência com os discursos científicos e, sobretudo, uma sensibilidade em relação à temática, que não é consistente com as práticas educativas adotadas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-10T17:15:51Z 2018-02-01 2018-02-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/22845 TID:201906333 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/22845 |
identifier_str_mv |
TID:201906333 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134916469850112 |