Olhar(es) sobre as necessidades das famílias e as respostas de um centro de apoio familiar e aconselhamento parental : um estudo exploratório com famílias e técnicos
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/5133 |
Resumo: | Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicologia Clínica Sistémica), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2011 |
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Olhar(es) sobre as necessidades das famílias e as respostas de um centro de apoio familiar e aconselhamento parental : um estudo exploratório com famílias e técnicosNecessidades das famíliasApoio familiarAconselhamento parentalPromoção de competênciasTeses de mestrado - 2011Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicologia Clínica Sistémica), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2011O presente estudo tem como objectivo explorar percepções de famílias e técnicos sobre necessidades das famílias e respostas do Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental da Associação Nós. Desenvolvendo este serviço um trabalho com crianças, jovens e famílias em contextos de risco e com diferentes serviços, procuram-se, numa perspectiva ecológica, percepções de diferentes intervenientes neste processo. Para tal recorreu-se, numa abordagem qualitativa, à metodologia de focus group. A amostra inclui quatro grupos: prestadores de cuidados, jovens, técnicos do CAFAP e técnicos de serviços parceiros. Da complexa variedade de dados emergentes percebemos a importância de necessidades das famílias ao nível básico, na percepção de prestadores de cuidados, com especial foco para necessidades económicas, também estas reconhecidas por jovens e técnicos. Necessidades relacionais, afectivas e de disponibilidade e escuta, são também destacadas por jovens, técnicos de serviços parceiros e do CAFAP, respectivamente. Em geral, prestadores de cuidados e jovens parecem ter percepções mais semelhantes quanto às necessidades das famílias, enquanto técnicos se assemelham nas percepções sobre necessidades de crianças e jovens e respostas do CAFAP a este nível, destacando a promoção do bem-estar. Quanto a percepções sobre respostas do CAFAP às famílias, apoio em geral e apoio familiar são destacados por famílias e técnicos de serviços parceiros. Prestadores de cuidados referem também respostas de disponibilidade, compreensão e escuta; técnicos de serviços parceiros realçam a articulação com a comunidade, aconselhamento e promoção de competências; e técnicos do CAFAP destacam respostas terapêuticas e promoção de competências parentais. A satisfação com resultados e apoio recebido foi um dos dados que emergiu com destaque nos discursos das famílias. Em suma, famílias e técnicos mostram-nos visões diferentes que, em alguns aspectos, parecem complementar-se e noutros, despertam pistas para um melhor ajuste entre famílias, entre serviços e entre famílias e serviços, que vise potenciar um trabalho conjunto.The current study aims to explore families and professionals perceptions on family needs and responses of Family Support and Parental Counseling Center at Associação Nós. By developing this work with children, young people and families at risk contexts and also with different services, in an ecological perspective, this study looks for different stakeholders views in this process. In order to achieve these goals we adopted a qualitative approach and a focus group methodology. The sample includes four groups: caregivers, young people, CAFAP’s professionals, other services that work with CAFAP’s professionals. From the complex variety of emerging data, we realize the importance of basic level needs, on the caregivers’ perceptions, with special focus on economic needs, also recognized by young people and professionals. Relational and emotional needs and also a need for availability and listening are pointed out by young people, other services’ professionals and CAFAP’s professionals, respectively. In general, caregivers and young people seem to have similar views on family needs, while professionals have similar views about children and young people needs and about CAFAP’s service responses at this level, emphasizing the well-being promotion. With regard to CAFAP’s service responses to families, the general support and family support are highlighted by families and other services’ professionals. Caregivers also report availability, listening and comprehension as a CAFAP’s service response. Other services’ professionals also report the connections with community services, counseling and promotion skills. Therapeutic responses and parenting skills promotions are emphasize by CAFAP’s professionals. The satisfaction with the outcomes and support received was an emerged data prominently on families’ speeches. In conclusion, families and professionals showed us different views that, at some points, seemed to complete each other, and in other ones, arouse clues for a better fit between families, between services, and between families and services, that empowers a joint work.Lind, Wolfgang Rüdiger, 1952-Repositório da Universidade de LisboaAlves, Bruna Morgado2012-02-02T15:13:07Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/5133porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:46:42Zoai:repositorio.ul.pt:10451/5133Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:30:37.360728Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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