ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: DESAFIOS DAS ESCOLAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Científica Educ@ção Online |
Texto Completo: | https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/96 |
Resumo: | Este artigo mostra a partir de pesquisas bibliográficas, tem a finalidade de compreender que só existirá inclusão de pessoas com necessidades especiais em suas dependências se todos estiverem empenhados em contribuir para a edificação de um trabalho mais humano e acolhedor. Na perspectiva inclusiva e no contexto político educacional, a avaliação dos alunos com deficiência intelectual é elemento fundamental para subsidiar sua aprendizagem e acompanhar o processo de escolarização desses alunos em classes comuns. É preciso reconhecer o importante papel da aprendizagem escolar no desenvolvimento da criança com deficiência intelectual. A deficiência intelectual é um enorme desafio para a educação na escola regular e para a definição do conceito de apoio educativo especializado, pela própria complexidade que a envolve e pela grande quantidade e variedade de abordagens que podem ser utilizadas para entender. Esta dificuldade em definir de forma clara o conceito de deficiência intelectual tem tido consequências muito marcadas no modo como as pessoas em geral e as organizações e instituições sociais têm lidado com a deficiência. O medo face à diferença e ao desconhecido é responsável, em grande parte, pela discriminação que a Escola e a Sociedade promoveram relativamente às pessoas com deficiência em geral, mas muito particularmente às pessoas com deficiência Intelectual. Compreender a prática educativa utilizada por professores, referente as dificuldades e desafios do aluno com deficiência intelectual em sala de aula do ensino regular, analisando quais os critérios e estratégias e o que caracterizam o processo de avaliação utilizado para subsidiar o trabalho educativo e as decisões sobre o destino escolar do aluno com deficiência intelectual. |
id |
RCE_6fa4ebde6154e87cc22ec45c95f28b67 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:jornal.periodicosrefoc.com.br:article/96 |
network_acronym_str |
RCE |
network_name_str |
Revista Científica Educ@ção Online |
repository_id_str |
|
spelling |
ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: DESAFIOS DAS ESCOLASInclusão. Aprendizagem. Estratégias.Este artigo mostra a partir de pesquisas bibliográficas, tem a finalidade de compreender que só existirá inclusão de pessoas com necessidades especiais em suas dependências se todos estiverem empenhados em contribuir para a edificação de um trabalho mais humano e acolhedor. Na perspectiva inclusiva e no contexto político educacional, a avaliação dos alunos com deficiência intelectual é elemento fundamental para subsidiar sua aprendizagem e acompanhar o processo de escolarização desses alunos em classes comuns. É preciso reconhecer o importante papel da aprendizagem escolar no desenvolvimento da criança com deficiência intelectual. A deficiência intelectual é um enorme desafio para a educação na escola regular e para a definição do conceito de apoio educativo especializado, pela própria complexidade que a envolve e pela grande quantidade e variedade de abordagens que podem ser utilizadas para entender. Esta dificuldade em definir de forma clara o conceito de deficiência intelectual tem tido consequências muito marcadas no modo como as pessoas em geral e as organizações e instituições sociais têm lidado com a deficiência. O medo face à diferença e ao desconhecido é responsável, em grande parte, pela discriminação que a Escola e a Sociedade promoveram relativamente às pessoas com deficiência em geral, mas muito particularmente às pessoas com deficiência Intelectual. Compreender a prática educativa utilizada por professores, referente as dificuldades e desafios do aluno com deficiência intelectual em sala de aula do ensino regular, analisando quais os critérios e estratégias e o que caracterizam o processo de avaliação utilizado para subsidiar o trabalho educativo e as decisões sobre o destino escolar do aluno com deficiência intelectual.Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)2020-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/9610.46616/rce.v4i7.96Educ @ tion Scientific Journal; Vol. 4 No. 7 (2020): Educação Especial e Inclusiva sob novas perspectivas; 835-842Revista Científica Educ@ción ; Vol. 4 Núm. 7 (2020): Educação Especial e Inclusiva sob novas perspectivas; 835-842Revista Científica Educ@ção; v. 4 n. 7 (2020): Educação Especial e Inclusiva sob novas perspectivas; 835-8422526-871610.46616/rce.v4i7reponame:Revista Científica Educ@ção Onlineinstname:Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)instacron:CEITporhttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/96/91Copyright (c) 2020 Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à RCE o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da RCE) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html).https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLuana da Silva Irineu Lopes2021-05-22T16:23:07ZRevistahttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE |
dc.title.none.fl_str_mv |
ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: DESAFIOS DAS ESCOLAS |
title |
ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: DESAFIOS DAS ESCOLAS |
spellingShingle |
ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: DESAFIOS DAS ESCOLAS Luana da Silva Inclusão. Aprendizagem. Estratégias. |
title_short |
ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: DESAFIOS DAS ESCOLAS |
title_full |
ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: DESAFIOS DAS ESCOLAS |
title_fullStr |
ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: DESAFIOS DAS ESCOLAS |
title_full_unstemmed |
ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: DESAFIOS DAS ESCOLAS |
title_sort |
ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: DESAFIOS DAS ESCOLAS |
author |
Luana da Silva |
author_facet |
Luana da Silva Irineu Lopes |
author_role |
author |
author2 |
Irineu Lopes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luana da Silva Irineu Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão. Aprendizagem. Estratégias. |
topic |
Inclusão. Aprendizagem. Estratégias. |
description |
Este artigo mostra a partir de pesquisas bibliográficas, tem a finalidade de compreender que só existirá inclusão de pessoas com necessidades especiais em suas dependências se todos estiverem empenhados em contribuir para a edificação de um trabalho mais humano e acolhedor. Na perspectiva inclusiva e no contexto político educacional, a avaliação dos alunos com deficiência intelectual é elemento fundamental para subsidiar sua aprendizagem e acompanhar o processo de escolarização desses alunos em classes comuns. É preciso reconhecer o importante papel da aprendizagem escolar no desenvolvimento da criança com deficiência intelectual. A deficiência intelectual é um enorme desafio para a educação na escola regular e para a definição do conceito de apoio educativo especializado, pela própria complexidade que a envolve e pela grande quantidade e variedade de abordagens que podem ser utilizadas para entender. Esta dificuldade em definir de forma clara o conceito de deficiência intelectual tem tido consequências muito marcadas no modo como as pessoas em geral e as organizações e instituições sociais têm lidado com a deficiência. O medo face à diferença e ao desconhecido é responsável, em grande parte, pela discriminação que a Escola e a Sociedade promoveram relativamente às pessoas com deficiência em geral, mas muito particularmente às pessoas com deficiência Intelectual. Compreender a prática educativa utilizada por professores, referente as dificuldades e desafios do aluno com deficiência intelectual em sala de aula do ensino regular, analisando quais os critérios e estratégias e o que caracterizam o processo de avaliação utilizado para subsidiar o trabalho educativo e as decisões sobre o destino escolar do aluno com deficiência intelectual. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/96 10.46616/rce.v4i7.96 |
url |
https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/96 |
identifier_str_mv |
10.46616/rce.v4i7.96 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/96/91 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educ @ tion Scientific Journal; Vol. 4 No. 7 (2020): Educação Especial e Inclusiva sob novas perspectivas; 835-842 Revista Científica Educ@ción ; Vol. 4 Núm. 7 (2020): Educação Especial e Inclusiva sob novas perspectivas; 835-842 Revista Científica Educ@ção; v. 4 n. 7 (2020): Educação Especial e Inclusiva sob novas perspectivas; 835-842 2526-8716 10.46616/rce.v4i7 reponame:Revista Científica Educ@ção Online instname:Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT) instacron:CEIT |
instname_str |
Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT) |
instacron_str |
CEIT |
institution |
CEIT |
reponame_str |
Revista Científica Educ@ção Online |
collection |
Revista Científica Educ@ção Online |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1731820502330114048 |