CURRICULUM AND CONTENTS IN DISLOCATED SCHOOLS : Analysis from post-critical perspectives

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carlachiani, Camila
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Revista Científica Educ@ção Online
Texto Completo: https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/170
Resumo: This work focuses on analyzing the ways in which the teaching of content embedded in a linear, progressive and encyclopedic logic is put in check due to the dislocation of school times and spaces as a result of the unpublished scenarios that the pandemic uncovers. The curriculum and the disciplinary organization of the contents are analyzed, showing its limits to a school that no longer has the spatial-temporal coordinates with which it was created as a device. At the same time, post-critical perspectives are used to deconstruct the hegemonic gaze that linear and encyclopedic content sequencing has in the school environment. Finally, some partial conclusions are presented for reflection.
id RCE_c8b8624093ac64c77cc8bd4fe6bd4e79
oai_identifier_str oai:jornal.periodicosrefoc.com.br:article/170
network_acronym_str RCE
network_name_str Revista Científica Educ@ção Online
repository_id_str
spelling CURRICULUM AND CONTENTS IN DISLOCATED SCHOOLS : Analysis from post-critical perspectivesCURRICULUM Y CONTENIDOS EN ESCUELAS DISLOCADAS : Análisis desde perspectivas poscríticas.CURRÍCULO E CONTEÚDOS EM ESCOLAS DESLOCADAS: Análise a partir de perspectivas pós-críticascurriculumcontenidosdislocaciónThis work focuses on analyzing the ways in which the teaching of content embedded in a linear, progressive and encyclopedic logic is put in check due to the dislocation of school times and spaces as a result of the unpublished scenarios that the pandemic uncovers. The curriculum and the disciplinary organization of the contents are analyzed, showing its limits to a school that no longer has the spatial-temporal coordinates with which it was created as a device. At the same time, post-critical perspectives are used to deconstruct the hegemonic gaze that linear and encyclopedic content sequencing has in the school environment. Finally, some partial conclusions are presented for reflection.Este trabajo se centra en analizar los modos en que la enseñanza de contenidos enquistada en una lógica lineal, progresiva y enciclopédica es puesta en jaque debido a la dislocación de tiempos y espacios escolares producto de los escenarios inéditos que la pandemia deja al descubierto. Se analiza al curriculum y la organización disciplinar de los contenidos mostrando sus límites ante una escuela que ya no posee las coordenadas espacio-temporales con las cuales se creó como dispositivo. Al mismo tiempo se recurre a perspectivas poscríticas para deconstruir la mirada hegemónica que la secuenciación de contenidos lineal y enciclopédica tiene en el ámbito escolar. Por último, se presentan algunas conclusiones parciales a modo de reflexión.O objetivo deste trabalho é analisar as formas como o ensino de conteúdos inseridos em uma lógica linear, progressiva e enciclopédica é posto em xeque devido ao deslocamento dos tempos e dos espaços escolares em decorrência dos cenários inéditos que a pandemia revela. São analisados ​​o currículo e a organização disciplinar dos conteúdos, mostrando seus limites para uma escola que não possui mais as coordenadas espaço-temporais com as quais foi criada como dispositivo. Ao mesmo tempo, perspectivas pós-críticas são utilizadas para desconstruir o olhar hegemônico que o sequenciamento linear e enciclopédico de conteúdos tem no ambiente escolar. Por fim, algumas conclusões parciais são apresentadas para reflexão.Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)2021-05-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/17010.46616/rce.v5i9.170Educ @ tion Scientific Journal; Vol. 5 No. 9 (2021): Dossiê: Currículo e Perspectiva Complexa; 1181-1191Revista Científica Educ@ción ; Vol. 5 Núm. 9 (2021): Dossiê: Currículo e Perspectiva Complexa; 1181-1191Revista Científica Educ@ção; v. 5 n. 9 (2021): Dossiê: Currículo e Perspectiva Complexa; 1181-11912526-871610.46616/rce.v5i9reponame:Revista Científica Educ@ção Onlineinstname:Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)instacron:CEITspahttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/170/129Copyright (c) 2021 Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à RCE o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 International License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da RCE) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html).https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarlachiani, Camila2021-06-05T15:41:49ZRevistahttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE
dc.title.none.fl_str_mv CURRICULUM AND CONTENTS IN DISLOCATED SCHOOLS : Analysis from post-critical perspectives
CURRICULUM Y CONTENIDOS EN ESCUELAS DISLOCADAS : Análisis desde perspectivas poscríticas.
CURRÍCULO E CONTEÚDOS EM ESCOLAS DESLOCADAS: Análise a partir de perspectivas pós-críticas
title CURRICULUM AND CONTENTS IN DISLOCATED SCHOOLS : Analysis from post-critical perspectives
spellingShingle CURRICULUM AND CONTENTS IN DISLOCATED SCHOOLS : Analysis from post-critical perspectives
Carlachiani, Camila
curriculum
contenidos
dislocación
title_short CURRICULUM AND CONTENTS IN DISLOCATED SCHOOLS : Analysis from post-critical perspectives
title_full CURRICULUM AND CONTENTS IN DISLOCATED SCHOOLS : Analysis from post-critical perspectives
title_fullStr CURRICULUM AND CONTENTS IN DISLOCATED SCHOOLS : Analysis from post-critical perspectives
title_full_unstemmed CURRICULUM AND CONTENTS IN DISLOCATED SCHOOLS : Analysis from post-critical perspectives
title_sort CURRICULUM AND CONTENTS IN DISLOCATED SCHOOLS : Analysis from post-critical perspectives
author Carlachiani, Camila
author_facet Carlachiani, Camila
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carlachiani, Camila
dc.subject.por.fl_str_mv curriculum
contenidos
dislocación
topic curriculum
contenidos
dislocación
description This work focuses on analyzing the ways in which the teaching of content embedded in a linear, progressive and encyclopedic logic is put in check due to the dislocation of school times and spaces as a result of the unpublished scenarios that the pandemic uncovers. The curriculum and the disciplinary organization of the contents are analyzed, showing its limits to a school that no longer has the spatial-temporal coordinates with which it was created as a device. At the same time, post-critical perspectives are used to deconstruct the hegemonic gaze that linear and encyclopedic content sequencing has in the school environment. Finally, some partial conclusions are presented for reflection.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/170
10.46616/rce.v5i9.170
url https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/170
identifier_str_mv 10.46616/rce.v5i9.170
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/170/129
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)
dc.source.none.fl_str_mv Educ @ tion Scientific Journal; Vol. 5 No. 9 (2021): Dossiê: Currículo e Perspectiva Complexa; 1181-1191
Revista Científica Educ@ción ; Vol. 5 Núm. 9 (2021): Dossiê: Currículo e Perspectiva Complexa; 1181-1191
Revista Científica Educ@ção; v. 5 n. 9 (2021): Dossiê: Currículo e Perspectiva Complexa; 1181-1191
2526-8716
10.46616/rce.v5i9
reponame:Revista Científica Educ@ção Online
instname:Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)
instacron:CEIT
instname_str Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)
instacron_str CEIT
institution CEIT
reponame_str Revista Científica Educ@ção Online
collection Revista Científica Educ@ção Online
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1731820502395125760