AS RELAÇÕES AFETIVAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lígia Renata Ferreira Cardoso e Costa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Científica Educ@ção Online
Texto Completo: https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/141
Resumo: A afetividade está presente nos diversos grupos de relações humanas e inclusive na área escolar. No contexto educacional, pode ajudar ou prejudicar os resultados esperados dependendo dos vínculos estabelecidos. No caso da relação professor/aluno as relações afetivas podem influenciar no processo de aprendizagem e na preferência dos alunos por alguma área do conhecimento. Assim o presente trabalho tem por objetivo fazer reflexões sobre a importância das relações afetivas no contexto ensino-aprendizagem. Para tanto, considerou-se também o papel do professor como um dos principais pontos. Foi possível perceber durante a pesquisa bibliográfica feita que os teóricos apontam a real necessidade das relações afetivas no ambiente escolar. São essas relações as quais podem determinar o sucesso do educando na escola e, principalmente, em sua vida futura como cidadão que agirá na sociedade para transformá-la. Nesse contexto, é preciso, pois, observar as contribuições para o desenvolvimento intelectual e emocional, e a compreensão dos educadores de que os alunos necessitam de um ambiente acolhedor e humanizado.
id RCE_d642998fad37d430c8e9538cc551d7b7
oai_identifier_str oai:jornal.periodicosrefoc.com.br:article/141
network_acronym_str RCE
network_name_str Revista Científica Educ@ção Online
repository_id_str
spelling AS RELAÇÕES AFETIVAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEMAfetividade. Processo de Ensino. Aprendizagem.A afetividade está presente nos diversos grupos de relações humanas e inclusive na área escolar. No contexto educacional, pode ajudar ou prejudicar os resultados esperados dependendo dos vínculos estabelecidos. No caso da relação professor/aluno as relações afetivas podem influenciar no processo de aprendizagem e na preferência dos alunos por alguma área do conhecimento. Assim o presente trabalho tem por objetivo fazer reflexões sobre a importância das relações afetivas no contexto ensino-aprendizagem. Para tanto, considerou-se também o papel do professor como um dos principais pontos. Foi possível perceber durante a pesquisa bibliográfica feita que os teóricos apontam a real necessidade das relações afetivas no ambiente escolar. São essas relações as quais podem determinar o sucesso do educando na escola e, principalmente, em sua vida futura como cidadão que agirá na sociedade para transformá-la. Nesse contexto, é preciso, pois, observar as contribuições para o desenvolvimento intelectual e emocional, e a compreensão dos educadores de que os alunos necessitam de um ambiente acolhedor e humanizado.Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)2020-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/14110.46616/rce.v4i8.141Educ @ tion Scientific Journal; Vol. 4 No. 8 (2020): Dossiê: Educação em tempos de COVID19 ; 1091-1099Revista Científica Educ@ción ; Vol. 4 Núm. 8 (2020): Dossié: Educación en tiempos de COVID19; 1091-1099Revista Científica Educ@ção; v. 4 n. 8 (2020): Dossiê: Educação em tempos de COVID19 ; 1091-10992526-871610.46616/rce.v4i8reponame:Revista Científica Educ@ção Onlineinstname:Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)instacron:CEITporhttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/141/110Copyright (c) 2020 Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à RCE o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da RCE) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html).https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLígia Renata Ferreira Cardoso e Costa2021-05-22T16:19:58ZRevistahttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE
dc.title.none.fl_str_mv AS RELAÇÕES AFETIVAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
title AS RELAÇÕES AFETIVAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
spellingShingle AS RELAÇÕES AFETIVAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
Lígia Renata Ferreira Cardoso e Costa
Afetividade. Processo de Ensino. Aprendizagem.
title_short AS RELAÇÕES AFETIVAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
title_full AS RELAÇÕES AFETIVAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
title_fullStr AS RELAÇÕES AFETIVAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
title_full_unstemmed AS RELAÇÕES AFETIVAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
title_sort AS RELAÇÕES AFETIVAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
author Lígia Renata Ferreira Cardoso e Costa
author_facet Lígia Renata Ferreira Cardoso e Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lígia Renata Ferreira Cardoso e Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Afetividade. Processo de Ensino. Aprendizagem.
topic Afetividade. Processo de Ensino. Aprendizagem.
description A afetividade está presente nos diversos grupos de relações humanas e inclusive na área escolar. No contexto educacional, pode ajudar ou prejudicar os resultados esperados dependendo dos vínculos estabelecidos. No caso da relação professor/aluno as relações afetivas podem influenciar no processo de aprendizagem e na preferência dos alunos por alguma área do conhecimento. Assim o presente trabalho tem por objetivo fazer reflexões sobre a importância das relações afetivas no contexto ensino-aprendizagem. Para tanto, considerou-se também o papel do professor como um dos principais pontos. Foi possível perceber durante a pesquisa bibliográfica feita que os teóricos apontam a real necessidade das relações afetivas no ambiente escolar. São essas relações as quais podem determinar o sucesso do educando na escola e, principalmente, em sua vida futura como cidadão que agirá na sociedade para transformá-la. Nesse contexto, é preciso, pois, observar as contribuições para o desenvolvimento intelectual e emocional, e a compreensão dos educadores de que os alunos necessitam de um ambiente acolhedor e humanizado.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/141
10.46616/rce.v4i8.141
url https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/141
identifier_str_mv 10.46616/rce.v4i8.141
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/141/110
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)
dc.source.none.fl_str_mv Educ @ tion Scientific Journal; Vol. 4 No. 8 (2020): Dossiê: Educação em tempos de COVID19 ; 1091-1099
Revista Científica Educ@ción ; Vol. 4 Núm. 8 (2020): Dossié: Educación en tiempos de COVID19; 1091-1099
Revista Científica Educ@ção; v. 4 n. 8 (2020): Dossiê: Educação em tempos de COVID19 ; 1091-1099
2526-8716
10.46616/rce.v4i8
reponame:Revista Científica Educ@ção Online
instname:Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)
instacron:CEIT
instname_str Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)
instacron_str CEIT
institution CEIT
reponame_str Revista Científica Educ@ção Online
collection Revista Científica Educ@ção Online
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1731820502384640000