AS RELAÇÕES AFETIVAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Científica Educ@ção Online |
Texto Completo: | https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/141 |
Resumo: | A afetividade está presente nos diversos grupos de relações humanas e inclusive na área escolar. No contexto educacional, pode ajudar ou prejudicar os resultados esperados dependendo dos vínculos estabelecidos. No caso da relação professor/aluno as relações afetivas podem influenciar no processo de aprendizagem e na preferência dos alunos por alguma área do conhecimento. Assim o presente trabalho tem por objetivo fazer reflexões sobre a importância das relações afetivas no contexto ensino-aprendizagem. Para tanto, considerou-se também o papel do professor como um dos principais pontos. Foi possível perceber durante a pesquisa bibliográfica feita que os teóricos apontam a real necessidade das relações afetivas no ambiente escolar. São essas relações as quais podem determinar o sucesso do educando na escola e, principalmente, em sua vida futura como cidadão que agirá na sociedade para transformá-la. Nesse contexto, é preciso, pois, observar as contribuições para o desenvolvimento intelectual e emocional, e a compreensão dos educadores de que os alunos necessitam de um ambiente acolhedor e humanizado. |
id |
RCE_d642998fad37d430c8e9538cc551d7b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:jornal.periodicosrefoc.com.br:article/141 |
network_acronym_str |
RCE |
network_name_str |
Revista Científica Educ@ção Online |
repository_id_str |
|
spelling |
AS RELAÇÕES AFETIVAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEMAfetividade. Processo de Ensino. Aprendizagem.A afetividade está presente nos diversos grupos de relações humanas e inclusive na área escolar. No contexto educacional, pode ajudar ou prejudicar os resultados esperados dependendo dos vínculos estabelecidos. No caso da relação professor/aluno as relações afetivas podem influenciar no processo de aprendizagem e na preferência dos alunos por alguma área do conhecimento. Assim o presente trabalho tem por objetivo fazer reflexões sobre a importância das relações afetivas no contexto ensino-aprendizagem. Para tanto, considerou-se também o papel do professor como um dos principais pontos. Foi possível perceber durante a pesquisa bibliográfica feita que os teóricos apontam a real necessidade das relações afetivas no ambiente escolar. São essas relações as quais podem determinar o sucesso do educando na escola e, principalmente, em sua vida futura como cidadão que agirá na sociedade para transformá-la. Nesse contexto, é preciso, pois, observar as contribuições para o desenvolvimento intelectual e emocional, e a compreensão dos educadores de que os alunos necessitam de um ambiente acolhedor e humanizado.Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)2020-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/14110.46616/rce.v4i8.141Educ @ tion Scientific Journal; Vol. 4 No. 8 (2020): Dossiê: Educação em tempos de COVID19 ; 1091-1099Revista Científica Educ@ción ; Vol. 4 Núm. 8 (2020): Dossié: Educación en tiempos de COVID19; 1091-1099Revista Científica Educ@ção; v. 4 n. 8 (2020): Dossiê: Educação em tempos de COVID19 ; 1091-10992526-871610.46616/rce.v4i8reponame:Revista Científica Educ@ção Onlineinstname:Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)instacron:CEITporhttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/141/110Copyright (c) 2020 Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à RCE o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da RCE) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html).https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLígia Renata Ferreira Cardoso e Costa2021-05-22T16:19:58ZRevistahttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS RELAÇÕES AFETIVAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM |
title |
AS RELAÇÕES AFETIVAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
AS RELAÇÕES AFETIVAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM Lígia Renata Ferreira Cardoso e Costa Afetividade. Processo de Ensino. Aprendizagem. |
title_short |
AS RELAÇÕES AFETIVAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_full |
AS RELAÇÕES AFETIVAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_fullStr |
AS RELAÇÕES AFETIVAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_full_unstemmed |
AS RELAÇÕES AFETIVAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_sort |
AS RELAÇÕES AFETIVAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM |
author |
Lígia Renata Ferreira Cardoso e Costa |
author_facet |
Lígia Renata Ferreira Cardoso e Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lígia Renata Ferreira Cardoso e Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Afetividade. Processo de Ensino. Aprendizagem. |
topic |
Afetividade. Processo de Ensino. Aprendizagem. |
description |
A afetividade está presente nos diversos grupos de relações humanas e inclusive na área escolar. No contexto educacional, pode ajudar ou prejudicar os resultados esperados dependendo dos vínculos estabelecidos. No caso da relação professor/aluno as relações afetivas podem influenciar no processo de aprendizagem e na preferência dos alunos por alguma área do conhecimento. Assim o presente trabalho tem por objetivo fazer reflexões sobre a importância das relações afetivas no contexto ensino-aprendizagem. Para tanto, considerou-se também o papel do professor como um dos principais pontos. Foi possível perceber durante a pesquisa bibliográfica feita que os teóricos apontam a real necessidade das relações afetivas no ambiente escolar. São essas relações as quais podem determinar o sucesso do educando na escola e, principalmente, em sua vida futura como cidadão que agirá na sociedade para transformá-la. Nesse contexto, é preciso, pois, observar as contribuições para o desenvolvimento intelectual e emocional, e a compreensão dos educadores de que os alunos necessitam de um ambiente acolhedor e humanizado. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/141 10.46616/rce.v4i8.141 |
url |
https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/141 |
identifier_str_mv |
10.46616/rce.v4i8.141 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/141/110 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educ @ tion Scientific Journal; Vol. 4 No. 8 (2020): Dossiê: Educação em tempos de COVID19 ; 1091-1099 Revista Científica Educ@ción ; Vol. 4 Núm. 8 (2020): Dossié: Educación en tiempos de COVID19; 1091-1099 Revista Científica Educ@ção; v. 4 n. 8 (2020): Dossiê: Educação em tempos de COVID19 ; 1091-1099 2526-8716 10.46616/rce.v4i8 reponame:Revista Científica Educ@ção Online instname:Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT) instacron:CEIT |
instname_str |
Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT) |
instacron_str |
CEIT |
institution |
CEIT |
reponame_str |
Revista Científica Educ@ção Online |
collection |
Revista Científica Educ@ção Online |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1731820502384640000 |