A afetividade professor - aluno: uma prática importante no processo de ensino e aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaves, Marlúcia Barreira
Data de Publicação: 2017
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/738
Resumo: A presente monografia tem como tema: A afetividade professor- aluno: uma prática importante no processo de ensino e aprendizagem. A temática dessa pesquisa busca analisar como se dá na prática a afetividade entre professor e aluno. Compreender como a afetividade ajuda no processo de ensino e aprendizagem. Descrever o papel do professor na afetividade dada aos alunos da escola Municipal Prof. Jociêdes Andrade. Sabemos que o afeto é um ingrediente primordial em qualquer relação humana, e que este deve estar presente em todas as fases da vida do indivíduo. Porém, na atualidade, ao analisarmos essas relações, percebemos que há um distanciamento da afetividade, uma banalização deste sentimento. Vivemos em uma sociedade onde há famílias que pai e mãe precisam trabalhar para o sustento da casa e alguns deixam de lado em cumprir seu papel, no que diz respeito a dar atenção aos seus filhos. E no cotidiano escolar é possível perceber nos alunos certas dificuldades na aprendizagem por conta dessa omissão. Este estudo oferece contribuição para os membros do grupo que lidam diretamente com essa problemática, trazendo conhecimentos novos que possam ser utilizados para facilitar o contexto escolar e refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem. Para a realização deste trabalho lançamos mão da pesquisa bibliográfica, qualitativa e de campo. O método indutivo que se encontra na linha de pesquisa Educação, Sociedade e Escola. Para a coleta de dados foram utilizadas técnicas de observação, roda de conversa com alunos e aplicação de questionário para a professora da turma, feito isso os dados coletados foram analisados como com o que propõe Oliveira (2000). A pesquisa foi realizada em uma escola do município de Tabatinga/AM.
id UEA_879dfba47bac8114fc15ec059cf2a1c4
oai_identifier_str oai:repositorioinstitucional:riuea/738
network_acronym_str UEA
network_name_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
spelling A afetividade professor - aluno: uma prática importante no processo de ensino e aprendizagemTeacher - student affectivity: an important practice in the teaching and learning processAfetividade professor - alunoProcesso de ensino e aprendizagemEducaçãoA presente monografia tem como tema: A afetividade professor- aluno: uma prática importante no processo de ensino e aprendizagem. A temática dessa pesquisa busca analisar como se dá na prática a afetividade entre professor e aluno. Compreender como a afetividade ajuda no processo de ensino e aprendizagem. Descrever o papel do professor na afetividade dada aos alunos da escola Municipal Prof. Jociêdes Andrade. Sabemos que o afeto é um ingrediente primordial em qualquer relação humana, e que este deve estar presente em todas as fases da vida do indivíduo. Porém, na atualidade, ao analisarmos essas relações, percebemos que há um distanciamento da afetividade, uma banalização deste sentimento. Vivemos em uma sociedade onde há famílias que pai e mãe precisam trabalhar para o sustento da casa e alguns deixam de lado em cumprir seu papel, no que diz respeito a dar atenção aos seus filhos. E no cotidiano escolar é possível perceber nos alunos certas dificuldades na aprendizagem por conta dessa omissão. Este estudo oferece contribuição para os membros do grupo que lidam diretamente com essa problemática, trazendo conhecimentos novos que possam ser utilizados para facilitar o contexto escolar e refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem. Para a realização deste trabalho lançamos mão da pesquisa bibliográfica, qualitativa e de campo. O método indutivo que se encontra na linha de pesquisa Educação, Sociedade e Escola. Para a coleta de dados foram utilizadas técnicas de observação, roda de conversa com alunos e aplicação de questionário para a professora da turma, feito isso os dados coletados foram analisados como com o que propõe Oliveira (2000). A pesquisa foi realizada em uma escola do município de Tabatinga/AM.La presente monografía tiene como tema: La afectividad profesor-alumno: una práctica importante en el proceso de enseñanza y aprendizaje. La temática de esta investigación busca analizar cómo se da en la práctica la afectividad entre profesor y alumno. Comprender cómo afecta la afectividad en el proceso de enseñanza y aprendizaje. Describir el papel del profesor en la afectividad dada a los alumnos de la escuela municipal. Jociêdes Andrade. Sabemos que el afecto es un ingrediente primordial en cualquier relación humana, y que éste debe estar presente en todas las fases de la vida del individuo. Pero en la actualidad, al analizar esas relaciones, percibimos que hay un distanciamiento de la afectividad, una banalización de este sentimiento. Vivimos en una sociedad donde hay familias que padre y madre necesitan trabajar para el sustento de la casa y algunos dejan de lado en cumplir su papel, en lo que se refiere a dar atención a sus hijos. Y en el cotidiano escolar es posible percibir en los alumnos ciertas dificultades en el aprendizaje por cuenta de esa omisión. Este estudio ofrece una contribución a los miembros del grupo que se ocupan directamente de esta problemática, trayendo nuevos conocimientos que puedan ser utilizados para facilitar el contexto escolar y reflexionar sobre el proceso de enseñanza y aprendizaje. Para la realización de este trabajo lanzamos mano de la investigación bibliográfica, cualitativa y de campo. El método inductivo que se encuentra en la línea de investigación Educación, Sociedad y Escuela. Para la recolección de datos se utilizaron técnicas de observación, rueda de conversación con alumnos y aplicación de cuestionario para la profesora de la clase, hecho que los datos recolectados fueron analizados como con lo que propone Oliveira (2000). La investigación se realizó en una escuela del municipio de Tabatinga / AM.Universidade do Estado do Amazonas2017-11-23T13:23:26Z2017-11-222017-11-23T13:23:26Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/738porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessChaves, Marlúcia Barreirareponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2019-05-13T14:10:51ZRepositório de Publicaçõeshttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/
dc.title.none.fl_str_mv A afetividade professor - aluno: uma prática importante no processo de ensino e aprendizagem
Teacher - student affectivity: an important practice in the teaching and learning process
title A afetividade professor - aluno: uma prática importante no processo de ensino e aprendizagem
spellingShingle A afetividade professor - aluno: uma prática importante no processo de ensino e aprendizagem
Chaves, Marlúcia Barreira
Afetividade professor - aluno
Processo de ensino e aprendizagem
Educação
title_short A afetividade professor - aluno: uma prática importante no processo de ensino e aprendizagem
title_full A afetividade professor - aluno: uma prática importante no processo de ensino e aprendizagem
title_fullStr A afetividade professor - aluno: uma prática importante no processo de ensino e aprendizagem
title_full_unstemmed A afetividade professor - aluno: uma prática importante no processo de ensino e aprendizagem
title_sort A afetividade professor - aluno: uma prática importante no processo de ensino e aprendizagem
author Chaves, Marlúcia Barreira
author_facet Chaves, Marlúcia Barreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chaves, Marlúcia Barreira
dc.subject.por.fl_str_mv Afetividade professor - aluno
Processo de ensino e aprendizagem
Educação
topic Afetividade professor - aluno
Processo de ensino e aprendizagem
Educação
dc.description.none.fl_txt_mv A presente monografia tem como tema: A afetividade professor- aluno: uma prática importante no processo de ensino e aprendizagem. A temática dessa pesquisa busca analisar como se dá na prática a afetividade entre professor e aluno. Compreender como a afetividade ajuda no processo de ensino e aprendizagem. Descrever o papel do professor na afetividade dada aos alunos da escola Municipal Prof. Jociêdes Andrade. Sabemos que o afeto é um ingrediente primordial em qualquer relação humana, e que este deve estar presente em todas as fases da vida do indivíduo. Porém, na atualidade, ao analisarmos essas relações, percebemos que há um distanciamento da afetividade, uma banalização deste sentimento. Vivemos em uma sociedade onde há famílias que pai e mãe precisam trabalhar para o sustento da casa e alguns deixam de lado em cumprir seu papel, no que diz respeito a dar atenção aos seus filhos. E no cotidiano escolar é possível perceber nos alunos certas dificuldades na aprendizagem por conta dessa omissão. Este estudo oferece contribuição para os membros do grupo que lidam diretamente com essa problemática, trazendo conhecimentos novos que possam ser utilizados para facilitar o contexto escolar e refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem. Para a realização deste trabalho lançamos mão da pesquisa bibliográfica, qualitativa e de campo. O método indutivo que se encontra na linha de pesquisa Educação, Sociedade e Escola. Para a coleta de dados foram utilizadas técnicas de observação, roda de conversa com alunos e aplicação de questionário para a professora da turma, feito isso os dados coletados foram analisados como com o que propõe Oliveira (2000). A pesquisa foi realizada em uma escola do município de Tabatinga/AM.
La presente monografía tiene como tema: La afectividad profesor-alumno: una práctica importante en el proceso de enseñanza y aprendizaje. La temática de esta investigación busca analizar cómo se da en la práctica la afectividad entre profesor y alumno. Comprender cómo afecta la afectividad en el proceso de enseñanza y aprendizaje. Describir el papel del profesor en la afectividad dada a los alumnos de la escuela municipal. Jociêdes Andrade. Sabemos que el afecto es un ingrediente primordial en cualquier relación humana, y que éste debe estar presente en todas las fases de la vida del individuo. Pero en la actualidad, al analizar esas relaciones, percibimos que hay un distanciamiento de la afectividad, una banalización de este sentimiento. Vivimos en una sociedad donde hay familias que padre y madre necesitan trabajar para el sustento de la casa y algunos dejan de lado en cumplir su papel, en lo que se refiere a dar atención a sus hijos. Y en el cotidiano escolar es posible percibir en los alumnos ciertas dificultades en el aprendizaje por cuenta de esa omisión. Este estudio ofrece una contribución a los miembros del grupo que se ocupan directamente de esta problemática, trayendo nuevos conocimientos que puedan ser utilizados para facilitar el contexto escolar y reflexionar sobre el proceso de enseñanza y aprendizaje. Para la realización de este trabajo lanzamos mano de la investigación bibliográfica, cualitativa y de campo. El método inductivo que se encuentra en la línea de investigación Educación, Sociedad y Escuela. Para la recolección de datos se utilizaron técnicas de observación, rueda de conversación con alumnos y aplicación de cuestionario para la profesora de la clase, hecho que los datos recolectados fueron analizados como con lo que propone Oliveira (2000). La investigación se realizó en una escuela del municipio de Tabatinga / AM.
description A presente monografia tem como tema: A afetividade professor- aluno: uma prática importante no processo de ensino e aprendizagem. A temática dessa pesquisa busca analisar como se dá na prática a afetividade entre professor e aluno. Compreender como a afetividade ajuda no processo de ensino e aprendizagem. Descrever o papel do professor na afetividade dada aos alunos da escola Municipal Prof. Jociêdes Andrade. Sabemos que o afeto é um ingrediente primordial em qualquer relação humana, e que este deve estar presente em todas as fases da vida do indivíduo. Porém, na atualidade, ao analisarmos essas relações, percebemos que há um distanciamento da afetividade, uma banalização deste sentimento. Vivemos em uma sociedade onde há famílias que pai e mãe precisam trabalhar para o sustento da casa e alguns deixam de lado em cumprir seu papel, no que diz respeito a dar atenção aos seus filhos. E no cotidiano escolar é possível perceber nos alunos certas dificuldades na aprendizagem por conta dessa omissão. Este estudo oferece contribuição para os membros do grupo que lidam diretamente com essa problemática, trazendo conhecimentos novos que possam ser utilizados para facilitar o contexto escolar e refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem. Para a realização deste trabalho lançamos mão da pesquisa bibliográfica, qualitativa e de campo. O método indutivo que se encontra na linha de pesquisa Educação, Sociedade e Escola. Para a coleta de dados foram utilizadas técnicas de observação, roda de conversa com alunos e aplicação de questionário para a professora da turma, feito isso os dados coletados foram analisados como com o que propõe Oliveira (2000). A pesquisa foi realizada em uma escola do município de Tabatinga/AM.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-23T13:23:26Z
2017-11-22
2017-11-23T13:23:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/738
url http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/738
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron:UEA
instname_str Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron_str UEA
institution UEA
reponame_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
collection Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829748603912192