REFLEXÕES SOBRE DIDÁTICA, DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR E AULAS MAGISTRAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva Costa, Luiz Gustavo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Científica Educ@ção Online
Texto Completo: https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/177
Resumo: O presente ensaio objetiva produzir uma discussão sobre a Didática sua relação e contexto de surgimento dentro da Ciência Moderna e a influência do pensamento de Comenius bem como seu uso ou não uso pelos docentes do ensino superior. O material utilizado são obras bibliográficas bem como o método está apoiado em uma pesquisa bibliográfica de cunho indutivo e verificou que o uso constante das aulas magistrais sem a garantia de momentos de discussão para a troca de experiências entre os alunos acaba por reduzir a possibilidade de maiores câmbios de experiência ocasionadas por falta de requerimentos epistêmicos de ensino provocando obstáculos para a aprendizagem principalmente no atual contexto em que as inovações tecnológicas concorrem para o desinteresse cada vez maior dos alunos pelos modelos de aula mais tradicionais.
id RCE_f423e59a0dc6ee6b7143c244d073e8b3
oai_identifier_str oai:jornal.periodicosrefoc.com.br:article/177
network_acronym_str RCE
network_name_str Revista Científica Educ@ção Online
repository_id_str
spelling REFLEXÕES SOBRE DIDÁTICA, DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR E AULAS MAGISTRAISDidáticaEnsino SuperiorRequerimento epistêmicoObstáculo epistemológicoO presente ensaio objetiva produzir uma discussão sobre a Didática sua relação e contexto de surgimento dentro da Ciência Moderna e a influência do pensamento de Comenius bem como seu uso ou não uso pelos docentes do ensino superior. O material utilizado são obras bibliográficas bem como o método está apoiado em uma pesquisa bibliográfica de cunho indutivo e verificou que o uso constante das aulas magistrais sem a garantia de momentos de discussão para a troca de experiências entre os alunos acaba por reduzir a possibilidade de maiores câmbios de experiência ocasionadas por falta de requerimentos epistêmicos de ensino provocando obstáculos para a aprendizagem principalmente no atual contexto em que as inovações tecnológicas concorrem para o desinteresse cada vez maior dos alunos pelos modelos de aula mais tradicionais.Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)2021-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/17710.46616/rce.v5i9.177Educ @ tion Scientific Journal; Vol. 5 No. 9 (2021): Dossiê: Currículo e Perspectiva Complexa; 1130-1142Revista Científica Educ@ción ; Vol. 5 Núm. 9 (2021): Dossiê: Currículo e Perspectiva Complexa; 1130-1142Revista Científica Educ@ção; v. 5 n. 9 (2021): Dossiê: Currículo e Perspectiva Complexa; 1130-11422526-871610.46616/rce.v5i9reponame:Revista Científica Educ@ção Onlineinstname:Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)instacron:CEITporhttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/177/137Copyright (c) 2021 Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à RCE o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da RCE) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html).https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Silva Costa, Luiz Gustavo 2021-06-04T17:26:55ZRevistahttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE
dc.title.none.fl_str_mv REFLEXÕES SOBRE DIDÁTICA, DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR E AULAS MAGISTRAIS
title REFLEXÕES SOBRE DIDÁTICA, DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR E AULAS MAGISTRAIS
spellingShingle REFLEXÕES SOBRE DIDÁTICA, DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR E AULAS MAGISTRAIS
da Silva Costa, Luiz Gustavo
Didática
Ensino Superior
Requerimento epistêmico
Obstáculo epistemológico
title_short REFLEXÕES SOBRE DIDÁTICA, DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR E AULAS MAGISTRAIS
title_full REFLEXÕES SOBRE DIDÁTICA, DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR E AULAS MAGISTRAIS
title_fullStr REFLEXÕES SOBRE DIDÁTICA, DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR E AULAS MAGISTRAIS
title_full_unstemmed REFLEXÕES SOBRE DIDÁTICA, DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR E AULAS MAGISTRAIS
title_sort REFLEXÕES SOBRE DIDÁTICA, DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR E AULAS MAGISTRAIS
author da Silva Costa, Luiz Gustavo
author_facet da Silva Costa, Luiz Gustavo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva Costa, Luiz Gustavo
dc.subject.por.fl_str_mv Didática
Ensino Superior
Requerimento epistêmico
Obstáculo epistemológico
topic Didática
Ensino Superior
Requerimento epistêmico
Obstáculo epistemológico
description O presente ensaio objetiva produzir uma discussão sobre a Didática sua relação e contexto de surgimento dentro da Ciência Moderna e a influência do pensamento de Comenius bem como seu uso ou não uso pelos docentes do ensino superior. O material utilizado são obras bibliográficas bem como o método está apoiado em uma pesquisa bibliográfica de cunho indutivo e verificou que o uso constante das aulas magistrais sem a garantia de momentos de discussão para a troca de experiências entre os alunos acaba por reduzir a possibilidade de maiores câmbios de experiência ocasionadas por falta de requerimentos epistêmicos de ensino provocando obstáculos para a aprendizagem principalmente no atual contexto em que as inovações tecnológicas concorrem para o desinteresse cada vez maior dos alunos pelos modelos de aula mais tradicionais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/177
10.46616/rce.v5i9.177
url https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/177
identifier_str_mv 10.46616/rce.v5i9.177
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/177/137
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)
dc.source.none.fl_str_mv Educ @ tion Scientific Journal; Vol. 5 No. 9 (2021): Dossiê: Currículo e Perspectiva Complexa; 1130-1142
Revista Científica Educ@ción ; Vol. 5 Núm. 9 (2021): Dossiê: Currículo e Perspectiva Complexa; 1130-1142
Revista Científica Educ@ção; v. 5 n. 9 (2021): Dossiê: Currículo e Perspectiva Complexa; 1130-1142
2526-8716
10.46616/rce.v5i9
reponame:Revista Científica Educ@ção Online
instname:Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)
instacron:CEIT
instname_str Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)
instacron_str CEIT
institution CEIT
reponame_str Revista Científica Educ@ção Online
collection Revista Científica Educ@ção Online
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1731820502475866112