Obstáculos Epistemológicos Inerentes ao Conceito de Fração: um estado do conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alberto José, Wander
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Vizolli, Idemar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/13
Resumo: Esse trabalho é parte da pesquisa que resultou na dissertação de mestrado em educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa com escopo no estado do conhecimento. O objetivo deste artigo é conhecer os obstáculos epistemológicos que afetam o conceito de fração. Este estudo advém de uma revisão de literatura a partir da análise de produções acadêmicas que se encontram no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Pessoal de Nível Superior, com recorte temporal de 2006 a 2020, em que foram analisadas 5 (cinco) dissertações que atendem ao escopo da pesquisa. A perspectiva teórica apoia-se na teoria dos Obstáculos Epistemológicos (BACHELARD) e Didáticos (BROUSSEAU). Uma vez realizados os estudos encontramos obstáculos inerentes ao conceito de fração: conforme Bachelard, tem-se o obstáculo da experiência primeira e o obstáculo verbal e, segundo Brousseau, os obstáculos didáticos de origem didática, ontogênica e epistemológica.
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