Avaliação e Comparação do Cumprimento dos Cardápios da Merenda Escolar em uma Escola da Rede Pública Municipal de Ensino/Valuation and Comparison to do the Menu of the School Dinner in a Municipal Teaching Public System School

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toledo, Luiz Antonio Freire
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Costa, Rejane Halis Menezes, Pires, Luis Henrique Zago, Bissoli, Marcos Coelho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ciências em Saúde
Texto Completo: https://portalrcs.hcitajuba.org.br/index.php/rcsfmit_zero/article/view/125
Resumo: Objetivo: O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é um programa social do Governo Federal, que objetiva oferecer refeições capazes de cobrirem de 15% a 30% das necessidades nutricionais dos estudantes do ensino público fundamental. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar e comparar o cumprimento do cardápio da merenda escolar de uma escola municipal da cidade de Itajubá-MG, verificando sua utilidade e aplicabilidade. Materiais e Métodos: Foi coletado o cardápio mensal da merenda junto à Secretaria de Educação e feito o acompanhamento das preparações servidas na cantina da instituição, durante o período de 14 dias letivos, possibilitando verificar o cumprimento destes. Resultados: Do cardápio estipulado, 78% foi cumprido, e 22% foi alterado e adaptado. As observações de mudança de cardápio feitas durante o estudo refletem no valor nutricional dos alimentos, contribuindo para o não fornecimento dos nutrientes e das quantidades adequadas, de acordo com a porcentagem de calorias e proteínas recomendadas, comprometendo os objetivos do PNAE. Conclusão: O cardápio da merenda escolar da instituição estudada não foi cumprido em sua totalidade sofrendo alterações e adaptações. Sugerimos à secretaria municipal de educação à criação de um programa de conscientização para cantineiras, intervindo com informações relacionadas à mudança do cardápio durante as preparações, para que não haja comprometimento do valor nutricional.  Palavras chave: Merenda escolar, cardápio, Programa Nacional de Alimentação Escolar  ABSTRACTObjective: The National School Nutrition Program (PNAE) is a social program of the Federal Government, which aims to offer meals capable of covering 15% to 30% of the nutritional needs of primary school students. Therefore, the objective of this study was to evaluate and compare the compliance of the school lunch menu of a public school in the city of Itajubá-MG, verifying its usefulness and applicability. Materials and Methods: the monthly menu was collected from the City Department of Education and we accompanied the preparations of the meals served in the canteen of the institution during the period of 14 days, making it also possible to verify the number of meals. Results: From the stipulated menu 78% was achieved, and 22% changed and adapted. The menu changes made during the study reflect negatively on the nutritional value of foods, contributing to the no provision of adequate amounts of nutrients and, according to the percentage of recommended calories and proteins, compromising the objectives of the Program. Conclusion: The menu studied in the institution was not fulfilled in its totality, suffering changes and adaptations. We suggest the city department of education create a program of awareness for canteens employees, intervening with information related to the changes on the menu during the preparations of the meals, so that there is no loss of the nutritional value of the meals. Key words: school meals, menu, National School Nutrition Program. 
id RCS_6fc7cce06657a67b2501fc9e7438bc1f
oai_identifier_str oai:ojs.portalrcs.hcitajuba.org.br:article/125
network_acronym_str RCS
network_name_str Revista Ciências em Saúde
repository_id_str
spelling Avaliação e Comparação do Cumprimento dos Cardápios da Merenda Escolar em uma Escola da Rede Pública Municipal de Ensino/Valuation and Comparison to do the Menu of the School Dinner in a Municipal Teaching Public System SchoolObjetivo: O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é um programa social do Governo Federal, que objetiva oferecer refeições capazes de cobrirem de 15% a 30% das necessidades nutricionais dos estudantes do ensino público fundamental. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar e comparar o cumprimento do cardápio da merenda escolar de uma escola municipal da cidade de Itajubá-MG, verificando sua utilidade e aplicabilidade. Materiais e Métodos: Foi coletado o cardápio mensal da merenda junto à Secretaria de Educação e feito o acompanhamento das preparações servidas na cantina da instituição, durante o período de 14 dias letivos, possibilitando verificar o cumprimento destes. Resultados: Do cardápio estipulado, 78% foi cumprido, e 22% foi alterado e adaptado. As observações de mudança de cardápio feitas durante o estudo refletem no valor nutricional dos alimentos, contribuindo para o não fornecimento dos nutrientes e das quantidades adequadas, de acordo com a porcentagem de calorias e proteínas recomendadas, comprometendo os objetivos do PNAE. Conclusão: O cardápio da merenda escolar da instituição estudada não foi cumprido em sua totalidade sofrendo alterações e adaptações. Sugerimos à secretaria municipal de educação à criação de um programa de conscientização para cantineiras, intervindo com informações relacionadas à mudança do cardápio durante as preparações, para que não haja comprometimento do valor nutricional.  Palavras chave: Merenda escolar, cardápio, Programa Nacional de Alimentação Escolar  ABSTRACTObjective: The National School Nutrition Program (PNAE) is a social program of the Federal Government, which aims to offer meals capable of covering 15% to 30% of the nutritional needs of primary school students. Therefore, the objective of this study was to evaluate and compare the compliance of the school lunch menu of a public school in the city of Itajubá-MG, verifying its usefulness and applicability. Materials and Methods: the monthly menu was collected from the City Department of Education and we accompanied the preparations of the meals served in the canteen of the institution during the period of 14 days, making it also possible to verify the number of meals. Results: From the stipulated menu 78% was achieved, and 22% changed and adapted. The menu changes made during the study reflect negatively on the nutritional value of foods, contributing to the no provision of adequate amounts of nutrients and, according to the percentage of recommended calories and proteins, compromising the objectives of the Program. Conclusion: The menu studied in the institution was not fulfilled in its totality, suffering changes and adaptations. We suggest the city department of education create a program of awareness for canteens employees, intervening with information related to the changes on the menu during the preparations of the meals, so that there is no loss of the nutritional value of the meals. Key words: school meals, menu, National School Nutrition Program. AISI/HCI2012-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedAvaliado pelos paresArtigo Originalapplication/pdfhttps://portalrcs.hcitajuba.org.br/index.php/rcsfmit_zero/article/view/12510.21876/rcsfmit.v2i4.125Revista Ciências em Saúde; v. 2 n. 4 (2012): Outubro a Dezembro de 2012; 15-22Health Sciences Journal; Vol 2 No 4 (2012): Outubro a Dezembro de 2012; 15-222236-378510.21876/rcsfmit.v2i4reponame:Revista Ciências em Saúdeinstname:Hospital de Clínicas de Itajubáinstacron:HCIporhttps://portalrcs.hcitajuba.org.br/index.php/rcsfmit_zero/article/view/125/116Copyright (c) 2019 REVISTA CIÊNCIAS EM SAÚDEinfo:eu-repo/semantics/openAccessToledo, Luiz Antonio FreireCosta, Rejane Halis MenezesPires, Luis Henrique ZagoBissoli, Marcos Coelho2020-04-17T00:40:49Zoai:ojs.portalrcs.hcitajuba.org.br:article/125Revistahttps://portalrcs.hcitajuba.org.br/index.php/rcsfmit_zeroPUBhttps://portalrcs.hcitajuba.org.br/index.php/rcsfmit_zero/oaircs@hcitajuba.org.br||rcsfmit@medicinaitajuba.com.br2236-37852236-3785opendoar:2020-04-17T00:40:49Revista Ciências em Saúde - Hospital de Clínicas de Itajubáfalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação e Comparação do Cumprimento dos Cardápios da Merenda Escolar em uma Escola da Rede Pública Municipal de Ensino/Valuation and Comparison to do the Menu of the School Dinner in a Municipal Teaching Public System School
title Avaliação e Comparação do Cumprimento dos Cardápios da Merenda Escolar em uma Escola da Rede Pública Municipal de Ensino/Valuation and Comparison to do the Menu of the School Dinner in a Municipal Teaching Public System School
spellingShingle Avaliação e Comparação do Cumprimento dos Cardápios da Merenda Escolar em uma Escola da Rede Pública Municipal de Ensino/Valuation and Comparison to do the Menu of the School Dinner in a Municipal Teaching Public System School
Toledo, Luiz Antonio Freire
title_short Avaliação e Comparação do Cumprimento dos Cardápios da Merenda Escolar em uma Escola da Rede Pública Municipal de Ensino/Valuation and Comparison to do the Menu of the School Dinner in a Municipal Teaching Public System School
title_full Avaliação e Comparação do Cumprimento dos Cardápios da Merenda Escolar em uma Escola da Rede Pública Municipal de Ensino/Valuation and Comparison to do the Menu of the School Dinner in a Municipal Teaching Public System School
title_fullStr Avaliação e Comparação do Cumprimento dos Cardápios da Merenda Escolar em uma Escola da Rede Pública Municipal de Ensino/Valuation and Comparison to do the Menu of the School Dinner in a Municipal Teaching Public System School
title_full_unstemmed Avaliação e Comparação do Cumprimento dos Cardápios da Merenda Escolar em uma Escola da Rede Pública Municipal de Ensino/Valuation and Comparison to do the Menu of the School Dinner in a Municipal Teaching Public System School
title_sort Avaliação e Comparação do Cumprimento dos Cardápios da Merenda Escolar em uma Escola da Rede Pública Municipal de Ensino/Valuation and Comparison to do the Menu of the School Dinner in a Municipal Teaching Public System School
author Toledo, Luiz Antonio Freire
author_facet Toledo, Luiz Antonio Freire
Costa, Rejane Halis Menezes
Pires, Luis Henrique Zago
Bissoli, Marcos Coelho
author_role author
author2 Costa, Rejane Halis Menezes
Pires, Luis Henrique Zago
Bissoli, Marcos Coelho
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Toledo, Luiz Antonio Freire
Costa, Rejane Halis Menezes
Pires, Luis Henrique Zago
Bissoli, Marcos Coelho
description Objetivo: O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é um programa social do Governo Federal, que objetiva oferecer refeições capazes de cobrirem de 15% a 30% das necessidades nutricionais dos estudantes do ensino público fundamental. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar e comparar o cumprimento do cardápio da merenda escolar de uma escola municipal da cidade de Itajubá-MG, verificando sua utilidade e aplicabilidade. Materiais e Métodos: Foi coletado o cardápio mensal da merenda junto à Secretaria de Educação e feito o acompanhamento das preparações servidas na cantina da instituição, durante o período de 14 dias letivos, possibilitando verificar o cumprimento destes. Resultados: Do cardápio estipulado, 78% foi cumprido, e 22% foi alterado e adaptado. As observações de mudança de cardápio feitas durante o estudo refletem no valor nutricional dos alimentos, contribuindo para o não fornecimento dos nutrientes e das quantidades adequadas, de acordo com a porcentagem de calorias e proteínas recomendadas, comprometendo os objetivos do PNAE. Conclusão: O cardápio da merenda escolar da instituição estudada não foi cumprido em sua totalidade sofrendo alterações e adaptações. Sugerimos à secretaria municipal de educação à criação de um programa de conscientização para cantineiras, intervindo com informações relacionadas à mudança do cardápio durante as preparações, para que não haja comprometimento do valor nutricional.  Palavras chave: Merenda escolar, cardápio, Programa Nacional de Alimentação Escolar  ABSTRACTObjective: The National School Nutrition Program (PNAE) is a social program of the Federal Government, which aims to offer meals capable of covering 15% to 30% of the nutritional needs of primary school students. Therefore, the objective of this study was to evaluate and compare the compliance of the school lunch menu of a public school in the city of Itajubá-MG, verifying its usefulness and applicability. Materials and Methods: the monthly menu was collected from the City Department of Education and we accompanied the preparations of the meals served in the canteen of the institution during the period of 14 days, making it also possible to verify the number of meals. Results: From the stipulated menu 78% was achieved, and 22% changed and adapted. The menu changes made during the study reflect negatively on the nutritional value of foods, contributing to the no provision of adequate amounts of nutrients and, according to the percentage of recommended calories and proteins, compromising the objectives of the Program. Conclusion: The menu studied in the institution was not fulfilled in its totality, suffering changes and adaptations. We suggest the city department of education create a program of awareness for canteens employees, intervening with information related to the changes on the menu during the preparations of the meals, so that there is no loss of the nutritional value of the meals. Key words: school meals, menu, National School Nutrition Program. 
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Avaliado pelos pares
Artigo Original
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrcs.hcitajuba.org.br/index.php/rcsfmit_zero/article/view/125
10.21876/rcsfmit.v2i4.125
url https://portalrcs.hcitajuba.org.br/index.php/rcsfmit_zero/article/view/125
identifier_str_mv 10.21876/rcsfmit.v2i4.125
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrcs.hcitajuba.org.br/index.php/rcsfmit_zero/article/view/125/116
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REVISTA CIÊNCIAS EM SAÚDE
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REVISTA CIÊNCIAS EM SAÚDE
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv AISI/HCI
publisher.none.fl_str_mv AISI/HCI
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ciências em Saúde; v. 2 n. 4 (2012): Outubro a Dezembro de 2012; 15-22
Health Sciences Journal; Vol 2 No 4 (2012): Outubro a Dezembro de 2012; 15-22
2236-3785
10.21876/rcsfmit.v2i4
reponame:Revista Ciências em Saúde
instname:Hospital de Clínicas de Itajubá
instacron:HCI
instname_str Hospital de Clínicas de Itajubá
instacron_str HCI
institution HCI
reponame_str Revista Ciências em Saúde
collection Revista Ciências em Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista Ciências em Saúde - Hospital de Clínicas de Itajubá
repository.mail.fl_str_mv rcs@hcitajuba.org.br||rcsfmit@medicinaitajuba.com.br
_version_ 1797068961103216640