Avaliação e Comparação do Cumprimento dos Cardápios da Merenda Escolar em uma Escola da Rede Pública Municipal de Ensino/Valuation and Comparison to do the Menu of the School Dinner in a Municipal Teaching Public System School
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ciências em Saúde |
Texto Completo: | https://portalrcs.hcitajuba.org.br/index.php/rcsfmit_zero/article/view/125 |
Resumo: | Objetivo: O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é um programa social do Governo Federal, que objetiva oferecer refeições capazes de cobrirem de 15% a 30% das necessidades nutricionais dos estudantes do ensino público fundamental. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar e comparar o cumprimento do cardápio da merenda escolar de uma escola municipal da cidade de Itajubá-MG, verificando sua utilidade e aplicabilidade. Materiais e Métodos: Foi coletado o cardápio mensal da merenda junto à Secretaria de Educação e feito o acompanhamento das preparações servidas na cantina da instituição, durante o período de 14 dias letivos, possibilitando verificar o cumprimento destes. Resultados: Do cardápio estipulado, 78% foi cumprido, e 22% foi alterado e adaptado. As observações de mudança de cardápio feitas durante o estudo refletem no valor nutricional dos alimentos, contribuindo para o não fornecimento dos nutrientes e das quantidades adequadas, de acordo com a porcentagem de calorias e proteínas recomendadas, comprometendo os objetivos do PNAE. Conclusão: O cardápio da merenda escolar da instituição estudada não foi cumprido em sua totalidade sofrendo alterações e adaptações. Sugerimos à secretaria municipal de educação à criação de um programa de conscientização para cantineiras, intervindo com informações relacionadas à mudança do cardápio durante as preparações, para que não haja comprometimento do valor nutricional. Palavras chave: Merenda escolar, cardápio, Programa Nacional de Alimentação Escolar ABSTRACTObjective: The National School Nutrition Program (PNAE) is a social program of the Federal Government, which aims to offer meals capable of covering 15% to 30% of the nutritional needs of primary school students. Therefore, the objective of this study was to evaluate and compare the compliance of the school lunch menu of a public school in the city of Itajubá-MG, verifying its usefulness and applicability. Materials and Methods: the monthly menu was collected from the City Department of Education and we accompanied the preparations of the meals served in the canteen of the institution during the period of 14 days, making it also possible to verify the number of meals. Results: From the stipulated menu 78% was achieved, and 22% changed and adapted. The menu changes made during the study reflect negatively on the nutritional value of foods, contributing to the no provision of adequate amounts of nutrients and, according to the percentage of recommended calories and proteins, compromising the objectives of the Program. Conclusion: The menu studied in the institution was not fulfilled in its totality, suffering changes and adaptations. We suggest the city department of education create a program of awareness for canteens employees, intervening with information related to the changes on the menu during the preparations of the meals, so that there is no loss of the nutritional value of the meals. Key words: school meals, menu, National School Nutrition Program. |
id |
RCS_6fc7cce06657a67b2501fc9e7438bc1f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portalrcs.hcitajuba.org.br:article/125 |
network_acronym_str |
RCS |
network_name_str |
Revista Ciências em Saúde |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação e Comparação do Cumprimento dos Cardápios da Merenda Escolar em uma Escola da Rede Pública Municipal de Ensino/Valuation and Comparison to do the Menu of the School Dinner in a Municipal Teaching Public System SchoolObjetivo: O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é um programa social do Governo Federal, que objetiva oferecer refeições capazes de cobrirem de 15% a 30% das necessidades nutricionais dos estudantes do ensino público fundamental. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar e comparar o cumprimento do cardápio da merenda escolar de uma escola municipal da cidade de Itajubá-MG, verificando sua utilidade e aplicabilidade. Materiais e Métodos: Foi coletado o cardápio mensal da merenda junto à Secretaria de Educação e feito o acompanhamento das preparações servidas na cantina da instituição, durante o período de 14 dias letivos, possibilitando verificar o cumprimento destes. Resultados: Do cardápio estipulado, 78% foi cumprido, e 22% foi alterado e adaptado. As observações de mudança de cardápio feitas durante o estudo refletem no valor nutricional dos alimentos, contribuindo para o não fornecimento dos nutrientes e das quantidades adequadas, de acordo com a porcentagem de calorias e proteínas recomendadas, comprometendo os objetivos do PNAE. Conclusão: O cardápio da merenda escolar da instituição estudada não foi cumprido em sua totalidade sofrendo alterações e adaptações. Sugerimos à secretaria municipal de educação à criação de um programa de conscientização para cantineiras, intervindo com informações relacionadas à mudança do cardápio durante as preparações, para que não haja comprometimento do valor nutricional. Palavras chave: Merenda escolar, cardápio, Programa Nacional de Alimentação Escolar ABSTRACTObjective: The National School Nutrition Program (PNAE) is a social program of the Federal Government, which aims to offer meals capable of covering 15% to 30% of the nutritional needs of primary school students. Therefore, the objective of this study was to evaluate and compare the compliance of the school lunch menu of a public school in the city of Itajubá-MG, verifying its usefulness and applicability. Materials and Methods: the monthly menu was collected from the City Department of Education and we accompanied the preparations of the meals served in the canteen of the institution during the period of 14 days, making it also possible to verify the number of meals. Results: From the stipulated menu 78% was achieved, and 22% changed and adapted. The menu changes made during the study reflect negatively on the nutritional value of foods, contributing to the no provision of adequate amounts of nutrients and, according to the percentage of recommended calories and proteins, compromising the objectives of the Program. Conclusion: The menu studied in the institution was not fulfilled in its totality, suffering changes and adaptations. We suggest the city department of education create a program of awareness for canteens employees, intervening with information related to the changes on the menu during the preparations of the meals, so that there is no loss of the nutritional value of the meals. Key words: school meals, menu, National School Nutrition Program. AISI/HCI2012-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedAvaliado pelos paresArtigo Originalapplication/pdfhttps://portalrcs.hcitajuba.org.br/index.php/rcsfmit_zero/article/view/12510.21876/rcsfmit.v2i4.125Revista Ciências em Saúde; v. 2 n. 4 (2012): Outubro a Dezembro de 2012; 15-22Health Sciences Journal; Vol 2 No 4 (2012): Outubro a Dezembro de 2012; 15-222236-378510.21876/rcsfmit.v2i4reponame:Revista Ciências em Saúdeinstname:Hospital de Clínicas de Itajubáinstacron:HCIporhttps://portalrcs.hcitajuba.org.br/index.php/rcsfmit_zero/article/view/125/116Copyright (c) 2019 REVISTA CIÊNCIAS EM SAÚDEinfo:eu-repo/semantics/openAccessToledo, Luiz Antonio FreireCosta, Rejane Halis MenezesPires, Luis Henrique ZagoBissoli, Marcos Coelho2020-04-17T00:40:49Zoai:ojs.portalrcs.hcitajuba.org.br:article/125Revistahttps://portalrcs.hcitajuba.org.br/index.php/rcsfmit_zeroPUBhttps://portalrcs.hcitajuba.org.br/index.php/rcsfmit_zero/oaircs@hcitajuba.org.br||rcsfmit@medicinaitajuba.com.br2236-37852236-3785opendoar:2020-04-17T00:40:49Revista Ciências em Saúde - Hospital de Clínicas de Itajubáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação e Comparação do Cumprimento dos Cardápios da Merenda Escolar em uma Escola da Rede Pública Municipal de Ensino/Valuation and Comparison to do the Menu of the School Dinner in a Municipal Teaching Public System School |
title |
Avaliação e Comparação do Cumprimento dos Cardápios da Merenda Escolar em uma Escola da Rede Pública Municipal de Ensino/Valuation and Comparison to do the Menu of the School Dinner in a Municipal Teaching Public System School |
spellingShingle |
Avaliação e Comparação do Cumprimento dos Cardápios da Merenda Escolar em uma Escola da Rede Pública Municipal de Ensino/Valuation and Comparison to do the Menu of the School Dinner in a Municipal Teaching Public System School Toledo, Luiz Antonio Freire |
title_short |
Avaliação e Comparação do Cumprimento dos Cardápios da Merenda Escolar em uma Escola da Rede Pública Municipal de Ensino/Valuation and Comparison to do the Menu of the School Dinner in a Municipal Teaching Public System School |
title_full |
Avaliação e Comparação do Cumprimento dos Cardápios da Merenda Escolar em uma Escola da Rede Pública Municipal de Ensino/Valuation and Comparison to do the Menu of the School Dinner in a Municipal Teaching Public System School |
title_fullStr |
Avaliação e Comparação do Cumprimento dos Cardápios da Merenda Escolar em uma Escola da Rede Pública Municipal de Ensino/Valuation and Comparison to do the Menu of the School Dinner in a Municipal Teaching Public System School |
title_full_unstemmed |
Avaliação e Comparação do Cumprimento dos Cardápios da Merenda Escolar em uma Escola da Rede Pública Municipal de Ensino/Valuation and Comparison to do the Menu of the School Dinner in a Municipal Teaching Public System School |
title_sort |
Avaliação e Comparação do Cumprimento dos Cardápios da Merenda Escolar em uma Escola da Rede Pública Municipal de Ensino/Valuation and Comparison to do the Menu of the School Dinner in a Municipal Teaching Public System School |
author |
Toledo, Luiz Antonio Freire |
author_facet |
Toledo, Luiz Antonio Freire Costa, Rejane Halis Menezes Pires, Luis Henrique Zago Bissoli, Marcos Coelho |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Rejane Halis Menezes Pires, Luis Henrique Zago Bissoli, Marcos Coelho |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Toledo, Luiz Antonio Freire Costa, Rejane Halis Menezes Pires, Luis Henrique Zago Bissoli, Marcos Coelho |
description |
Objetivo: O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é um programa social do Governo Federal, que objetiva oferecer refeições capazes de cobrirem de 15% a 30% das necessidades nutricionais dos estudantes do ensino público fundamental. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar e comparar o cumprimento do cardápio da merenda escolar de uma escola municipal da cidade de Itajubá-MG, verificando sua utilidade e aplicabilidade. Materiais e Métodos: Foi coletado o cardápio mensal da merenda junto à Secretaria de Educação e feito o acompanhamento das preparações servidas na cantina da instituição, durante o período de 14 dias letivos, possibilitando verificar o cumprimento destes. Resultados: Do cardápio estipulado, 78% foi cumprido, e 22% foi alterado e adaptado. As observações de mudança de cardápio feitas durante o estudo refletem no valor nutricional dos alimentos, contribuindo para o não fornecimento dos nutrientes e das quantidades adequadas, de acordo com a porcentagem de calorias e proteínas recomendadas, comprometendo os objetivos do PNAE. Conclusão: O cardápio da merenda escolar da instituição estudada não foi cumprido em sua totalidade sofrendo alterações e adaptações. Sugerimos à secretaria municipal de educação à criação de um programa de conscientização para cantineiras, intervindo com informações relacionadas à mudança do cardápio durante as preparações, para que não haja comprometimento do valor nutricional. Palavras chave: Merenda escolar, cardápio, Programa Nacional de Alimentação Escolar ABSTRACTObjective: The National School Nutrition Program (PNAE) is a social program of the Federal Government, which aims to offer meals capable of covering 15% to 30% of the nutritional needs of primary school students. Therefore, the objective of this study was to evaluate and compare the compliance of the school lunch menu of a public school in the city of Itajubá-MG, verifying its usefulness and applicability. Materials and Methods: the monthly menu was collected from the City Department of Education and we accompanied the preparations of the meals served in the canteen of the institution during the period of 14 days, making it also possible to verify the number of meals. Results: From the stipulated menu 78% was achieved, and 22% changed and adapted. The menu changes made during the study reflect negatively on the nutritional value of foods, contributing to the no provision of adequate amounts of nutrients and, according to the percentage of recommended calories and proteins, compromising the objectives of the Program. Conclusion: The menu studied in the institution was not fulfilled in its totality, suffering changes and adaptations. We suggest the city department of education create a program of awareness for canteens employees, intervening with information related to the changes on the menu during the preparations of the meals, so that there is no loss of the nutritional value of the meals. Key words: school meals, menu, National School Nutrition Program. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-10-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Avaliado pelos pares Artigo Original |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalrcs.hcitajuba.org.br/index.php/rcsfmit_zero/article/view/125 10.21876/rcsfmit.v2i4.125 |
url |
https://portalrcs.hcitajuba.org.br/index.php/rcsfmit_zero/article/view/125 |
identifier_str_mv |
10.21876/rcsfmit.v2i4.125 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalrcs.hcitajuba.org.br/index.php/rcsfmit_zero/article/view/125/116 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 REVISTA CIÊNCIAS EM SAÚDE info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 REVISTA CIÊNCIAS EM SAÚDE |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
AISI/HCI |
publisher.none.fl_str_mv |
AISI/HCI |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Ciências em Saúde; v. 2 n. 4 (2012): Outubro a Dezembro de 2012; 15-22 Health Sciences Journal; Vol 2 No 4 (2012): Outubro a Dezembro de 2012; 15-22 2236-3785 10.21876/rcsfmit.v2i4 reponame:Revista Ciências em Saúde instname:Hospital de Clínicas de Itajubá instacron:HCI |
instname_str |
Hospital de Clínicas de Itajubá |
instacron_str |
HCI |
institution |
HCI |
reponame_str |
Revista Ciências em Saúde |
collection |
Revista Ciências em Saúde |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ciências em Saúde - Hospital de Clínicas de Itajubá |
repository.mail.fl_str_mv |
rcs@hcitajuba.org.br||rcsfmit@medicinaitajuba.com.br |
_version_ |
1797068961103216640 |