Expansão Internacional para a China e seu Reflexo no Ajustamento Internacional do Executivo Brasileiro Expatriado
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE |
Texto Completo: | https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15067 |
Resumo: | A busca estratégica por locais com maior vantagem de localização para o desenvolvimento das atividades fez com que algumas empresas do setor calçadista vislumbrassem na China um local favorável para fixação de fábricas e escritórios comerciais. A transferência das atividades para o território estrangeiro possibilita os benefícios inerentes à proximidade com o país escolhido, mas coloca em evidência o desafio de eleger, preparar as pessoas adequadas para a atuação internacional, além de realizar o acompanhamento do desenvolvimento do trabalho dos selecionados no exterior. Sabendo-se que o desempenho da empresa no exterior é influenciado pelo desempenho do indivíduo expatriado e que quanto maior for a diferença da cultura do país de origem com o país em que o indivíduo fixará domicílio, mais difícil é o ajustamento internacional do indivíduo, objetivou-se verificar empiricamente esta questão. Por meio do modelo de Black, Mendehall e Oddou (1991), foram exploradas as percepções de onze executivos brasileiros do ramo calçadista que com a expansão internacional passaram a trabalhar na China. Entre outras constatações, percebeu-se a ausência de orientações prévias vindas da empresa ao expatriado, o empecilho da distância psíquica no ajustamento do indivíduo e a postura reativa dos brasileiros como forma de se ajustar ao meio.DOI:10.5585/riae.v10i3.1768 |
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Expansão Internacional para a China e seu Reflexo no Ajustamento Internacional do Executivo Brasileiro ExpatriadoESTRATEGIA DE INTERNACIONALIZACIÓN PARA CHINA Y SU REFLEJO EN EL AJUSTE INTERCULTURAL DEL INDIVIDUO BRASILEÑO EXPATRIADOBrazilian Internationalization Strategies for China and Their Reflections in the Intercultural Adjustment of the Brazilian Expatriate IndividualAjustamento Intercultural; China; Expansão Internacional; Expatriado.Ventaja de Localización; China; Expatriado; Ajuste.Location Advantage; China; Expatriate; Adjustment.A busca estratégica por locais com maior vantagem de localização para o desenvolvimento das atividades fez com que algumas empresas do setor calçadista vislumbrassem na China um local favorável para fixação de fábricas e escritórios comerciais. A transferência das atividades para o território estrangeiro possibilita os benefícios inerentes à proximidade com o país escolhido, mas coloca em evidência o desafio de eleger, preparar as pessoas adequadas para a atuação internacional, além de realizar o acompanhamento do desenvolvimento do trabalho dos selecionados no exterior. Sabendo-se que o desempenho da empresa no exterior é influenciado pelo desempenho do indivíduo expatriado e que quanto maior for a diferença da cultura do país de origem com o país em que o indivíduo fixará domicílio, mais difícil é o ajustamento internacional do indivíduo, objetivou-se verificar empiricamente esta questão. Por meio do modelo de Black, Mendehall e Oddou (1991), foram exploradas as percepções de onze executivos brasileiros do ramo calçadista que com a expansão internacional passaram a trabalhar na China. Entre outras constatações, percebeu-se a ausência de orientações prévias vindas da empresa ao expatriado, o empecilho da distância psíquica no ajustamento do indivíduo e a postura reativa dos brasileiros como forma de se ajustar ao meio.DOI:10.5585/riae.v10i3.1768La búsqueda estratégica por locales con mayor ventaja de localización para el desarrollo de las actividades hizo que algunas empresas del sector de calzados vislumbrasen en China un lugar favorable para fijar sus fábricas y oficinas comerciales. La transferencia de las actividades para el territorio extranjero posibilita los beneficios inherentes a la proximidad con el país escogido, pero pone en evidencia el desafío de elegir, preparar a las personas adecuadas para la actuación internacional y realizar la supervisión del desarrollo del trabajo de los seleccionados en el exterior. Dado que el desempeño de la empresa en el exterior es influenciado por el desempeño del individuo expatriado y que cuanto mayor sea la diferencia de la cultura vivida en el país de origen con el país en que el individuo fijará domicilio, menor será el confort psicológico del expatriado, se tuvo como objetivo verificar el reflejo de la internacionalización para China en el ajuste intercultural del individuo expatriado, por medio del modelo de Black, Mendehall y Oddou (1991). Entre las principales conclusiones, se notó la ausencia de orientaciones previas llegadas de la empresa al expatriado, la dificultad de la distancia psíquica en el ajuste del individuo y la postura reactiva de los brasileños como forma de ajustarse al medio.The search for sites with greater strategic location advantage for the development of activities means that for some companies in the footwear sector, China represents a favorable site for the establishment of factories and commercial offices. The transfer of activities to foreign territory accords the inherent benefits of proximity to the chosen country, but highlights the challenges of choosing and preparing people for appropriate international action and following up on the development of selected work abroad. Business performance abroad is influenced by the performance of the individual expatriate, and the greater the difference of culture experienced between the country of origin and the country to which the individual will relocate, the lower the psychological comfort of the expatriate. Knowing this, this study’s objective was to check the reflection of the internationalization of China in the individual expatriate intercultural adjustment, through the Black model, Mendehall and Oddou (1991). Among other findings, researchers noted the absence of advance directives coming from the expatriate company, the obstacle of psychic distance in the adjustment of the individual, and the reactive posture of Brazilians as a way of adjusting to the circumstance.Universidade Nove de Julho - UNINOVE2011-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/1506710.5585/ijsm.v10i3.1768Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 10, No 3 (2011): RIAE v10n3; 22-48Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 10, No 3 (2011): RIAE v10n3; 22-482176-0756reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAEinstname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)instacron:RIEOEIporhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15067/7276Copyright (c) 2011 Iberoamerican Journal of Strategic Managementhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarpes, AletéiaScherer, FlaviaDiniz, DanielBeuron, Thiago Antonio2019-09-20T13:32:01Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/15067Revistahttps://periodicos.uninove.br/riaePRIhttps://periodicos.uninove.br/riae/oai||bennycosta@yahoo.com.br2176-07562176-0756opendoar:2019-09-20T13:32:01Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)false |
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