Orientação empreendedora e as cervejarias artesanais de Belo Horizonte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coimbra, Ian Porto
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Borges, Alex Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
Texto Completo: https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/20638
Resumo: Objetivo do estudo: Compreender a orientação empreendedora de cervejarias artesanais situadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Especificamente, objetiva-se caracterizar a trajetória histórica de criação e desenvolvimento das cervejarias artesanais estudadas; e identificar a formação da orientação empreendedora em cada caso pesquisado, levando em consideração as categorias teóricas pertinentes à referida abordagem.Metodologia/abordagem: Estudo de casos múltiplos com cervejarias da região. Foram realizadas quatro entrevistas com empreendedores seguidas por uma análise de conteúdo, além da triangulação de dados com observação passiva das empresas estudadas e análise documental.Originalidade/Relevância: O estudo aborda a orientação empreendedora com um foco regional dentro de um setor que está em crescimento e ainda é pouco estudado sob a ótica do empreendedorismo.Principais resultados: Devido à competitividade local as empresas investigadas apresentaram uma composição das dimensões da orientação empreendedora com a predominância da proatividade, seguida pela inovação, e um nível menor de assunção de riscos.Contribuições teóricas/metodológicas: Ao explorar o enfoque da regionalidade como um recurso metodológico, possibilitou o acesso a diferentes dinâmicas estratégicas e empreendedoras das organizações estudadas, ressaltando tanto semelhanças como diferenças em termos de orientação empreendedora em uma perspectiva regional.
id RIEOEI-1_46ec90adeb82e4c1bdb98fcc882823b6
oai_identifier_str oai:https://periodicos.uninove.br:article/20638
network_acronym_str RIEOEI-1
network_name_str Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
repository_id_str
spelling Orientação empreendedora e as cervejarias artesanais de Belo HorizonteEntrepreneurial orientation and Belo Horizonte craft breweries abstractOrientación emprendedora y cervecerías artesanales de Belo HorizonteAdministração de Empresas;EmpreendedorismoEmpreendedorismo; Orientação empreendedora; Cervejarias artesanais; Regionalidade.Entrepreneurship; Entrepreneurial orientation; Regionality; Craft breweries.Orientación emprendedora; Proactividad; Innovación; Cervecerías artesanales.Objetivo do estudo: Compreender a orientação empreendedora de cervejarias artesanais situadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Especificamente, objetiva-se caracterizar a trajetória histórica de criação e desenvolvimento das cervejarias artesanais estudadas; e identificar a formação da orientação empreendedora em cada caso pesquisado, levando em consideração as categorias teóricas pertinentes à referida abordagem.Metodologia/abordagem: Estudo de casos múltiplos com cervejarias da região. Foram realizadas quatro entrevistas com empreendedores seguidas por uma análise de conteúdo, além da triangulação de dados com observação passiva das empresas estudadas e análise documental.Originalidade/Relevância: O estudo aborda a orientação empreendedora com um foco regional dentro de um setor que está em crescimento e ainda é pouco estudado sob a ótica do empreendedorismo.Principais resultados: Devido à competitividade local as empresas investigadas apresentaram uma composição das dimensões da orientação empreendedora com a predominância da proatividade, seguida pela inovação, e um nível menor de assunção de riscos.Contribuições teóricas/metodológicas: Ao explorar o enfoque da regionalidade como um recurso metodológico, possibilitou o acesso a diferentes dinâmicas estratégicas e empreendedoras das organizações estudadas, ressaltando tanto semelhanças como diferenças em termos de orientação empreendedora em uma perspectiva regional.Objective: To understand the entrepreneurial orientation of Craft breweries located at Belo Horizonte Metro area. Specifically, this study focused on characterizing the historical trajectory of the creation and development of the studied Craft breweries; and on identifying the composition of the entrepreneurial orientation of each studied case, taking into consideration the theoretical categories related to this approach.Method/Approach: Multiple case studies with breweries from the region of Belo Horizonte. Four interviews were carried out followed by a content analysis, besides a data triangulation with observation of the companies and a document analysis.Originality/Relevance: The study approaches the entrepreneurial orientation with a regional focus of on an industry that presents economic growth and is still poorly studied with an entrepreneurship theory basis.Results: Due to the local competition, the companies investigated in the research presented a predominance of proactivity, followed by innovation, and, in a lesser level, risky taking.Theoretical Contribution: Exploring the focus on regionality as a methodological resource, allowed the researchers to access different strategic dynamics of the studied companies, highlighting similarities and differences in terms of entrepreneurial orientation from a regional perspective.Objetivo: Comprender la orientación emprendedora de cervecerías artesanales de la región metropolitana de Belo Horizonte. Específicamente, este estudio se centra en caracterizar la trayectoria de creación y desarrollo de las cervecerías estudiadas; y en identificar la composición de la orientación emprendedora de cada caso estudiado, considerando las categorías teóricas relacionadas con ese abordaje.Método: Casos de estudios múltiplos de cervecerías artesanales de la región de Belo Horizonte. Cuatro entrevistas fueron realizadas, seguidas de análisis de contenido, y triangulación de datos con una observación pasiva de las empresas y análisis documental.Originalidad/Relevancia: El estudio se centra en la orientación emprendedora con un foco en una industria que presenta un crecimiento y que, todavía, no tiene estudios con teorías de espíritu emprendedor.Resultados: Debido a la competición local las empresas estudiadas presentaron una predominancia de la proactividad, seguida por la innovación, y por la asunción de riesgo, en un nivel menor.Aporte Teórico: Explorar el énfasis en la regionalidad como un recurso metodológico, posibilitó acceder diferentes dinámicas estratégicas de las empresas estudiadas, resaltando similitudes y diferencias en términos de la orientación emprendedora con un punto de vista regional.Universidade Nove de Julho - UNINOVECoimbra, Ian PortoBorges, Alex Fernando2022-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/2063810.5585/riae.v21i1.20638Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 21, No 1 (2022): Continuous flow; e20638Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 21, No 1 (2022): Continuous flow; e206382176-0756reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAEinstname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)instacron:RIEOEIengporhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/20638/9826https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/20638/9827Copyright (c) 2022 Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-31T19:04:07Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/20638Revistahttps://periodicos.uninove.br/riaePRIhttps://periodicos.uninove.br/riae/oai||bennycosta@yahoo.com.br2176-07562176-0756opendoar:2022-10-31T19:04:07Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)false
dc.title.none.fl_str_mv Orientação empreendedora e as cervejarias artesanais de Belo Horizonte
Entrepreneurial orientation and Belo Horizonte craft breweries abstract
Orientación emprendedora y cervecerías artesanales de Belo Horizonte
title Orientação empreendedora e as cervejarias artesanais de Belo Horizonte
spellingShingle Orientação empreendedora e as cervejarias artesanais de Belo Horizonte
Coimbra, Ian Porto
Administração de Empresas;Empreendedorismo
Empreendedorismo; Orientação empreendedora; Cervejarias artesanais; Regionalidade.
Entrepreneurship; Entrepreneurial orientation; Regionality; Craft breweries.
Orientación emprendedora; Proactividad; Innovación; Cervecerías artesanales.
title_short Orientação empreendedora e as cervejarias artesanais de Belo Horizonte
title_full Orientação empreendedora e as cervejarias artesanais de Belo Horizonte
title_fullStr Orientação empreendedora e as cervejarias artesanais de Belo Horizonte
title_full_unstemmed Orientação empreendedora e as cervejarias artesanais de Belo Horizonte
title_sort Orientação empreendedora e as cervejarias artesanais de Belo Horizonte
author Coimbra, Ian Porto
author_facet Coimbra, Ian Porto
Borges, Alex Fernando
author_role author
author2 Borges, Alex Fernando
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Coimbra, Ian Porto
Borges, Alex Fernando
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Administração de Empresas;Empreendedorismo
Empreendedorismo; Orientação empreendedora; Cervejarias artesanais; Regionalidade.
Entrepreneurship; Entrepreneurial orientation; Regionality; Craft breweries.
Orientación emprendedora; Proactividad; Innovación; Cervecerías artesanales.
topic Administração de Empresas;Empreendedorismo
Empreendedorismo; Orientação empreendedora; Cervejarias artesanais; Regionalidade.
Entrepreneurship; Entrepreneurial orientation; Regionality; Craft breweries.
Orientación emprendedora; Proactividad; Innovación; Cervecerías artesanales.
description Objetivo do estudo: Compreender a orientação empreendedora de cervejarias artesanais situadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Especificamente, objetiva-se caracterizar a trajetória histórica de criação e desenvolvimento das cervejarias artesanais estudadas; e identificar a formação da orientação empreendedora em cada caso pesquisado, levando em consideração as categorias teóricas pertinentes à referida abordagem.Metodologia/abordagem: Estudo de casos múltiplos com cervejarias da região. Foram realizadas quatro entrevistas com empreendedores seguidas por uma análise de conteúdo, além da triangulação de dados com observação passiva das empresas estudadas e análise documental.Originalidade/Relevância: O estudo aborda a orientação empreendedora com um foco regional dentro de um setor que está em crescimento e ainda é pouco estudado sob a ótica do empreendedorismo.Principais resultados: Devido à competitividade local as empresas investigadas apresentaram uma composição das dimensões da orientação empreendedora com a predominância da proatividade, seguida pela inovação, e um nível menor de assunção de riscos.Contribuições teóricas/metodológicas: Ao explorar o enfoque da regionalidade como um recurso metodológico, possibilitou o acesso a diferentes dinâmicas estratégicas e empreendedoras das organizações estudadas, ressaltando tanto semelhanças como diferenças em termos de orientação empreendedora em uma perspectiva regional.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-07
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/20638
10.5585/riae.v21i1.20638
url https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/20638
identifier_str_mv 10.5585/riae.v21i1.20638
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/20638/9826
https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/20638/9827
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho - UNINOVE
publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho - UNINOVE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 21, No 1 (2022): Continuous flow; e20638
Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 21, No 1 (2022): Continuous flow; e20638
2176-0756
reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
instname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
instacron:RIEOEI
instname_str Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
instacron_str RIEOEI
institution RIEOEI
reponame_str Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
collection Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
repository.mail.fl_str_mv ||bennycosta@yahoo.com.br
_version_ 1799138726750715904