“Caminante, no hay camino, se hace camino al andar”: a study on the construction of meanings in strategy

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Biselli, Fábio Figueiredo
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Tonelli, Maria José, Silva, André Luis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
Texto Completo: https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15604
Resumo: Este estudo sugere o construcionismo social como abordagem metodológica útil na compreensão da estratégia enquanto uma prática social. Para esse propósito, são apresentados os resultados da análise de entrevistas conduzidas com proprietários, sócios de empresas e executivos, sobre os sentidos atribuídos às práticas de estratégia em suas organizações. O objetivo foi investigar como praticantes da estratégia constrõem o entendimento sobre o que é estratégia, sobre como ela é criada nas organizações, e sobre quem são os envolvidos nesta criação. Os resultados mostraram uma diversidade de entendimentos para os temas “o que é estratégia” e “como a estratégia é criada”. Concluiu-se que a valorização social da palavra estratégia foi um fator decisivo para sua difusão, especialmente entre pequenas empresas, pois o uso da palavra estratégia legitima os membros de uma organização a demonstrarem que atuam como bons gestores e dá sentido a ações que sempre existiram no espaço organizacional.
id RIEOEI-1_57bc6ab2b9f3dacbb5227c388425a6e4
oai_identifier_str oai:https://periodicos.uninove.br:article/15604
network_acronym_str RIEOEI-1
network_name_str Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
repository_id_str
spelling “Caminante, no hay camino, se hace camino al andar”: a study on the construction of meanings in strategy“Caminante, no hay camino, se hace camino al andar”: um estudo sobre a construção de sentidos em estratégiaEstratégiaEstratégia como prática; Construcionismo social; Sentidos em estratégia.Este estudo sugere o construcionismo social como abordagem metodológica útil na compreensão da estratégia enquanto uma prática social. Para esse propósito, são apresentados os resultados da análise de entrevistas conduzidas com proprietários, sócios de empresas e executivos, sobre os sentidos atribuídos às práticas de estratégia em suas organizações. O objetivo foi investigar como praticantes da estratégia constrõem o entendimento sobre o que é estratégia, sobre como ela é criada nas organizações, e sobre quem são os envolvidos nesta criação. Os resultados mostraram uma diversidade de entendimentos para os temas “o que é estratégia” e “como a estratégia é criada”. Concluiu-se que a valorização social da palavra estratégia foi um fator decisivo para sua difusão, especialmente entre pequenas empresas, pois o uso da palavra estratégia legitima os membros de uma organização a demonstrarem que atuam como bons gestores e dá sentido a ações que sempre existiram no espaço organizacional.This study suggests the social construcionism approach as useful methodological approach to comprehend strategy as a social practice. For this purpose the results of interviews conducted with owners, business partners and executives are presented regarding the meanings attributed to the practice of strategy in their organizations. The aim was investigate how strategic practitioners build strategic understanding of what strategy is, how it is created in organizations and who are involved in its creation. We develop depth interviews with 23 executives/business owners who work with the strategy in their professional life. Interpreting their linguistic repertoires, through the methodological approach of social constructionism, the results showed a diversity of understandings for the themes “what is strategy” and “how the strategy is created”. The study concluded that the social value of the word strategy was one factor in its spread, especially among small businesses, because the use of the word strategy legitimates the members of an organization to demonstrate that they act as good managers and gives meaning to actions that have always existed in the organizational space.Universidade Nove de Julho - UNINOVE2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/1560410.5585/ijsm.v14i4.2243Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 14, No 4 (2015): October/December; 07-23Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 14, No 4 (2015): October/December; 07-232176-0756reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAEinstname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)instacron:RIEOEIporhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15604/7617Copyright (c) 2015 Iberoamerican Journal of Strategic Managementhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBiselli, Fábio FigueiredoTonelli, Maria JoséSilva, André Luis2019-09-26T18:04:04Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/15604Revistahttps://periodicos.uninove.br/riaePRIhttps://periodicos.uninove.br/riae/oai||bennycosta@yahoo.com.br2176-07562176-0756opendoar:2019-09-26T18:04:04Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)false
dc.title.none.fl_str_mv “Caminante, no hay camino, se hace camino al andar”: a study on the construction of meanings in strategy
“Caminante, no hay camino, se hace camino al andar”: um estudo sobre a construção de sentidos em estratégia
title “Caminante, no hay camino, se hace camino al andar”: a study on the construction of meanings in strategy
spellingShingle “Caminante, no hay camino, se hace camino al andar”: a study on the construction of meanings in strategy
Biselli, Fábio Figueiredo
Estratégia
Estratégia como prática; Construcionismo social; Sentidos em estratégia.
title_short “Caminante, no hay camino, se hace camino al andar”: a study on the construction of meanings in strategy
title_full “Caminante, no hay camino, se hace camino al andar”: a study on the construction of meanings in strategy
title_fullStr “Caminante, no hay camino, se hace camino al andar”: a study on the construction of meanings in strategy
title_full_unstemmed “Caminante, no hay camino, se hace camino al andar”: a study on the construction of meanings in strategy
title_sort “Caminante, no hay camino, se hace camino al andar”: a study on the construction of meanings in strategy
author Biselli, Fábio Figueiredo
author_facet Biselli, Fábio Figueiredo
Tonelli, Maria José
Silva, André Luis
author_role author
author2 Tonelli, Maria José
Silva, André Luis
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Biselli, Fábio Figueiredo
Tonelli, Maria José
Silva, André Luis
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia
Estratégia como prática; Construcionismo social; Sentidos em estratégia.
topic Estratégia
Estratégia como prática; Construcionismo social; Sentidos em estratégia.
description Este estudo sugere o construcionismo social como abordagem metodológica útil na compreensão da estratégia enquanto uma prática social. Para esse propósito, são apresentados os resultados da análise de entrevistas conduzidas com proprietários, sócios de empresas e executivos, sobre os sentidos atribuídos às práticas de estratégia em suas organizações. O objetivo foi investigar como praticantes da estratégia constrõem o entendimento sobre o que é estratégia, sobre como ela é criada nas organizações, e sobre quem são os envolvidos nesta criação. Os resultados mostraram uma diversidade de entendimentos para os temas “o que é estratégia” e “como a estratégia é criada”. Concluiu-se que a valorização social da palavra estratégia foi um fator decisivo para sua difusão, especialmente entre pequenas empresas, pois o uso da palavra estratégia legitima os membros de uma organização a demonstrarem que atuam como bons gestores e dá sentido a ações que sempre existiram no espaço organizacional.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-01
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15604
10.5585/ijsm.v14i4.2243
url https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15604
identifier_str_mv 10.5585/ijsm.v14i4.2243
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15604/7617
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Iberoamerican Journal of Strategic Management
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Iberoamerican Journal of Strategic Management
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho - UNINOVE
publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho - UNINOVE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 14, No 4 (2015): October/December; 07-23
Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 14, No 4 (2015): October/December; 07-23
2176-0756
reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
instname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
instacron:RIEOEI
instname_str Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
instacron_str RIEOEI
institution RIEOEI
reponame_str Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
collection Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
repository.mail.fl_str_mv ||bennycosta@yahoo.com.br
_version_ 1799138725308923904