“Caminante, no hay camino, se hace camino al andar”: a study on the construction of meanings in strategy
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE |
Texto Completo: | https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15604 |
Resumo: | Este estudo sugere o construcionismo social como abordagem metodológica útil na compreensão da estratégia enquanto uma prática social. Para esse propósito, são apresentados os resultados da análise de entrevistas conduzidas com proprietários, sócios de empresas e executivos, sobre os sentidos atribuídos às práticas de estratégia em suas organizações. O objetivo foi investigar como praticantes da estratégia constrõem o entendimento sobre o que é estratégia, sobre como ela é criada nas organizações, e sobre quem são os envolvidos nesta criação. Os resultados mostraram uma diversidade de entendimentos para os temas “o que é estratégia” e “como a estratégia é criada”. Concluiu-se que a valorização social da palavra estratégia foi um fator decisivo para sua difusão, especialmente entre pequenas empresas, pois o uso da palavra estratégia legitima os membros de uma organização a demonstrarem que atuam como bons gestores e dá sentido a ações que sempre existiram no espaço organizacional. |
id |
RIEOEI-1_57bc6ab2b9f3dacbb5227c388425a6e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://periodicos.uninove.br:article/15604 |
network_acronym_str |
RIEOEI-1 |
network_name_str |
Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE |
repository_id_str |
|
spelling |
“Caminante, no hay camino, se hace camino al andar”: a study on the construction of meanings in strategy“Caminante, no hay camino, se hace camino al andar”: um estudo sobre a construção de sentidos em estratégiaEstratégiaEstratégia como prática; Construcionismo social; Sentidos em estratégia.Este estudo sugere o construcionismo social como abordagem metodológica útil na compreensão da estratégia enquanto uma prática social. Para esse propósito, são apresentados os resultados da análise de entrevistas conduzidas com proprietários, sócios de empresas e executivos, sobre os sentidos atribuídos às práticas de estratégia em suas organizações. O objetivo foi investigar como praticantes da estratégia constrõem o entendimento sobre o que é estratégia, sobre como ela é criada nas organizações, e sobre quem são os envolvidos nesta criação. Os resultados mostraram uma diversidade de entendimentos para os temas “o que é estratégia” e “como a estratégia é criada”. Concluiu-se que a valorização social da palavra estratégia foi um fator decisivo para sua difusão, especialmente entre pequenas empresas, pois o uso da palavra estratégia legitima os membros de uma organização a demonstrarem que atuam como bons gestores e dá sentido a ações que sempre existiram no espaço organizacional.This study suggests the social construcionism approach as useful methodological approach to comprehend strategy as a social practice. For this purpose the results of interviews conducted with owners, business partners and executives are presented regarding the meanings attributed to the practice of strategy in their organizations. The aim was investigate how strategic practitioners build strategic understanding of what strategy is, how it is created in organizations and who are involved in its creation. We develop depth interviews with 23 executives/business owners who work with the strategy in their professional life. Interpreting their linguistic repertoires, through the methodological approach of social constructionism, the results showed a diversity of understandings for the themes “what is strategy” and “how the strategy is created”. The study concluded that the social value of the word strategy was one factor in its spread, especially among small businesses, because the use of the word strategy legitimates the members of an organization to demonstrate that they act as good managers and gives meaning to actions that have always existed in the organizational space.Universidade Nove de Julho - UNINOVE2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/1560410.5585/ijsm.v14i4.2243Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 14, No 4 (2015): October/December; 07-23Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 14, No 4 (2015): October/December; 07-232176-0756reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAEinstname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)instacron:RIEOEIporhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15604/7617Copyright (c) 2015 Iberoamerican Journal of Strategic Managementhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBiselli, Fábio FigueiredoTonelli, Maria JoséSilva, André Luis2019-09-26T18:04:04Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/15604Revistahttps://periodicos.uninove.br/riaePRIhttps://periodicos.uninove.br/riae/oai||bennycosta@yahoo.com.br2176-07562176-0756opendoar:2019-09-26T18:04:04Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Caminante, no hay camino, se hace camino al andar”: a study on the construction of meanings in strategy “Caminante, no hay camino, se hace camino al andar”: um estudo sobre a construção de sentidos em estratégia |
title |
“Caminante, no hay camino, se hace camino al andar”: a study on the construction of meanings in strategy |
spellingShingle |
“Caminante, no hay camino, se hace camino al andar”: a study on the construction of meanings in strategy Biselli, Fábio Figueiredo Estratégia Estratégia como prática; Construcionismo social; Sentidos em estratégia. |
title_short |
“Caminante, no hay camino, se hace camino al andar”: a study on the construction of meanings in strategy |
title_full |
“Caminante, no hay camino, se hace camino al andar”: a study on the construction of meanings in strategy |
title_fullStr |
“Caminante, no hay camino, se hace camino al andar”: a study on the construction of meanings in strategy |
title_full_unstemmed |
“Caminante, no hay camino, se hace camino al andar”: a study on the construction of meanings in strategy |
title_sort |
“Caminante, no hay camino, se hace camino al andar”: a study on the construction of meanings in strategy |
author |
Biselli, Fábio Figueiredo |
author_facet |
Biselli, Fábio Figueiredo Tonelli, Maria José Silva, André Luis |
author_role |
author |
author2 |
Tonelli, Maria José Silva, André Luis |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Biselli, Fábio Figueiredo Tonelli, Maria José Silva, André Luis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégia Estratégia como prática; Construcionismo social; Sentidos em estratégia. |
topic |
Estratégia Estratégia como prática; Construcionismo social; Sentidos em estratégia. |
description |
Este estudo sugere o construcionismo social como abordagem metodológica útil na compreensão da estratégia enquanto uma prática social. Para esse propósito, são apresentados os resultados da análise de entrevistas conduzidas com proprietários, sócios de empresas e executivos, sobre os sentidos atribuídos às práticas de estratégia em suas organizações. O objetivo foi investigar como praticantes da estratégia constrõem o entendimento sobre o que é estratégia, sobre como ela é criada nas organizações, e sobre quem são os envolvidos nesta criação. Os resultados mostraram uma diversidade de entendimentos para os temas “o que é estratégia” e “como a estratégia é criada”. Concluiu-se que a valorização social da palavra estratégia foi um fator decisivo para sua difusão, especialmente entre pequenas empresas, pois o uso da palavra estratégia legitima os membros de uma organização a demonstrarem que atuam como bons gestores e dá sentido a ações que sempre existiram no espaço organizacional. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15604 10.5585/ijsm.v14i4.2243 |
url |
https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15604 |
identifier_str_mv |
10.5585/ijsm.v14i4.2243 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15604/7617 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Iberoamerican Journal of Strategic Management https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Iberoamerican Journal of Strategic Management https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nove de Julho - UNINOVE |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nove de Julho - UNINOVE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 14, No 4 (2015): October/December; 07-23 Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 14, No 4 (2015): October/December; 07-23 2176-0756 reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE instname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) instacron:RIEOEI |
instname_str |
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) |
instacron_str |
RIEOEI |
institution |
RIEOEI |
reponame_str |
Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE |
collection |
Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) |
repository.mail.fl_str_mv |
||bennycosta@yahoo.com.br |
_version_ |
1799138725308923904 |