Motivadores da imersão em redes e abordagens empreendedoras causal e effectual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE |
Texto Completo: | https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/17574 |
Resumo: | Objetivo do estudo: Descrever possíveis efeitos distintos entre as lógicas Causation e Effectuation na percepção de fatores que motivam a participação de empreendedores em redes.Metodologia/abordagem: A pesquisa foi quantitativa, descritiva, com amostra não probabilística por acessibilidade. Os dados foram submetidos à análise fatorial e ANOVA.Originalidade/Relevância: São escassos os estudos que associam a imersão dos empreendedores em redes à ação empreendedora com base em diferentes lógicas: ação causal, que enfatiza a seleção de meios para a criação do efeito desejado e a ação effectual, que enfatiza possíveis efeitos a serem criados com os meios disponíveis.Principais resultados: Os resultados mostraram que há diferenças significativas entre estilos de ação empreendedora causal e effectual e fatores que motivam a participação em redes. As lógicas causal e effectual não se mostraram excludentes, entretanto, a intensidade de cada uma apresentou diferenças quanto aos fatores que motivam empreendedores à participação em redes. A pesquisa mostrou que empreendedores orientados pela ação causal ou effectual foram motivados a participar em redes, focando principalmente em expectativas de benefícios para as empresas.Contribuições teóricas/metodológicas: A contribuição aplica-se tanto ao estudo de redes, como também do empreendedorismo, por evidenciar possíveis diferenças entre os fatores que motivam a inserção em redes por empreendedores orientados pelo pensamento causal e empreendedores orientados pelo pensamento effectual. Além disso, o estudo explorou o efeito de diferentes variáveis de controle sobre a percepção de vantagens para imersão em redes e identificou que elas não exerceram influência. |
id |
RIEOEI-1_604c832a7f6841cf508c1638682f65a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://periodicos.uninove.br:article/17574 |
network_acronym_str |
RIEOEI-1 |
network_name_str |
Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE |
repository_id_str |
|
spelling |
Motivadores da imersão em redes e abordagens empreendedoras causal e effectualMotivations for business networking and the effectuation- causation approach to entrepreneurshipMotivadores de inmersión en redes y enfoques emprendedores causal y effectualSociais Aplicadas; Administração.Redes; Empreendedorismo; Causation; Effectuation.Networks; Entrepreneurship; Causation; Effectuation.Redes; Emprendimiento; Causation; Effectuation.Objetivo do estudo: Descrever possíveis efeitos distintos entre as lógicas Causation e Effectuation na percepção de fatores que motivam a participação de empreendedores em redes.Metodologia/abordagem: A pesquisa foi quantitativa, descritiva, com amostra não probabilística por acessibilidade. Os dados foram submetidos à análise fatorial e ANOVA.Originalidade/Relevância: São escassos os estudos que associam a imersão dos empreendedores em redes à ação empreendedora com base em diferentes lógicas: ação causal, que enfatiza a seleção de meios para a criação do efeito desejado e a ação effectual, que enfatiza possíveis efeitos a serem criados com os meios disponíveis.Principais resultados: Os resultados mostraram que há diferenças significativas entre estilos de ação empreendedora causal e effectual e fatores que motivam a participação em redes. As lógicas causal e effectual não se mostraram excludentes, entretanto, a intensidade de cada uma apresentou diferenças quanto aos fatores que motivam empreendedores à participação em redes. A pesquisa mostrou que empreendedores orientados pela ação causal ou effectual foram motivados a participar em redes, focando principalmente em expectativas de benefícios para as empresas.Contribuições teóricas/metodológicas: A contribuição aplica-se tanto ao estudo de redes, como também do empreendedorismo, por evidenciar possíveis diferenças entre os fatores que motivam a inserção em redes por empreendedores orientados pelo pensamento causal e empreendedores orientados pelo pensamento effectual. Além disso, o estudo explorou o efeito de diferentes variáveis de controle sobre a percepção de vantagens para imersão em redes e identificou que elas não exerceram influência. Research aim: To describe possible distinct effects between the causation and effectuation approach regarding the perception of factors that motivate business networking.Method/Approach: We present a quantitative research carried out through convenience sampling, a type of non-probabilistic sampling. We conducted a factor analysis and analysis of variance (ANOVA).Originality/Relevance: There are only a few studies that associate the engagement of entrepreneurs in networks with entrepreneurial actions guided by the two different logics: causation, which emphasizes the selection of means to create the desired effect; and effectuation, which emphasizes possible effects to be created through the means available.Main findings: The findings show that there are significant differences between causal and effectual approaches to entrepreneurship and factors that motivate the participation in networks. The causal and effectual logic are not mutually exclusive; however, the intensity in each one entailed differences in the factors that motivate entrepreneurs to engage in networks. The research shows that causal and effectual entrepreneurs were motivated to participate in networks focusing mainly on benefits for the company.Theoretical/Methodological contributions: This research contributes not only to network studies, but also to entrepreneurship, considering that it highlights possible differences among the factors that motivate the insertion in networks by causal and effectual entrepreneurs. In addition, our study also explored the effect of different control variables on the perception of benefits from networking; these variables, however, had no influence on the perception of such benefits.Objetivo del estudio: Describa los posibles efectos diferentes entre la lógica de causation y de effectuation en la percepción de los factores que motivan la participación de los empresarios en las redes.Metodología: La investigación fue cuantitativa, descriptiva, con una muestra no probabilística debido a la accesibilidad. Los datos fueron sometidos a análisis factorial y ANOVA.Originalidad / Relevancia: Existen pocos estudios que asocian la inmersión de los empresarios en redes con la acción empresarial basada en diferentes lógicas: la acción causal, que enfatiza la selección de medios para crear el efecto deseado; y, la acción effectual que enfatiza los posibles efectos que se crearán con los medios disponibles.Principales resultados: Los resultados mostraron que existen diferencias significativas entre los estilos de acción empresarial "causal" y effectual y los factores que motivan la participación en las redes. Las lógicas causal" y effectual no eran mutuamente excluyentes, sin embargo, la intensidad de cada una mostró diferencias con respecto a los factores que motivan a los empresarios a participar en las redes. La investigación mostró que los empresarios guiados por acciones causal o effectual estaban motivados para participar en redes, centrándose principalmente en las expectativas de beneficios para las empresas.Contribuciones teóricas / metodológicas:La contribución se aplica tanto al estudio de las redes, como al emprendimiento, ya que resalta las posibles diferencias entre los factores que motivan la inserción en las redes de emprendedores guiados por el pensamiento causal y emprendedores guiados por el pensamiento effectual. Además, el estudio exploró el efecto de diferentes variables de control sobre la percepción de ventajas para la inmersión en redes y demostró la ausencia de diferencias.Universidade Nove de Julho - UNINOVECoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) - Código de Financiamento 001Fabris, JulianaAoki, Vanessa Cristina GrabowskiMachado, Hilka Pelizza VierCarvalho, Carlos Eduardo2021-03-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/1757410.5585/riae.v20i1.17574Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 20, No 1 (2021): Continuous flow; e17574Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 20, No 1 (2021): Continuous flow; e175742176-0756reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAEinstname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)instacron:RIEOEIengporhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/17574/8762https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/17574/8763https://periodicos.uninove.br/riae/article/downloadSuppFile/17574/15322https://periodicos.uninove.br/riae/article/downloadSuppFile/17574/15323https://periodicos.uninove.br/riae/article/downloadSuppFile/17574/15324https://periodicos.uninove.br/riae/article/downloadSuppFile/17574/15364Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Estratégiahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-22T15:36:07Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/17574Revistahttps://periodicos.uninove.br/riaePRIhttps://periodicos.uninove.br/riae/oai||bennycosta@yahoo.com.br2176-07562176-0756opendoar:2021-12-22T15:36:07Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Motivadores da imersão em redes e abordagens empreendedoras causal e effectual Motivations for business networking and the effectuation- causation approach to entrepreneurship Motivadores de inmersión en redes y enfoques emprendedores causal y effectual |
title |
Motivadores da imersão em redes e abordagens empreendedoras causal e effectual |
spellingShingle |
Motivadores da imersão em redes e abordagens empreendedoras causal e effectual Fabris, Juliana Sociais Aplicadas; Administração. Redes; Empreendedorismo; Causation; Effectuation. Networks; Entrepreneurship; Causation; Effectuation. Redes; Emprendimiento; Causation; Effectuation. |
title_short |
Motivadores da imersão em redes e abordagens empreendedoras causal e effectual |
title_full |
Motivadores da imersão em redes e abordagens empreendedoras causal e effectual |
title_fullStr |
Motivadores da imersão em redes e abordagens empreendedoras causal e effectual |
title_full_unstemmed |
Motivadores da imersão em redes e abordagens empreendedoras causal e effectual |
title_sort |
Motivadores da imersão em redes e abordagens empreendedoras causal e effectual |
author |
Fabris, Juliana |
author_facet |
Fabris, Juliana Aoki, Vanessa Cristina Grabowski Machado, Hilka Pelizza Vier Carvalho, Carlos Eduardo |
author_role |
author |
author2 |
Aoki, Vanessa Cristina Grabowski Machado, Hilka Pelizza Vier Carvalho, Carlos Eduardo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) - Código de Financiamento 001 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fabris, Juliana Aoki, Vanessa Cristina Grabowski Machado, Hilka Pelizza Vier Carvalho, Carlos Eduardo |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociais Aplicadas; Administração. Redes; Empreendedorismo; Causation; Effectuation. Networks; Entrepreneurship; Causation; Effectuation. Redes; Emprendimiento; Causation; Effectuation. |
topic |
Sociais Aplicadas; Administração. Redes; Empreendedorismo; Causation; Effectuation. Networks; Entrepreneurship; Causation; Effectuation. Redes; Emprendimiento; Causation; Effectuation. |
description |
Objetivo do estudo: Descrever possíveis efeitos distintos entre as lógicas Causation e Effectuation na percepção de fatores que motivam a participação de empreendedores em redes.Metodologia/abordagem: A pesquisa foi quantitativa, descritiva, com amostra não probabilística por acessibilidade. Os dados foram submetidos à análise fatorial e ANOVA.Originalidade/Relevância: São escassos os estudos que associam a imersão dos empreendedores em redes à ação empreendedora com base em diferentes lógicas: ação causal, que enfatiza a seleção de meios para a criação do efeito desejado e a ação effectual, que enfatiza possíveis efeitos a serem criados com os meios disponíveis.Principais resultados: Os resultados mostraram que há diferenças significativas entre estilos de ação empreendedora causal e effectual e fatores que motivam a participação em redes. As lógicas causal e effectual não se mostraram excludentes, entretanto, a intensidade de cada uma apresentou diferenças quanto aos fatores que motivam empreendedores à participação em redes. A pesquisa mostrou que empreendedores orientados pela ação causal ou effectual foram motivados a participar em redes, focando principalmente em expectativas de benefícios para as empresas.Contribuições teóricas/metodológicas: A contribuição aplica-se tanto ao estudo de redes, como também do empreendedorismo, por evidenciar possíveis diferenças entre os fatores que motivam a inserção em redes por empreendedores orientados pelo pensamento causal e empreendedores orientados pelo pensamento effectual. Além disso, o estudo explorou o efeito de diferentes variáveis de controle sobre a percepção de vantagens para imersão em redes e identificou que elas não exerceram influência. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-05 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/17574 10.5585/riae.v20i1.17574 |
url |
https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/17574 |
identifier_str_mv |
10.5585/riae.v20i1.17574 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/17574/8762 https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/17574/8763 https://periodicos.uninove.br/riae/article/downloadSuppFile/17574/15322 https://periodicos.uninove.br/riae/article/downloadSuppFile/17574/15323 https://periodicos.uninove.br/riae/article/downloadSuppFile/17574/15324 https://periodicos.uninove.br/riae/article/downloadSuppFile/17574/15364 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Estratégia https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Estratégia https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nove de Julho - UNINOVE |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nove de Julho - UNINOVE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 20, No 1 (2021): Continuous flow; e17574 Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 20, No 1 (2021): Continuous flow; e17574 2176-0756 reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE instname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) instacron:RIEOEI |
instname_str |
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) |
instacron_str |
RIEOEI |
institution |
RIEOEI |
reponame_str |
Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE |
collection |
Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) |
repository.mail.fl_str_mv |
||bennycosta@yahoo.com.br |
_version_ |
1799138724635738112 |