Motivadores da imersão em redes e abordagens empreendedoras causal e effectual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fabris, Juliana
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Aoki, Vanessa Cristina Grabowski, Machado, Hilka Pelizza Vier, Carvalho, Carlos Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
Texto Completo: https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/17574
Resumo: Objetivo do estudo: Descrever possíveis efeitos distintos entre as lógicas Causation e Effectuation na percepção de fatores que motivam a participação de empreendedores em redes.Metodologia/abordagem: A pesquisa foi quantitativa, descritiva, com amostra não probabilística por acessibilidade. Os dados foram submetidos à análise fatorial e ANOVA.Originalidade/Relevância: São escassos os estudos que associam a imersão dos empreendedores em redes à ação empreendedora com base em diferentes lógicas: ação causal, que enfatiza a seleção de meios para a criação do efeito desejado e a ação effectual, que enfatiza possíveis efeitos a serem criados com os meios disponíveis.Principais resultados: Os resultados mostraram que há diferenças significativas entre estilos de ação empreendedora causal e effectual e fatores que motivam a participação em redes. As lógicas causal e effectual não se mostraram excludentes, entretanto, a intensidade de cada uma apresentou diferenças quanto aos fatores que motivam empreendedores à participação em redes. A pesquisa mostrou que empreendedores orientados pela ação causal ou effectual foram motivados a participar em redes, focando principalmente em expectativas de benefícios para as empresas.Contribuições teóricas/metodológicas: A contribuição aplica-se tanto ao estudo de redes, como também do empreendedorismo, por evidenciar possíveis diferenças entre os fatores que motivam a inserção em redes por empreendedores orientados pelo pensamento causal e empreendedores orientados pelo pensamento effectual. Além disso, o estudo explorou o efeito de diferentes variáveis de controle sobre a percepção de vantagens para imersão em redes e identificou que elas não exerceram influência. 
id RIEOEI-1_604c832a7f6841cf508c1638682f65a2
oai_identifier_str oai:https://periodicos.uninove.br:article/17574
network_acronym_str RIEOEI-1
network_name_str Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
repository_id_str
spelling Motivadores da imersão em redes e abordagens empreendedoras causal e effectualMotivations for business networking and the effectuation- causation approach to entrepreneurshipMotivadores de inmersión en redes y enfoques emprendedores causal y effectualSociais Aplicadas; Administração.Redes; Empreendedorismo; Causation; Effectuation.Networks; Entrepreneurship; Causation; Effectuation.Redes; Emprendimiento; Causation; Effectuation.Objetivo do estudo: Descrever possíveis efeitos distintos entre as lógicas Causation e Effectuation na percepção de fatores que motivam a participação de empreendedores em redes.Metodologia/abordagem: A pesquisa foi quantitativa, descritiva, com amostra não probabilística por acessibilidade. Os dados foram submetidos à análise fatorial e ANOVA.Originalidade/Relevância: São escassos os estudos que associam a imersão dos empreendedores em redes à ação empreendedora com base em diferentes lógicas: ação causal, que enfatiza a seleção de meios para a criação do efeito desejado e a ação effectual, que enfatiza possíveis efeitos a serem criados com os meios disponíveis.Principais resultados: Os resultados mostraram que há diferenças significativas entre estilos de ação empreendedora causal e effectual e fatores que motivam a participação em redes. As lógicas causal e effectual não se mostraram excludentes, entretanto, a intensidade de cada uma apresentou diferenças quanto aos fatores que motivam empreendedores à participação em redes. A pesquisa mostrou que empreendedores orientados pela ação causal ou effectual foram motivados a participar em redes, focando principalmente em expectativas de benefícios para as empresas.Contribuições teóricas/metodológicas: A contribuição aplica-se tanto ao estudo de redes, como também do empreendedorismo, por evidenciar possíveis diferenças entre os fatores que motivam a inserção em redes por empreendedores orientados pelo pensamento causal e empreendedores orientados pelo pensamento effectual. Além disso, o estudo explorou o efeito de diferentes variáveis de controle sobre a percepção de vantagens para imersão em redes e identificou que elas não exerceram influência. Research aim: To describe possible distinct effects between the causation and effectuation approach regarding the perception of factors that motivate business networking.Method/Approach: We present a quantitative research carried out through convenience sampling, a type of non-probabilistic sampling. We conducted a factor analysis and analysis of variance (ANOVA).Originality/Relevance: There are only a few studies that associate the engagement of entrepreneurs in networks with entrepreneurial actions guided by the two different logics: causation, which emphasizes the selection of means to create the desired effect; and effectuation, which emphasizes possible effects to be created through the means available.Main findings: The findings show that there are significant differences between causal and effectual approaches to entrepreneurship and factors that motivate the participation in networks. The causal and effectual logic are not mutually exclusive; however, the intensity in each one entailed differences in the factors that motivate entrepreneurs to engage in networks. The research shows that causal and effectual entrepreneurs were motivated to participate in networks focusing mainly on benefits for the company.Theoretical/Methodological contributions: This research contributes not only to network studies, but also to entrepreneurship, considering that it highlights possible differences among the factors that motivate the insertion in networks by causal and effectual entrepreneurs. In addition, our study also explored the effect of different control variables on the perception of benefits from networking; these variables, however, had no influence on the perception of such benefits.Objetivo del estudio: Describa los posibles efectos diferentes entre la lógica de causation y de effectuation en la percepción de los factores que motivan la participación de los empresarios en las redes.Metodología: La investigación fue cuantitativa, descriptiva, con una muestra no probabilística debido a la accesibilidad. Los datos fueron sometidos a análisis factorial y ANOVA.Originalidad / Relevancia: Existen pocos estudios que asocian la inmersión de los empresarios en redes con la acción empresarial basada en diferentes lógicas: la acción causal, que enfatiza la selección de medios para crear el efecto deseado; y, la acción effectual que enfatiza los posibles efectos que se crearán con los medios disponibles.Principales resultados: Los resultados mostraron que existen diferencias significativas entre los estilos de acción empresarial "causal" y effectual y los factores que motivan la participación en las redes. Las lógicas causal" y effectual no eran mutuamente excluyentes, sin embargo, la intensidad de cada una mostró diferencias con respecto a los factores que motivan a los empresarios a participar en las redes. La investigación mostró que los empresarios guiados por acciones causal o effectual estaban motivados para participar en redes, centrándose principalmente en las expectativas de beneficios para las empresas.Contribuciones teóricas / metodológicas:La contribución se aplica tanto al estudio de las redes, como al emprendimiento, ya que resalta las posibles diferencias entre los factores que motivan la inserción en las redes de emprendedores guiados por el pensamiento causal y emprendedores guiados por el pensamiento effectual. Además, el estudio exploró el efecto de diferentes variables de control sobre la percepción de ventajas para la inmersión en redes y demostró la ausencia de diferencias.Universidade Nove de Julho - UNINOVECoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) - Código de Financiamento 001Fabris, JulianaAoki, Vanessa Cristina GrabowskiMachado, Hilka Pelizza VierCarvalho, Carlos Eduardo2021-03-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/1757410.5585/riae.v20i1.17574Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 20, No 1 (2021): Continuous flow; e17574Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 20, No 1 (2021): Continuous flow; e175742176-0756reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAEinstname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)instacron:RIEOEIengporhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/17574/8762https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/17574/8763https://periodicos.uninove.br/riae/article/downloadSuppFile/17574/15322https://periodicos.uninove.br/riae/article/downloadSuppFile/17574/15323https://periodicos.uninove.br/riae/article/downloadSuppFile/17574/15324https://periodicos.uninove.br/riae/article/downloadSuppFile/17574/15364Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Estratégiahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-22T15:36:07Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/17574Revistahttps://periodicos.uninove.br/riaePRIhttps://periodicos.uninove.br/riae/oai||bennycosta@yahoo.com.br2176-07562176-0756opendoar:2021-12-22T15:36:07Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)false
dc.title.none.fl_str_mv Motivadores da imersão em redes e abordagens empreendedoras causal e effectual
Motivations for business networking and the effectuation- causation approach to entrepreneurship
Motivadores de inmersión en redes y enfoques emprendedores causal y effectual
title Motivadores da imersão em redes e abordagens empreendedoras causal e effectual
spellingShingle Motivadores da imersão em redes e abordagens empreendedoras causal e effectual
Fabris, Juliana
Sociais Aplicadas; Administração.
Redes; Empreendedorismo; Causation; Effectuation.
Networks; Entrepreneurship; Causation; Effectuation.
Redes; Emprendimiento; Causation; Effectuation.
title_short Motivadores da imersão em redes e abordagens empreendedoras causal e effectual
title_full Motivadores da imersão em redes e abordagens empreendedoras causal e effectual
title_fullStr Motivadores da imersão em redes e abordagens empreendedoras causal e effectual
title_full_unstemmed Motivadores da imersão em redes e abordagens empreendedoras causal e effectual
title_sort Motivadores da imersão em redes e abordagens empreendedoras causal e effectual
author Fabris, Juliana
author_facet Fabris, Juliana
Aoki, Vanessa Cristina Grabowski
Machado, Hilka Pelizza Vier
Carvalho, Carlos Eduardo
author_role author
author2 Aoki, Vanessa Cristina Grabowski
Machado, Hilka Pelizza Vier
Carvalho, Carlos Eduardo
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) - Código de Financiamento 001


dc.contributor.author.fl_str_mv Fabris, Juliana
Aoki, Vanessa Cristina Grabowski
Machado, Hilka Pelizza Vier
Carvalho, Carlos Eduardo
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Sociais Aplicadas; Administração.
Redes; Empreendedorismo; Causation; Effectuation.
Networks; Entrepreneurship; Causation; Effectuation.
Redes; Emprendimiento; Causation; Effectuation.
topic Sociais Aplicadas; Administração.
Redes; Empreendedorismo; Causation; Effectuation.
Networks; Entrepreneurship; Causation; Effectuation.
Redes; Emprendimiento; Causation; Effectuation.
description Objetivo do estudo: Descrever possíveis efeitos distintos entre as lógicas Causation e Effectuation na percepção de fatores que motivam a participação de empreendedores em redes.Metodologia/abordagem: A pesquisa foi quantitativa, descritiva, com amostra não probabilística por acessibilidade. Os dados foram submetidos à análise fatorial e ANOVA.Originalidade/Relevância: São escassos os estudos que associam a imersão dos empreendedores em redes à ação empreendedora com base em diferentes lógicas: ação causal, que enfatiza a seleção de meios para a criação do efeito desejado e a ação effectual, que enfatiza possíveis efeitos a serem criados com os meios disponíveis.Principais resultados: Os resultados mostraram que há diferenças significativas entre estilos de ação empreendedora causal e effectual e fatores que motivam a participação em redes. As lógicas causal e effectual não se mostraram excludentes, entretanto, a intensidade de cada uma apresentou diferenças quanto aos fatores que motivam empreendedores à participação em redes. A pesquisa mostrou que empreendedores orientados pela ação causal ou effectual foram motivados a participar em redes, focando principalmente em expectativas de benefícios para as empresas.Contribuições teóricas/metodológicas: A contribuição aplica-se tanto ao estudo de redes, como também do empreendedorismo, por evidenciar possíveis diferenças entre os fatores que motivam a inserção em redes por empreendedores orientados pelo pensamento causal e empreendedores orientados pelo pensamento effectual. Além disso, o estudo explorou o efeito de diferentes variáveis de controle sobre a percepção de vantagens para imersão em redes e identificou que elas não exerceram influência. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-05
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/17574
10.5585/riae.v20i1.17574
url https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/17574
identifier_str_mv 10.5585/riae.v20i1.17574
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/17574/8762
https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/17574/8763
https://periodicos.uninove.br/riae/article/downloadSuppFile/17574/15322
https://periodicos.uninove.br/riae/article/downloadSuppFile/17574/15323
https://periodicos.uninove.br/riae/article/downloadSuppFile/17574/15324
https://periodicos.uninove.br/riae/article/downloadSuppFile/17574/15364
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Estratégia
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Estratégia
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho - UNINOVE
publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho - UNINOVE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 20, No 1 (2021): Continuous flow; e17574
Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 20, No 1 (2021): Continuous flow; e17574
2176-0756
reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
instname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
instacron:RIEOEI
instname_str Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
instacron_str RIEOEI
institution RIEOEI
reponame_str Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
collection Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
repository.mail.fl_str_mv ||bennycosta@yahoo.com.br
_version_ 1799138724635738112