Cognição empreendedora: elementos cognitivos que influenciam a exploração de oportunidades
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE |
Texto Completo: | https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/17102 |
Resumo: | Objetivo do estudo: Apresentar uma abrangente revisão de literatura sobre os elementos cognitivos que influenciam os modelos mentais de empreendedores na exploração de oportunidades.Metodologia/abordagem: Os procedimentos metodológicos empregados nesta pesquisa bibliográfica foram divididos em: 1. Formulação da questão de pesquisa, 2. Localização dos estudos, 3. Seleção e avaliação dos estudos, 4. Análises e síntese e 5. Relato dos resultados. A busca dos estudos resultou em 87 artigos identificados. Na etapa de seleção e avaliação, 36 artigos foram excluídos devido à falta de aderência à temática pretendida. Com 51 artigos selecionados, foi realizada uma leitura criteriosa dos documentos. Por fim, os autores realizaram a revisão e análise apresentada nos resultados.Originalidade/Relevância: Há uma carência de estudos sobre como variações em elementos cognitivos moldam as percepções dos empresários sobre oportunidades empreendedoras. O estudo evidencia a diversidade de oportunidades de pesquisa em cognição empreendedora, contribuindo para o campo de estudos. Principais resultados: O artigo apresenta dez características cognitivas de empreendedores que suportam seus modelos mentais e influenciam o processo de exploração de oportunidades. A partir das análises destas características, são sugeridas oito proposições teóricas a serem testadas empiricamente que podem gerar um melhor entendimento sobre os modelos mentais de empreendedores. Contribuições teóricas/metodológicas: A revisão de literatura apresentada, e em maior grau as proposições levantadas a partir desta, revela uma série de lacunas de pesquisa e pontos que carecem de aprofundamento em estudos empíricos para desenvolver um melhor entendimento sobre como características cognitivas interferem na identificação e exploração de novos de negócios. |
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Cognição empreendedora: elementos cognitivos que influenciam a exploração de oportunidadesEntrepreneurial cognition: cognitive elements that influence the exploration of opportunitiesCognición emprendedora: elementos cognitivos que influencian la explotación de oportunidadesAdministração; EmpreendedorismoOportunidades empreendedoras; Cognição empreendedora; Modelos mentais.Entrepreneurial opportunities; Entrepreneurial cognition; Mental models.Oportunidades emprendedoras; Cognición emprendedora; Modelos mentales.Objetivo do estudo: Apresentar uma abrangente revisão de literatura sobre os elementos cognitivos que influenciam os modelos mentais de empreendedores na exploração de oportunidades.Metodologia/abordagem: Os procedimentos metodológicos empregados nesta pesquisa bibliográfica foram divididos em: 1. Formulação da questão de pesquisa, 2. Localização dos estudos, 3. Seleção e avaliação dos estudos, 4. Análises e síntese e 5. Relato dos resultados. A busca dos estudos resultou em 87 artigos identificados. Na etapa de seleção e avaliação, 36 artigos foram excluídos devido à falta de aderência à temática pretendida. Com 51 artigos selecionados, foi realizada uma leitura criteriosa dos documentos. Por fim, os autores realizaram a revisão e análise apresentada nos resultados.Originalidade/Relevância: Há uma carência de estudos sobre como variações em elementos cognitivos moldam as percepções dos empresários sobre oportunidades empreendedoras. O estudo evidencia a diversidade de oportunidades de pesquisa em cognição empreendedora, contribuindo para o campo de estudos. Principais resultados: O artigo apresenta dez características cognitivas de empreendedores que suportam seus modelos mentais e influenciam o processo de exploração de oportunidades. A partir das análises destas características, são sugeridas oito proposições teóricas a serem testadas empiricamente que podem gerar um melhor entendimento sobre os modelos mentais de empreendedores. Contribuições teóricas/metodológicas: A revisão de literatura apresentada, e em maior grau as proposições levantadas a partir desta, revela uma série de lacunas de pesquisa e pontos que carecem de aprofundamento em estudos empíricos para desenvolver um melhor entendimento sobre como características cognitivas interferem na identificação e exploração de novos de negócios.Objective: To present a review of the literature on the cognitive elements that influence the mental models of entrepreneurs in the exploration of opportunities.Methodology / approach: The methodological procedures used in this bibliographic research were divided into: 1. Formulation of research question, 2. Location of studies, 3. Selection and evaluation of studies, 4. Analysis and synthesis and, 5. Report of results. The search for the studies resulted in 87 identified articles. In the selection and evaluation stage, 36 articles were excluded due to the lack of adherence to the intended theme. With 51 articles selected, a careful reading of the documents was carried out. Finally, the authors achieved the review and analysis presented in the results.Originality / Relevance: There is a lack of studies on how variations in cognitive elements shape the perceptions of entrepreneurs about opportunities. The study evidences the diversity of lacks in entrepreneurial cognition field of studies.Main results: The paper presents ten cognitive characteristics of entrepreneurs who support their mental models and influence the process of exploring opportunities. From the analyzes of these characteristics, eight theoretical propositions are suggested to be tested empirically that can generate a better understanding on the mental models of entrepreneurs.Theoretical / methodological contributions: The review of literature presented, and to a greater degree the propositions raised from this, reveal a series of research gaps and points that need to be deepened in empirical studies to develop a better understanding about how cognitive characteristics interfere in the identification and exploration of entrepreneurial opportunities.Objetivo del estudio: Presentar una amplia revisión de literatura sobre los elementos cognitivos que influencian los modelos mentales de emprendedores en la explotación de oportunidades.Metodología / abordaje: Los procedimientos metodológicos utilizados en esta investigación bibliográfica se dividieron en: 1. Formulación de la pregunta de investigación, 2. Ubicación de los estudios, 3. Selección y evaluación de los estudios, 4. Análisis y síntesis y 5. Informe de resultados. La búsqueda de los estudios resultó en 87 artículos identificados. En la etapa de selección y evaluación, 36 artículos fueron excluidos debido a la falta de adherencia al tema deseado. Con 51 artículos seleccionados, se realizó una lectura cuidadosa de los documentos. Finalmente, los autores realizaron la revisión y análisis presentados en los resultados.Originalidad / Relevancia: Hay una carencia de estudios sobre cómo variaciones cognitivas moldean las percepciones de los emprendedores sobre oportunidades. El estudio evidencia la diversidad de lagunas de investigación en cognición emprendedora.Principales resultados: El artículo presenta diez características cognitivas que soportan sus modelos mentales e influencian el proceso de explotación de oportunidades. A partir de los análisis de estas características, se sugieren ocho proposiciones a ser probadas empíricamente que pueden generar un mejor entendimiento sobre los modelos mentales de emprendedores.Contribuciones teóricas / metodológicas: La revisión de literatura presentada, y en mayor grado las proposiciones planteadas a partir de ésta, revela una serie de lagunas de investigación y puntos que carecen de profundización para desarrollar un mejor entendimiento sobre cómo las características cognitivas interfieren en la explotación de oportunidades.Universidade Nove de Julho - UNINOVEBehling, GustavoLenzi, Fernando César2020-05-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/1710210.5585/riae.v19i1.17102Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 19, No 1 (2020): Jan./Mar.; 170-199Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 19, No 1 (2020): Jan./Mar.; 170-1992176-0756reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAEinstname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)instacron:RIEOEIporhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/17102/8192https://periodicos.uninove.br/riae/article/downloadSuppFile/17102/13190Copyright (c) 2020 Iberoamerican Journal of Strategic Managementhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-25T23:20:30Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/17102Revistahttps://periodicos.uninove.br/riaePRIhttps://periodicos.uninove.br/riae/oai||bennycosta@yahoo.com.br2176-07562176-0756opendoar:2020-09-25T23:20:30Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)false |
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