Como pode um peixe vivo viver fora do Brasil? O caso peixonauta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gatti Junior, Wilian
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Marietto, Marcio Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
DOI: 10.5585/ijsm.v16i4.2512
Texto Completo: https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15769
Resumo: Este trabalho propõe demonstrar, por meio de um estudo de caso, como uma pequena empresa brasileira da indústria de animação operacionalizou a produção e comercialização nacional e internacional, com exportação para mais de 60 países, de seu produto: a serie Peixonauta. O Brasil, historicamente consumidor desses produtos, não desenvolveu sua indústria de animação. A TV Pinguim operacionalizou uma alternativa a esta situação demonstrando que é possível produzir localmente animações de qualidade internacional. A pesquisa demonstrou que a empresa baseou suas competências estratégicas na condução do projeto considerando a manutenção do foco na atividade de criação e, principalmente, na capacidade de identificar, utilizar e influenciar fatores governamentais e de mercado, imersos em seu ambiente contextual de referência. Para tanto, apresentamos os conceitos de Pilares Institucionais e Internacionalização, pois consideramos que a compreensão destes conceitos proporciona uma base solida para gestores de pequenas empresas que pretendem internacionalizar seus produtos. Também entendemos que a conceptualização teórica e o caso apresentado contribuem para que os gestores de pequenas empresas aumentem sua percepção de oportunidades institucionais e governamentais que cercam seus negócios. 
id RIEOEI-1_7a1445669ea9e5432935d647b73be7b4
oai_identifier_str oai:https://periodicos.uninove.br:article/15769
network_acronym_str RIEOEI-1
network_name_str Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
spelling Como pode um peixe vivo viver fora do Brasil? O caso peixonautaHow can a live fish live out of Brazil? The case of peixonautaIndústria de Animações; Estratégia para Pequenas Empresas; Estudo de Caso; Pilares Institucionais; Internacionalização.Mercado de Animações, Estratégia para Pequenas Empresas; Pilares InstitucionaisAnimation Industry; Small Business Strategy; Case Study, Pillars of Institutions; Internationalization.Este trabalho propõe demonstrar, por meio de um estudo de caso, como uma pequena empresa brasileira da indústria de animação operacionalizou a produção e comercialização nacional e internacional, com exportação para mais de 60 países, de seu produto: a serie Peixonauta. O Brasil, historicamente consumidor desses produtos, não desenvolveu sua indústria de animação. A TV Pinguim operacionalizou uma alternativa a esta situação demonstrando que é possível produzir localmente animações de qualidade internacional. A pesquisa demonstrou que a empresa baseou suas competências estratégicas na condução do projeto considerando a manutenção do foco na atividade de criação e, principalmente, na capacidade de identificar, utilizar e influenciar fatores governamentais e de mercado, imersos em seu ambiente contextual de referência. Para tanto, apresentamos os conceitos de Pilares Institucionais e Internacionalização, pois consideramos que a compreensão destes conceitos proporciona uma base solida para gestores de pequenas empresas que pretendem internacionalizar seus produtos. Também entendemos que a conceptualização teórica e o caso apresentado contribuem para que os gestores de pequenas empresas aumentem sua percepção de oportunidades institucionais e governamentais que cercam seus negócios. This paper proposes to demonstrate, through a case study, how a small Brazilian company of animation industry operationalized the national and international production and commercialization, exporting to more than 60 countries, your product: the Peixonauta series. The Brazil, historically a consumer of these products, has not developed its animation industry. The TV Pinguim operationalized an alternative to this situation showing that it is possible to produce locally animation with international quality. The research has shown that the organization based their strategic competences in the conduct of the project considering the maintenance of focus on the creation activity and, mainly, on the capacity to identify, uses and influence governmental and market factors, embedded in its contextual environment of reference. For that, we present the concepts of Institutional Pillars and Internationalization, because we consider that the understanding of these concepts provides a solid basis for managers of small companies that intend to internationalize their products. We also understand that the theoretical conceptualization and the case contribute to the managers of small companies to increase their perception of institutional and governmental opportunities that their businesses are embedded.Universidade Nove de Julho - UNINOVE2017-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/1576910.5585/ijsm.v16i4.2512Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 16, No 4 (2017): October/December; 110-116Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 16, No 4 (2017): October/December; 110-1162176-0756reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAEinstname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)instacron:RIEOEIporhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15769/7716Copyright (c) 2017 Iberoamerican Journal of Strategic Managementhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGatti Junior, WilianMarietto, Marcio Luiz2020-05-19T15:00:23Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/15769Revistahttps://periodicos.uninove.br/riaePRIhttps://periodicos.uninove.br/riae/oai||bennycosta@yahoo.com.br2176-07562176-0756opendoar:2020-05-19T15:00:23Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)false
dc.title.none.fl_str_mv Como pode um peixe vivo viver fora do Brasil? O caso peixonauta
How can a live fish live out of Brazil? The case of peixonauta
title Como pode um peixe vivo viver fora do Brasil? O caso peixonauta
spellingShingle Como pode um peixe vivo viver fora do Brasil? O caso peixonauta
Como pode um peixe vivo viver fora do Brasil? O caso peixonauta
Gatti Junior, Wilian
Indústria de Animações; Estratégia para Pequenas Empresas; Estudo de Caso; Pilares Institucionais; Internacionalização.
Mercado de Animações, Estratégia para Pequenas Empresas; Pilares Institucionais
Animation Industry; Small Business Strategy; Case Study, Pillars of Institutions; Internationalization.
Gatti Junior, Wilian
Indústria de Animações; Estratégia para Pequenas Empresas; Estudo de Caso; Pilares Institucionais; Internacionalização.
Mercado de Animações, Estratégia para Pequenas Empresas; Pilares Institucionais
Animation Industry; Small Business Strategy; Case Study, Pillars of Institutions; Internationalization.
title_short Como pode um peixe vivo viver fora do Brasil? O caso peixonauta
title_full Como pode um peixe vivo viver fora do Brasil? O caso peixonauta
title_fullStr Como pode um peixe vivo viver fora do Brasil? O caso peixonauta
Como pode um peixe vivo viver fora do Brasil? O caso peixonauta
title_full_unstemmed Como pode um peixe vivo viver fora do Brasil? O caso peixonauta
Como pode um peixe vivo viver fora do Brasil? O caso peixonauta
title_sort Como pode um peixe vivo viver fora do Brasil? O caso peixonauta
author Gatti Junior, Wilian
author_facet Gatti Junior, Wilian
Gatti Junior, Wilian
Marietto, Marcio Luiz
Marietto, Marcio Luiz
author_role author
author2 Marietto, Marcio Luiz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gatti Junior, Wilian
Marietto, Marcio Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Indústria de Animações; Estratégia para Pequenas Empresas; Estudo de Caso; Pilares Institucionais; Internacionalização.
Mercado de Animações, Estratégia para Pequenas Empresas; Pilares Institucionais
Animation Industry; Small Business Strategy; Case Study, Pillars of Institutions; Internationalization.
topic Indústria de Animações; Estratégia para Pequenas Empresas; Estudo de Caso; Pilares Institucionais; Internacionalização.
Mercado de Animações, Estratégia para Pequenas Empresas; Pilares Institucionais
Animation Industry; Small Business Strategy; Case Study, Pillars of Institutions; Internationalization.
description Este trabalho propõe demonstrar, por meio de um estudo de caso, como uma pequena empresa brasileira da indústria de animação operacionalizou a produção e comercialização nacional e internacional, com exportação para mais de 60 países, de seu produto: a serie Peixonauta. O Brasil, historicamente consumidor desses produtos, não desenvolveu sua indústria de animação. A TV Pinguim operacionalizou uma alternativa a esta situação demonstrando que é possível produzir localmente animações de qualidade internacional. A pesquisa demonstrou que a empresa baseou suas competências estratégicas na condução do projeto considerando a manutenção do foco na atividade de criação e, principalmente, na capacidade de identificar, utilizar e influenciar fatores governamentais e de mercado, imersos em seu ambiente contextual de referência. Para tanto, apresentamos os conceitos de Pilares Institucionais e Internacionalização, pois consideramos que a compreensão destes conceitos proporciona uma base solida para gestores de pequenas empresas que pretendem internacionalizar seus produtos. Também entendemos que a conceptualização teórica e o caso apresentado contribuem para que os gestores de pequenas empresas aumentem sua percepção de oportunidades institucionais e governamentais que cercam seus negócios. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-01
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15769
10.5585/ijsm.v16i4.2512
url https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15769
identifier_str_mv 10.5585/ijsm.v16i4.2512
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15769/7716
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Iberoamerican Journal of Strategic Management
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Iberoamerican Journal of Strategic Management
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho - UNINOVE
publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho - UNINOVE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 16, No 4 (2017): October/December; 110-116
Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 16, No 4 (2017): October/December; 110-116
2176-0756
reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
instname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
instacron:RIEOEI
instname_str Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
instacron_str RIEOEI
institution RIEOEI
reponame_str Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
collection Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
repository.mail.fl_str_mv ||bennycosta@yahoo.com.br
_version_ 1822182650449756160
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.5585/ijsm.v16i4.2512