Como pode um peixe vivo viver fora do Brasil? O caso peixonauta
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE |
DOI: | 10.5585/ijsm.v16i4.2512 |
Texto Completo: | https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15769 |
Resumo: | Este trabalho propõe demonstrar, por meio de um estudo de caso, como uma pequena empresa brasileira da indústria de animação operacionalizou a produção e comercialização nacional e internacional, com exportação para mais de 60 países, de seu produto: a serie Peixonauta. O Brasil, historicamente consumidor desses produtos, não desenvolveu sua indústria de animação. A TV Pinguim operacionalizou uma alternativa a esta situação demonstrando que é possível produzir localmente animações de qualidade internacional. A pesquisa demonstrou que a empresa baseou suas competências estratégicas na condução do projeto considerando a manutenção do foco na atividade de criação e, principalmente, na capacidade de identificar, utilizar e influenciar fatores governamentais e de mercado, imersos em seu ambiente contextual de referência. Para tanto, apresentamos os conceitos de Pilares Institucionais e Internacionalização, pois consideramos que a compreensão destes conceitos proporciona uma base solida para gestores de pequenas empresas que pretendem internacionalizar seus produtos. Também entendemos que a conceptualização teórica e o caso apresentado contribuem para que os gestores de pequenas empresas aumentem sua percepção de oportunidades institucionais e governamentais que cercam seus negócios. |
id |
RIEOEI-1_7a1445669ea9e5432935d647b73be7b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://periodicos.uninove.br:article/15769 |
network_acronym_str |
RIEOEI-1 |
network_name_str |
Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE |
spelling |
Como pode um peixe vivo viver fora do Brasil? O caso peixonautaHow can a live fish live out of Brazil? The case of peixonautaIndústria de Animações; Estratégia para Pequenas Empresas; Estudo de Caso; Pilares Institucionais; Internacionalização.Mercado de Animações, Estratégia para Pequenas Empresas; Pilares InstitucionaisAnimation Industry; Small Business Strategy; Case Study, Pillars of Institutions; Internationalization.Este trabalho propõe demonstrar, por meio de um estudo de caso, como uma pequena empresa brasileira da indústria de animação operacionalizou a produção e comercialização nacional e internacional, com exportação para mais de 60 países, de seu produto: a serie Peixonauta. O Brasil, historicamente consumidor desses produtos, não desenvolveu sua indústria de animação. A TV Pinguim operacionalizou uma alternativa a esta situação demonstrando que é possível produzir localmente animações de qualidade internacional. A pesquisa demonstrou que a empresa baseou suas competências estratégicas na condução do projeto considerando a manutenção do foco na atividade de criação e, principalmente, na capacidade de identificar, utilizar e influenciar fatores governamentais e de mercado, imersos em seu ambiente contextual de referência. Para tanto, apresentamos os conceitos de Pilares Institucionais e Internacionalização, pois consideramos que a compreensão destes conceitos proporciona uma base solida para gestores de pequenas empresas que pretendem internacionalizar seus produtos. Também entendemos que a conceptualização teórica e o caso apresentado contribuem para que os gestores de pequenas empresas aumentem sua percepção de oportunidades institucionais e governamentais que cercam seus negócios. This paper proposes to demonstrate, through a case study, how a small Brazilian company of animation industry operationalized the national and international production and commercialization, exporting to more than 60 countries, your product: the Peixonauta series. The Brazil, historically a consumer of these products, has not developed its animation industry. The TV Pinguim operationalized an alternative to this situation showing that it is possible to produce locally animation with international quality. The research has shown that the organization based their strategic competences in the conduct of the project considering the maintenance of focus on the creation activity and, mainly, on the capacity to identify, uses and influence governmental and market factors, embedded in its contextual environment of reference. For that, we present the concepts of Institutional Pillars and Internationalization, because we consider that the understanding of these concepts provides a solid basis for managers of small companies that intend to internationalize their products. We also understand that the theoretical conceptualization and the case contribute to the managers of small companies to increase their perception of institutional and governmental opportunities that their businesses are embedded.Universidade Nove de Julho - UNINOVE2017-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/1576910.5585/ijsm.v16i4.2512Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 16, No 4 (2017): October/December; 110-116Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 16, No 4 (2017): October/December; 110-1162176-0756reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAEinstname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)instacron:RIEOEIporhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15769/7716Copyright (c) 2017 Iberoamerican Journal of Strategic Managementhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGatti Junior, WilianMarietto, Marcio Luiz2020-05-19T15:00:23Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/15769Revistahttps://periodicos.uninove.br/riaePRIhttps://periodicos.uninove.br/riae/oai||bennycosta@yahoo.com.br2176-07562176-0756opendoar:2020-05-19T15:00:23Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Como pode um peixe vivo viver fora do Brasil? O caso peixonauta How can a live fish live out of Brazil? The case of peixonauta |
title |
Como pode um peixe vivo viver fora do Brasil? O caso peixonauta |
spellingShingle |
Como pode um peixe vivo viver fora do Brasil? O caso peixonauta Como pode um peixe vivo viver fora do Brasil? O caso peixonauta Gatti Junior, Wilian Indústria de Animações; Estratégia para Pequenas Empresas; Estudo de Caso; Pilares Institucionais; Internacionalização. Mercado de Animações, Estratégia para Pequenas Empresas; Pilares Institucionais Animation Industry; Small Business Strategy; Case Study, Pillars of Institutions; Internationalization. Gatti Junior, Wilian Indústria de Animações; Estratégia para Pequenas Empresas; Estudo de Caso; Pilares Institucionais; Internacionalização. Mercado de Animações, Estratégia para Pequenas Empresas; Pilares Institucionais Animation Industry; Small Business Strategy; Case Study, Pillars of Institutions; Internationalization. |
title_short |
Como pode um peixe vivo viver fora do Brasil? O caso peixonauta |
title_full |
Como pode um peixe vivo viver fora do Brasil? O caso peixonauta |
title_fullStr |
Como pode um peixe vivo viver fora do Brasil? O caso peixonauta Como pode um peixe vivo viver fora do Brasil? O caso peixonauta |
title_full_unstemmed |
Como pode um peixe vivo viver fora do Brasil? O caso peixonauta Como pode um peixe vivo viver fora do Brasil? O caso peixonauta |
title_sort |
Como pode um peixe vivo viver fora do Brasil? O caso peixonauta |
author |
Gatti Junior, Wilian |
author_facet |
Gatti Junior, Wilian Gatti Junior, Wilian Marietto, Marcio Luiz Marietto, Marcio Luiz |
author_role |
author |
author2 |
Marietto, Marcio Luiz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gatti Junior, Wilian Marietto, Marcio Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Indústria de Animações; Estratégia para Pequenas Empresas; Estudo de Caso; Pilares Institucionais; Internacionalização. Mercado de Animações, Estratégia para Pequenas Empresas; Pilares Institucionais Animation Industry; Small Business Strategy; Case Study, Pillars of Institutions; Internationalization. |
topic |
Indústria de Animações; Estratégia para Pequenas Empresas; Estudo de Caso; Pilares Institucionais; Internacionalização. Mercado de Animações, Estratégia para Pequenas Empresas; Pilares Institucionais Animation Industry; Small Business Strategy; Case Study, Pillars of Institutions; Internationalization. |
description |
Este trabalho propõe demonstrar, por meio de um estudo de caso, como uma pequena empresa brasileira da indústria de animação operacionalizou a produção e comercialização nacional e internacional, com exportação para mais de 60 países, de seu produto: a serie Peixonauta. O Brasil, historicamente consumidor desses produtos, não desenvolveu sua indústria de animação. A TV Pinguim operacionalizou uma alternativa a esta situação demonstrando que é possível produzir localmente animações de qualidade internacional. A pesquisa demonstrou que a empresa baseou suas competências estratégicas na condução do projeto considerando a manutenção do foco na atividade de criação e, principalmente, na capacidade de identificar, utilizar e influenciar fatores governamentais e de mercado, imersos em seu ambiente contextual de referência. Para tanto, apresentamos os conceitos de Pilares Institucionais e Internacionalização, pois consideramos que a compreensão destes conceitos proporciona uma base solida para gestores de pequenas empresas que pretendem internacionalizar seus produtos. Também entendemos que a conceptualização teórica e o caso apresentado contribuem para que os gestores de pequenas empresas aumentem sua percepção de oportunidades institucionais e governamentais que cercam seus negócios. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15769 10.5585/ijsm.v16i4.2512 |
url |
https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15769 |
identifier_str_mv |
10.5585/ijsm.v16i4.2512 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15769/7716 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Iberoamerican Journal of Strategic Management https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Iberoamerican Journal of Strategic Management https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nove de Julho - UNINOVE |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nove de Julho - UNINOVE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 16, No 4 (2017): October/December; 110-116 Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 16, No 4 (2017): October/December; 110-116 2176-0756 reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE instname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) instacron:RIEOEI |
instname_str |
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) |
instacron_str |
RIEOEI |
institution |
RIEOEI |
reponame_str |
Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE |
collection |
Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) |
repository.mail.fl_str_mv |
||bennycosta@yahoo.com.br |
_version_ |
1822182650449756160 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.5585/ijsm.v16i4.2512 |