Transformação digital e COVID-19: estudo de casos múltiplos em micro e pequenas empresas alimentícias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Erica Santos de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Fernandes, Núbia Cristina, Silvestre, Juliane, Freitas, Vérica, Paula, Verônica Angélica Freitas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
Texto Completo: https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/20953
Resumo: Objetivo do estudo: Analisar o contexto pandêmico em Micro e Pequenas Empresas (MPEs) alimentícias, bem como analisar as transformações digitais ocorridas a partir da adoção de novos canais de comunicação e vendas. Especificamente, em relação às empresas estudadas, objetiva-se analisar o impacto da pandemia de Covid-19, descrever as consequências financeiras da pandemia, as transformações digitais ocorridas em decorrência da pandemia e a adoção de novos canais de comunicação e vendas.Metodologia/abordagem: Estudo de casos múltiplos com fim descritivo, abordagem qualitativa e análise de conteúdo. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas, considerando a técnica de bola de neve (snowball) e a saturação teórica.Originalidade/Relevância: Este estudo colabora com o conhecimento e a disseminação de práticas e ações adotadas por Micro e Pequenas Empresas frente à pandemia causada pelo Sars-CoV-2.Principais resultados: Os resultados da pesquisa apresentam o impacto da pandemia em MPEs do setor alimentício e descrevem como a transformação digital foi impulsionada e acelerada pelo novo cenário. A adoção de canais digitais múltiplos de comunicação e vendas é um dos efeitos da pandemia nos modelos de negócios e estratégias dessas empresas e deve ser mantida e expandida na medida em que atende às mudanças nos hábitos dos próprios consumidores.Contribuições teóricas e práticas: A pesquisa traz contribuições teóricas e práticas ao analisar os impactos e desafios para MPEs do setor alimentício durante a pandemia e ao descrever ações implementadas para o enfrentamento e superação desse novo cenário. As experiências relatadas no artigo podem contribuir para outras empresas com dificuldades semelhantes.
id RIEOEI-1_867728fef2b7172c48998753bbbbaaf1
oai_identifier_str oai:https://periodicos.uninove.br:article/20953
network_acronym_str RIEOEI-1
network_name_str Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
repository_id_str
spelling Transformação digital e COVID-19: estudo de casos múltiplos em micro e pequenas empresas alimentíciasDigital transformation and COVID-19: a multiple case study on food micro and small enterprisesTransformación digital y COVID-19: estudio de caso múltiple en micro y pequeñas empresas alimentariasTransformação digital; Marketing multicanal; Micro e pequenas empresas; Pandemia COVID-19.Digital transformation; Multichannel marketing; Micro and small enterprises; COVID-19 pandemic.Transformación digital; Marketing multicanal; Micro y pequeñas empresas; Pandemia COVID-19.Objetivo do estudo: Analisar o contexto pandêmico em Micro e Pequenas Empresas (MPEs) alimentícias, bem como analisar as transformações digitais ocorridas a partir da adoção de novos canais de comunicação e vendas. Especificamente, em relação às empresas estudadas, objetiva-se analisar o impacto da pandemia de Covid-19, descrever as consequências financeiras da pandemia, as transformações digitais ocorridas em decorrência da pandemia e a adoção de novos canais de comunicação e vendas.Metodologia/abordagem: Estudo de casos múltiplos com fim descritivo, abordagem qualitativa e análise de conteúdo. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas, considerando a técnica de bola de neve (snowball) e a saturação teórica.Originalidade/Relevância: Este estudo colabora com o conhecimento e a disseminação de práticas e ações adotadas por Micro e Pequenas Empresas frente à pandemia causada pelo Sars-CoV-2.Principais resultados: Os resultados da pesquisa apresentam o impacto da pandemia em MPEs do setor alimentício e descrevem como a transformação digital foi impulsionada e acelerada pelo novo cenário. A adoção de canais digitais múltiplos de comunicação e vendas é um dos efeitos da pandemia nos modelos de negócios e estratégias dessas empresas e deve ser mantida e expandida na medida em que atende às mudanças nos hábitos dos próprios consumidores.Contribuições teóricas e práticas: A pesquisa traz contribuições teóricas e práticas ao analisar os impactos e desafios para MPEs do setor alimentício durante a pandemia e ao descrever ações implementadas para o enfrentamento e superação desse novo cenário. As experiências relatadas no artigo podem contribuir para outras empresas com dificuldades semelhantes.Objective of the study: To analyze the pandemic context in food micro and small enterprises (MSEs) and the digital transformations resulting from adopting new communication and sales channels. We aimed to assess how the COVID-19 pandemic affected these companies, describing its financial consequences and the digital transformations they implemented.Methodology/Approach: Multiple descriptive case studies, qualitative approach, and content analysis. Data collection consisted of semi-structured interviews, employing the snowball sampling technique and theoretical saturation.Originality/Relevance: This study describes and disseminates the practices and actions adopted by MSEs to face the COVID-19 pandemic.Main results: The results revealed the impact of the pandemic on MSEs in the food industry and how this new context promoted and accelerated digital transformation. These companies implemented multiple digital communication and sales channels in their business models and strategies in response to the pandemic, and they are most likely to keep expanding to meet the shift in customer behavior.Theoretical /management contributions: Analyzing the impacts and challenges for MSEs in the food industry during the pandemic and describing the actions implemented to face and overcome this new scenario may help other companies with similar challenges.Objetivo del estudio: Analizar el contexto de la pandemia en las micro y pequeñas empresas de alimentos y las transformaciones digitales que se produjeron a partir de la adopción de nuevos canales de comunicación y venta. Específicamente, analizar el impacto de la pandemia Covid-19, describir las consecuencias financieras, las transformaciones digitales ocurridas y la adopción de nuevas comunicaciones y canales de venta.Metodología / enfoque: Estudio de caso múltiple con fines descriptivos, enfoque cualitativo y análisis de contenido. Recogida de datos mediante entrevistas semiestructuradas que tuvieron en cuenta la técnica de la bola de nieve y la saturación teórica.Originalidad / Relevancia: Este estudio contribuye al conocimiento y difusión de las prácticas y acciones adoptadas por la Micro y Pequeña Empresa (MPE) ante la pandemia ocasionada por el Sars-CoV-2.Principales resultados: Los resultados presentan el impacto de la pandemia en las MPE del sector alimentario, describen cómo la transformación digital fue impulsada y acelerada por el nuevo escenario. La adopción de múltiples canales de comunicación y ventas digitales es uno de los efectos de la pandemia en los modelos y estrategias de negocio de estas empresas, y debe mantenerse y expandirse en respuesta a cambios en los hábitos de los consumidores.Aportes teóricos / gerenciales: La investigación aporta aportes teóricos y prácticos al analizar los impactos y desafíos para las MPE del sector alimentario en la pandemia y describir las acciones implementadas para enfrentar y superar ese nuevo escenario. Las experiencias relatadas pueden contribuir a otras empresas con dificultades similares.Universidade Nove de Julho - UNINOVEOliveira, Erica Santos deFernandes, Núbia CristinaSilvestre, JulianeFreitas, VéricaPaula, Verônica Angélica Freitas2022-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/2095310.5585/riae.v21i2.20953Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 21, No 2 (2022): Special issue: Strategic responses to crisis and uncertainties; e20953Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 21, No 2 (2022): Special issue: Strategic responses to crisis and uncertainties; e209532176-0756reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAEinstname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)instacron:RIEOEIengporhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/20953/9706https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/20953/9707Copyright (c) 2022 Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-06T13:37:28Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/20953Revistahttps://periodicos.uninove.br/riaePRIhttps://periodicos.uninove.br/riae/oai||bennycosta@yahoo.com.br2176-07562176-0756opendoar:2022-07-06T13:37:28Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)false
dc.title.none.fl_str_mv Transformação digital e COVID-19: estudo de casos múltiplos em micro e pequenas empresas alimentícias
Digital transformation and COVID-19: a multiple case study on food micro and small enterprises
Transformación digital y COVID-19: estudio de caso múltiple en micro y pequeñas empresas alimentarias
title Transformação digital e COVID-19: estudo de casos múltiplos em micro e pequenas empresas alimentícias
spellingShingle Transformação digital e COVID-19: estudo de casos múltiplos em micro e pequenas empresas alimentícias
Oliveira, Erica Santos de
Transformação digital; Marketing multicanal; Micro e pequenas empresas; Pandemia COVID-19.
Digital transformation; Multichannel marketing; Micro and small enterprises; COVID-19 pandemic.
Transformación digital; Marketing multicanal; Micro y pequeñas empresas; Pandemia COVID-19.
title_short Transformação digital e COVID-19: estudo de casos múltiplos em micro e pequenas empresas alimentícias
title_full Transformação digital e COVID-19: estudo de casos múltiplos em micro e pequenas empresas alimentícias
title_fullStr Transformação digital e COVID-19: estudo de casos múltiplos em micro e pequenas empresas alimentícias
title_full_unstemmed Transformação digital e COVID-19: estudo de casos múltiplos em micro e pequenas empresas alimentícias
title_sort Transformação digital e COVID-19: estudo de casos múltiplos em micro e pequenas empresas alimentícias
author Oliveira, Erica Santos de
author_facet Oliveira, Erica Santos de
Fernandes, Núbia Cristina
Silvestre, Juliane
Freitas, Vérica
Paula, Verônica Angélica Freitas
author_role author
author2 Fernandes, Núbia Cristina
Silvestre, Juliane
Freitas, Vérica
Paula, Verônica Angélica Freitas
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Erica Santos de
Fernandes, Núbia Cristina
Silvestre, Juliane
Freitas, Vérica
Paula, Verônica Angélica Freitas
dc.subject.none.fl_str_mv


dc.subject.por.fl_str_mv Transformação digital; Marketing multicanal; Micro e pequenas empresas; Pandemia COVID-19.
Digital transformation; Multichannel marketing; Micro and small enterprises; COVID-19 pandemic.
Transformación digital; Marketing multicanal; Micro y pequeñas empresas; Pandemia COVID-19.
topic Transformação digital; Marketing multicanal; Micro e pequenas empresas; Pandemia COVID-19.
Digital transformation; Multichannel marketing; Micro and small enterprises; COVID-19 pandemic.
Transformación digital; Marketing multicanal; Micro y pequeñas empresas; Pandemia COVID-19.
description Objetivo do estudo: Analisar o contexto pandêmico em Micro e Pequenas Empresas (MPEs) alimentícias, bem como analisar as transformações digitais ocorridas a partir da adoção de novos canais de comunicação e vendas. Especificamente, em relação às empresas estudadas, objetiva-se analisar o impacto da pandemia de Covid-19, descrever as consequências financeiras da pandemia, as transformações digitais ocorridas em decorrência da pandemia e a adoção de novos canais de comunicação e vendas.Metodologia/abordagem: Estudo de casos múltiplos com fim descritivo, abordagem qualitativa e análise de conteúdo. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas, considerando a técnica de bola de neve (snowball) e a saturação teórica.Originalidade/Relevância: Este estudo colabora com o conhecimento e a disseminação de práticas e ações adotadas por Micro e Pequenas Empresas frente à pandemia causada pelo Sars-CoV-2.Principais resultados: Os resultados da pesquisa apresentam o impacto da pandemia em MPEs do setor alimentício e descrevem como a transformação digital foi impulsionada e acelerada pelo novo cenário. A adoção de canais digitais múltiplos de comunicação e vendas é um dos efeitos da pandemia nos modelos de negócios e estratégias dessas empresas e deve ser mantida e expandida na medida em que atende às mudanças nos hábitos dos próprios consumidores.Contribuições teóricas e práticas: A pesquisa traz contribuições teóricas e práticas ao analisar os impactos e desafios para MPEs do setor alimentício durante a pandemia e ao descrever ações implementadas para o enfrentamento e superação desse novo cenário. As experiências relatadas no artigo podem contribuir para outras empresas com dificuldades semelhantes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-30
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/20953
10.5585/riae.v21i2.20953
url https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/20953
identifier_str_mv 10.5585/riae.v21i2.20953
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/20953/9706
https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/20953/9707
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho - UNINOVE
publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho - UNINOVE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 21, No 2 (2022): Special issue: Strategic responses to crisis and uncertainties; e20953
Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 21, No 2 (2022): Special issue: Strategic responses to crisis and uncertainties; e20953
2176-0756
reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
instname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
instacron:RIEOEI
instname_str Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
instacron_str RIEOEI
institution RIEOEI
reponame_str Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
collection Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
repository.mail.fl_str_mv ||bennycosta@yahoo.com.br
_version_ 1799138726446628864