Transformação digital e COVID-19: estudo de casos múltiplos em micro e pequenas empresas alimentícias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE |
Texto Completo: | https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/20953 |
Resumo: | Objetivo do estudo: Analisar o contexto pandêmico em Micro e Pequenas Empresas (MPEs) alimentícias, bem como analisar as transformações digitais ocorridas a partir da adoção de novos canais de comunicação e vendas. Especificamente, em relação às empresas estudadas, objetiva-se analisar o impacto da pandemia de Covid-19, descrever as consequências financeiras da pandemia, as transformações digitais ocorridas em decorrência da pandemia e a adoção de novos canais de comunicação e vendas.Metodologia/abordagem: Estudo de casos múltiplos com fim descritivo, abordagem qualitativa e análise de conteúdo. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas, considerando a técnica de bola de neve (snowball) e a saturação teórica.Originalidade/Relevância: Este estudo colabora com o conhecimento e a disseminação de práticas e ações adotadas por Micro e Pequenas Empresas frente à pandemia causada pelo Sars-CoV-2.Principais resultados: Os resultados da pesquisa apresentam o impacto da pandemia em MPEs do setor alimentício e descrevem como a transformação digital foi impulsionada e acelerada pelo novo cenário. A adoção de canais digitais múltiplos de comunicação e vendas é um dos efeitos da pandemia nos modelos de negócios e estratégias dessas empresas e deve ser mantida e expandida na medida em que atende às mudanças nos hábitos dos próprios consumidores.Contribuições teóricas e práticas: A pesquisa traz contribuições teóricas e práticas ao analisar os impactos e desafios para MPEs do setor alimentício durante a pandemia e ao descrever ações implementadas para o enfrentamento e superação desse novo cenário. As experiências relatadas no artigo podem contribuir para outras empresas com dificuldades semelhantes. |
id |
RIEOEI-1_867728fef2b7172c48998753bbbbaaf1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://periodicos.uninove.br:article/20953 |
network_acronym_str |
RIEOEI-1 |
network_name_str |
Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE |
repository_id_str |
|
spelling |
Transformação digital e COVID-19: estudo de casos múltiplos em micro e pequenas empresas alimentíciasDigital transformation and COVID-19: a multiple case study on food micro and small enterprisesTransformación digital y COVID-19: estudio de caso múltiple en micro y pequeñas empresas alimentariasTransformação digital; Marketing multicanal; Micro e pequenas empresas; Pandemia COVID-19.Digital transformation; Multichannel marketing; Micro and small enterprises; COVID-19 pandemic.Transformación digital; Marketing multicanal; Micro y pequeñas empresas; Pandemia COVID-19.Objetivo do estudo: Analisar o contexto pandêmico em Micro e Pequenas Empresas (MPEs) alimentícias, bem como analisar as transformações digitais ocorridas a partir da adoção de novos canais de comunicação e vendas. Especificamente, em relação às empresas estudadas, objetiva-se analisar o impacto da pandemia de Covid-19, descrever as consequências financeiras da pandemia, as transformações digitais ocorridas em decorrência da pandemia e a adoção de novos canais de comunicação e vendas.Metodologia/abordagem: Estudo de casos múltiplos com fim descritivo, abordagem qualitativa e análise de conteúdo. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas, considerando a técnica de bola de neve (snowball) e a saturação teórica.Originalidade/Relevância: Este estudo colabora com o conhecimento e a disseminação de práticas e ações adotadas por Micro e Pequenas Empresas frente à pandemia causada pelo Sars-CoV-2.Principais resultados: Os resultados da pesquisa apresentam o impacto da pandemia em MPEs do setor alimentício e descrevem como a transformação digital foi impulsionada e acelerada pelo novo cenário. A adoção de canais digitais múltiplos de comunicação e vendas é um dos efeitos da pandemia nos modelos de negócios e estratégias dessas empresas e deve ser mantida e expandida na medida em que atende às mudanças nos hábitos dos próprios consumidores.Contribuições teóricas e práticas: A pesquisa traz contribuições teóricas e práticas ao analisar os impactos e desafios para MPEs do setor alimentício durante a pandemia e ao descrever ações implementadas para o enfrentamento e superação desse novo cenário. As experiências relatadas no artigo podem contribuir para outras empresas com dificuldades semelhantes.Objective of the study: To analyze the pandemic context in food micro and small enterprises (MSEs) and the digital transformations resulting from adopting new communication and sales channels. We aimed to assess how the COVID-19 pandemic affected these companies, describing its financial consequences and the digital transformations they implemented.Methodology/Approach: Multiple descriptive case studies, qualitative approach, and content analysis. Data collection consisted of semi-structured interviews, employing the snowball sampling technique and theoretical saturation.Originality/Relevance: This study describes and disseminates the practices and actions adopted by MSEs to face the COVID-19 pandemic.Main results: The results revealed the impact of the pandemic on MSEs in the food industry and how this new context promoted and accelerated digital transformation. These companies implemented multiple digital communication and sales channels in their business models and strategies in response to the pandemic, and they are most likely to keep expanding to meet the shift in customer behavior.Theoretical /management contributions: Analyzing the impacts and challenges for MSEs in the food industry during the pandemic and describing the actions implemented to face and overcome this new scenario may help other companies with similar challenges.Objetivo del estudio: Analizar el contexto de la pandemia en las micro y pequeñas empresas de alimentos y las transformaciones digitales que se produjeron a partir de la adopción de nuevos canales de comunicación y venta. Específicamente, analizar el impacto de la pandemia Covid-19, describir las consecuencias financieras, las transformaciones digitales ocurridas y la adopción de nuevas comunicaciones y canales de venta.Metodología / enfoque: Estudio de caso múltiple con fines descriptivos, enfoque cualitativo y análisis de contenido. Recogida de datos mediante entrevistas semiestructuradas que tuvieron en cuenta la técnica de la bola de nieve y la saturación teórica.Originalidad / Relevancia: Este estudio contribuye al conocimiento y difusión de las prácticas y acciones adoptadas por la Micro y Pequeña Empresa (MPE) ante la pandemia ocasionada por el Sars-CoV-2.Principales resultados: Los resultados presentan el impacto de la pandemia en las MPE del sector alimentario, describen cómo la transformación digital fue impulsada y acelerada por el nuevo escenario. La adopción de múltiples canales de comunicación y ventas digitales es uno de los efectos de la pandemia en los modelos y estrategias de negocio de estas empresas, y debe mantenerse y expandirse en respuesta a cambios en los hábitos de los consumidores.Aportes teóricos / gerenciales: La investigación aporta aportes teóricos y prácticos al analizar los impactos y desafíos para las MPE del sector alimentario en la pandemia y describir las acciones implementadas para enfrentar y superar ese nuevo escenario. Las experiencias relatadas pueden contribuir a otras empresas con dificultades similares.Universidade Nove de Julho - UNINOVEOliveira, Erica Santos deFernandes, Núbia CristinaSilvestre, JulianeFreitas, VéricaPaula, Verônica Angélica Freitas2022-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/2095310.5585/riae.v21i2.20953Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 21, No 2 (2022): Special issue: Strategic responses to crisis and uncertainties; e20953Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 21, No 2 (2022): Special issue: Strategic responses to crisis and uncertainties; e209532176-0756reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAEinstname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)instacron:RIEOEIengporhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/20953/9706https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/20953/9707Copyright (c) 2022 Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-06T13:37:28Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/20953Revistahttps://periodicos.uninove.br/riaePRIhttps://periodicos.uninove.br/riae/oai||bennycosta@yahoo.com.br2176-07562176-0756opendoar:2022-07-06T13:37:28Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Transformação digital e COVID-19: estudo de casos múltiplos em micro e pequenas empresas alimentícias Digital transformation and COVID-19: a multiple case study on food micro and small enterprises Transformación digital y COVID-19: estudio de caso múltiple en micro y pequeñas empresas alimentarias |
title |
Transformação digital e COVID-19: estudo de casos múltiplos em micro e pequenas empresas alimentícias |
spellingShingle |
Transformação digital e COVID-19: estudo de casos múltiplos em micro e pequenas empresas alimentícias Oliveira, Erica Santos de Transformação digital; Marketing multicanal; Micro e pequenas empresas; Pandemia COVID-19. Digital transformation; Multichannel marketing; Micro and small enterprises; COVID-19 pandemic. Transformación digital; Marketing multicanal; Micro y pequeñas empresas; Pandemia COVID-19. |
title_short |
Transformação digital e COVID-19: estudo de casos múltiplos em micro e pequenas empresas alimentícias |
title_full |
Transformação digital e COVID-19: estudo de casos múltiplos em micro e pequenas empresas alimentícias |
title_fullStr |
Transformação digital e COVID-19: estudo de casos múltiplos em micro e pequenas empresas alimentícias |
title_full_unstemmed |
Transformação digital e COVID-19: estudo de casos múltiplos em micro e pequenas empresas alimentícias |
title_sort |
Transformação digital e COVID-19: estudo de casos múltiplos em micro e pequenas empresas alimentícias |
author |
Oliveira, Erica Santos de |
author_facet |
Oliveira, Erica Santos de Fernandes, Núbia Cristina Silvestre, Juliane Freitas, Vérica Paula, Verônica Angélica Freitas |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes, Núbia Cristina Silvestre, Juliane Freitas, Vérica Paula, Verônica Angélica Freitas |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Erica Santos de Fernandes, Núbia Cristina Silvestre, Juliane Freitas, Vérica Paula, Verônica Angélica Freitas |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transformação digital; Marketing multicanal; Micro e pequenas empresas; Pandemia COVID-19. Digital transformation; Multichannel marketing; Micro and small enterprises; COVID-19 pandemic. Transformación digital; Marketing multicanal; Micro y pequeñas empresas; Pandemia COVID-19. |
topic |
Transformação digital; Marketing multicanal; Micro e pequenas empresas; Pandemia COVID-19. Digital transformation; Multichannel marketing; Micro and small enterprises; COVID-19 pandemic. Transformación digital; Marketing multicanal; Micro y pequeñas empresas; Pandemia COVID-19. |
description |
Objetivo do estudo: Analisar o contexto pandêmico em Micro e Pequenas Empresas (MPEs) alimentícias, bem como analisar as transformações digitais ocorridas a partir da adoção de novos canais de comunicação e vendas. Especificamente, em relação às empresas estudadas, objetiva-se analisar o impacto da pandemia de Covid-19, descrever as consequências financeiras da pandemia, as transformações digitais ocorridas em decorrência da pandemia e a adoção de novos canais de comunicação e vendas.Metodologia/abordagem: Estudo de casos múltiplos com fim descritivo, abordagem qualitativa e análise de conteúdo. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas, considerando a técnica de bola de neve (snowball) e a saturação teórica.Originalidade/Relevância: Este estudo colabora com o conhecimento e a disseminação de práticas e ações adotadas por Micro e Pequenas Empresas frente à pandemia causada pelo Sars-CoV-2.Principais resultados: Os resultados da pesquisa apresentam o impacto da pandemia em MPEs do setor alimentício e descrevem como a transformação digital foi impulsionada e acelerada pelo novo cenário. A adoção de canais digitais múltiplos de comunicação e vendas é um dos efeitos da pandemia nos modelos de negócios e estratégias dessas empresas e deve ser mantida e expandida na medida em que atende às mudanças nos hábitos dos próprios consumidores.Contribuições teóricas e práticas: A pesquisa traz contribuições teóricas e práticas ao analisar os impactos e desafios para MPEs do setor alimentício durante a pandemia e ao descrever ações implementadas para o enfrentamento e superação desse novo cenário. As experiências relatadas no artigo podem contribuir para outras empresas com dificuldades semelhantes. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/20953 10.5585/riae.v21i2.20953 |
url |
https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/20953 |
identifier_str_mv |
10.5585/riae.v21i2.20953 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/20953/9706 https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/20953/9707 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nove de Julho - UNINOVE |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nove de Julho - UNINOVE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 21, No 2 (2022): Special issue: Strategic responses to crisis and uncertainties; e20953 Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 21, No 2 (2022): Special issue: Strategic responses to crisis and uncertainties; e20953 2176-0756 reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE instname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) instacron:RIEOEI |
instname_str |
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) |
instacron_str |
RIEOEI |
institution |
RIEOEI |
reponame_str |
Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE |
collection |
Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) |
repository.mail.fl_str_mv |
||bennycosta@yahoo.com.br |
_version_ |
1799138726446628864 |