Benefícios e Limitações do Balanced Scorecard para Avaliação de Resultados Organizacionais em Treinamento, Desenvolvimento e Educação
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE |
Texto Completo: | https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15048 |
Resumo: | O presente estudo tem o objetivo de analisar a adequação da abordagem contida no Balanced Scorecard (BSC) para avaliação das atividades de Treinamento, Desenvolvimento e Educação (TDE). O artigo foi estruturado da seguinte forma: após realizar uma contextualização sobre o tema, foi apresentada a metodologia do BSC, foram apresentados os principais benefícios e limitações do BSC, a revisão bibliográfica a respeito de avaliação em TDE e posteriormente foi desenvolvido um estudo de caso sobre a implantação do BSC em uma organização. Concluiu-se que o principal benefício da utilização do BSC é a possibilidade de obtenção de alinhamento estratégico entre os treinamentos e os objetivos organizacionais e que a principal limitação é a falta de embasamento científico para comprovação da relação de causa e efeito entre ações de TDE e demais perspectivas preconizadas pelo BSC, por fim, foi proposta uma agenda para futuras pesquisas. DOI:10.5585/riae.v10i.1695 |
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Benefícios e Limitações do Balanced Scorecard para Avaliação de Resultados Organizacionais em Treinamento, Desenvolvimento e EducaçãoBenefits and Limitations of the Balanced Scorecard Method when Evaluating Organizational Results in Education, Development & TrainingHttp://Dx.Doi.Org/10.5585/Riae.V10i1.1695Treinamento e desenvolvimento; Avaliação; Balanced Scorecard.Training and development; Evaluation, Balanced Scorecard.O presente estudo tem o objetivo de analisar a adequação da abordagem contida no Balanced Scorecard (BSC) para avaliação das atividades de Treinamento, Desenvolvimento e Educação (TDE). O artigo foi estruturado da seguinte forma: após realizar uma contextualização sobre o tema, foi apresentada a metodologia do BSC, foram apresentados os principais benefícios e limitações do BSC, a revisão bibliográfica a respeito de avaliação em TDE e posteriormente foi desenvolvido um estudo de caso sobre a implantação do BSC em uma organização. Concluiu-se que o principal benefício da utilização do BSC é a possibilidade de obtenção de alinhamento estratégico entre os treinamentos e os objetivos organizacionais e que a principal limitação é a falta de embasamento científico para comprovação da relação de causa e efeito entre ações de TDE e demais perspectivas preconizadas pelo BSC, por fim, foi proposta uma agenda para futuras pesquisas. DOI:10.5585/riae.v10i.1695This is an exploratory study, aiming to examine the adequacy of the Balanced Scorecard (BSC) method, insofar as to evaluate the activities of Education, Training and Development (ETD). This article is structured as follows: after reviewing the background body of literature on the theme; we present the BSC methodology; its main benefits and limitations; a background literature review on ETD evaluation; and then, we address a case study on the BSC implementation within an organization. In conclusion, the main benefit of using the BSC is the possibility of obtaining a strategic alignment between training and organizational goals. On the other hand, BSC’s main limitation is the lack of scientific literature to back up the cause-and-effect relationship between ETD actions and the BSC’s perspectives. Finally, we present an agenda to tackle future research.Universidade Nove de Julho - UNINOVE2011-06-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/1504810.5585/ijsm.v10i1.1695Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 10, No 1 (2011): RIAE v10n1; 04-28Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 10, No 1 (2011): RIAE v10n1; 04-282176-0756reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAEinstname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)instacron:RIEOEIporhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15048/7257https://periodicos.uninove.br/riae/article/downloadSuppFile/15048/12076https://periodicos.uninove.br/riae/article/downloadSuppFile/15048/12077https://periodicos.uninove.br/riae/article/downloadSuppFile/15048/12078Copyright (c) 2011 Iberoamerican Journal of Strategic Managementhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Alexandre LavalAbbad, Gardênia da Silva2019-09-20T13:23:58Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/15048Revistahttps://periodicos.uninove.br/riaePRIhttps://periodicos.uninove.br/riae/oai||bennycosta@yahoo.com.br2176-07562176-0756opendoar:2019-09-20T13:23:58Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)false |
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