Tipologias de Inovação: Um Estudo em Organizações Graduadas de Incubadoras de Base Tecnológica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE |
Texto Completo: | https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/16199 |
Resumo: | Objetivo do estudo: O objetivo principal desta pesquisa foi classificar as inovações desenvolvidas em organizações graduadas de incubadoras de base tecnológica, descrevendo as evidências de sua existência, a partir do modelo de Wang e Hamed (2007).Metodologia/Abordagem: Pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa e de natureza exploratória, realizada mediante estudos de casos múltiplos, considerando uma amostra de 21 empresas localizadas no Estado do Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados por intermédio de entrevistas estruturadas, realizadas com os empreendedores dessas pequenas empresas. Tais dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo.Originalidade/Relevância: Original com relação ao modelo de tipologias de inovação utilizado, pois trata-se de um modelo que não tem validação empírica no segmento de empresas estudado, confirmando a originalidade da pesquisa com relação ao segmento. Entender o processo de desenvolvimento de capacidade inovativa é relevante, pois o desenvolvimento de inovações constitui-se em uma poderosa fonte de vantagem competitiva para organizações inseridas em contextos dinâmicos.Principais resultados: Os principais resultados permitiram identificar que as organizações investigadas apresentam todas as tipologias apresentadas no modelo de Wang e Ahmed (2004), no entanto, a inovação de mercado e estratégica aparecem em menor grau em relação a inovação de produto, processo e comportamental.Contribuições teóricas/metodológicas: Contribui com o debate teórico ao trazer as capacidades dinâmicas sob o enfoque da capacidade inovativa. Contribui, também, no sentido de expor como as empresas egressas de IBT s desenvolvem sua capacidade inovativa, classificando as inovações desenvolvidas e apontando as evidencias da existência das tipologias de inovação. |
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Tipologias de Inovação: Um Estudo em Organizações Graduadas de Incubadoras de Base TecnológicaInnovation Typologies: A Descriptive Study in Graduated Organizations of Technology-Based IncubatorsInnovative capacity; Organizational innovations; Competitive advantageEstratégia e Inovação;Capacidade inovativa; Inovações organizacionais; Vantagem competitivaObjetivo do estudo: O objetivo principal desta pesquisa foi classificar as inovações desenvolvidas em organizações graduadas de incubadoras de base tecnológica, descrevendo as evidências de sua existência, a partir do modelo de Wang e Hamed (2007).Metodologia/Abordagem: Pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa e de natureza exploratória, realizada mediante estudos de casos múltiplos, considerando uma amostra de 21 empresas localizadas no Estado do Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados por intermédio de entrevistas estruturadas, realizadas com os empreendedores dessas pequenas empresas. Tais dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo.Originalidade/Relevância: Original com relação ao modelo de tipologias de inovação utilizado, pois trata-se de um modelo que não tem validação empírica no segmento de empresas estudado, confirmando a originalidade da pesquisa com relação ao segmento. Entender o processo de desenvolvimento de capacidade inovativa é relevante, pois o desenvolvimento de inovações constitui-se em uma poderosa fonte de vantagem competitiva para organizações inseridas em contextos dinâmicos.Principais resultados: Os principais resultados permitiram identificar que as organizações investigadas apresentam todas as tipologias apresentadas no modelo de Wang e Ahmed (2004), no entanto, a inovação de mercado e estratégica aparecem em menor grau em relação a inovação de produto, processo e comportamental.Contribuições teóricas/metodológicas: Contribui com o debate teórico ao trazer as capacidades dinâmicas sob o enfoque da capacidade inovativa. Contribui, também, no sentido de expor como as empresas egressas de IBT s desenvolvem sua capacidade inovativa, classificando as inovações desenvolvidas e apontando as evidencias da existência das tipologias de inovação.Objective: The main objective of this research was to classify the innovations developed in organizations from technology-based incubators, describing the evidence of their existence, based on the model of Wang and Hamed (2007).Method: Applied research, with a qualitative approach, exploratory and descriptive, carried out through multiple case studies, considering a sample of 21 companies located in the State of Rio Grande do Sul. Data were collected through structured interviews with the entrepreneurs of these Small business. These data were analyzed by the technique of content analysis. Originality / Relevance: Original in relation to the model of innovation typologies used, because it is a model that has no empirical validation in the studied companies segment, confirming the originality of the research in relation to the segment. Understanding the process of developing innovative capacity is relevant, since the development of innovations constitutes a powerful source of competitive advantage for organizations inserted in dynamic contexts. Results: The main results allowed to identify that the organizations investigated present all the typologies presented in the model of Wang and Ahmed (2004), however, the market and strategic innovation appear to a lesser extent in relation to product, process and behavioral innovation.Theoretical / methodological contributions: It contributes to the theoretical debate by bringing dynamic capabilities under the focus of innovative capability. It also contributes to the exposition of how the companies that have graduated from IBT s develop their innovative capacity, classifying the innovations developed and pointing out the evidences of the existence of innovation typologies. Universidade Nove de Julho - UNINOVEVepo do Nascimento Welter, ClariceSausen, Jorge OneideCappellari, Gabriela2019-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/1619910.5585/riae.v18i4.16199Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 18, No 4 (2019): oct./dec.; 576-597Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 18, No 4 (2019): oct./dec.; 576-5972176-0756reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAEinstname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)instacron:RIEOEIporhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/16199/7829Copyright (c) 2019 Iberoamerican Journal of Strategic Managementhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-19T14:58:11Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/16199Revistahttps://periodicos.uninove.br/riaePRIhttps://periodicos.uninove.br/riae/oai||bennycosta@yahoo.com.br2176-07562176-0756opendoar:2020-05-19T14:58:11Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)false |
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