Como ocorre o processo de formação de estratégias em instituições de ensino superior? – um estudo em Santa Catarina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE |
Texto Completo: | https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15751 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é conhecer o processo de formação de estratégia das IES localizadas no Estado de Santa Catarina, sob quatro enfoques teóricos: processo planejado, negociado, construção permanente e de mudanças, a partir da introdução e repercussão da LDB 9.394/96. Em termos metodológicos, esta pesquisa assumiu abordagem quantitativa, com uso do método survey. Quanto à natureza se classifica como descritiva, exploratória e explicativa. Constituiu instrumento de coleta questionário composto por 41 questões fechadas do tipo Likert de cinco pontos e dois quadros associativos para os respondentes numerarem por ordem de importância as condicionantes para a formação de estratégias. Os questionários foram distribuídos durante o período de março e abril de 2011, às 61 IES catarinenses, não obtendo retorno de 20 instituições. Os dados foram tabulados e receberam tratamento estatístico através do software Statistical Package for the Social Sciences – SPSS versão 20.0, fazendo-se uso da estatística multivariada para fins de análise. Os resultados remontam que o processo de formação de estratégia é fortemente influenciado pelo ambiente tarefa e pelas variáveis do ambiente geral e que as IES percebem sua estratégia como sustentada pelo processo planejado. Este estudo proporcionou melhor compreensão de como as estratégias em IES são formadas face às condições ambientais e as escolhas que os dirigentes fazem para cumprir seus propósitos, visto que o desempenho por elas apresentado tem forte relação com as políticas administrativas adotadas, mas principalmente pelas implicações que as decisões estratégicas adotadas têm contribuído para sua evolução. |
id |
RIEOEI-1_dbc924f2dce57e1c2e46e2529533c5a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://periodicos.uninove.br:article/15751 |
network_acronym_str |
RIEOEI-1 |
network_name_str |
Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE |
repository_id_str |
|
spelling |
Como ocorre o processo de formação de estratégias em instituições de ensino superior? – um estudo em Santa CatarinaHow does the strategy formation process occur in higher education institutions? - a study in Santa Catarina, BrazilEstratégia; Instituição de Ensino Superior; LDB 9.394/96.Strategy; Institution of higher education; LGB 9.394/96.O objetivo deste trabalho é conhecer o processo de formação de estratégia das IES localizadas no Estado de Santa Catarina, sob quatro enfoques teóricos: processo planejado, negociado, construção permanente e de mudanças, a partir da introdução e repercussão da LDB 9.394/96. Em termos metodológicos, esta pesquisa assumiu abordagem quantitativa, com uso do método survey. Quanto à natureza se classifica como descritiva, exploratória e explicativa. Constituiu instrumento de coleta questionário composto por 41 questões fechadas do tipo Likert de cinco pontos e dois quadros associativos para os respondentes numerarem por ordem de importância as condicionantes para a formação de estratégias. Os questionários foram distribuídos durante o período de março e abril de 2011, às 61 IES catarinenses, não obtendo retorno de 20 instituições. Os dados foram tabulados e receberam tratamento estatístico através do software Statistical Package for the Social Sciences – SPSS versão 20.0, fazendo-se uso da estatística multivariada para fins de análise. Os resultados remontam que o processo de formação de estratégia é fortemente influenciado pelo ambiente tarefa e pelas variáveis do ambiente geral e que as IES percebem sua estratégia como sustentada pelo processo planejado. Este estudo proporcionou melhor compreensão de como as estratégias em IES são formadas face às condições ambientais e as escolhas que os dirigentes fazem para cumprir seus propósitos, visto que o desempenho por elas apresentado tem forte relação com as políticas administrativas adotadas, mas principalmente pelas implicações que as decisões estratégicas adotadas têm contribuído para sua evolução. The objective of this work is to know the process of strategy formation of HEI in the State from Santa Catarina, under four theoretical approaches: process planned, negotiated, permanent construction and change, from the introduction and impact of LGB 9.394 / 96. In terms of methodology, this research took a quantitative approach, using the survey method. This research is classified methodologically as descriptive, exploratory and explanatory. Constituted questionnaire collection instrument composed of 41 closed and objective questions Likert five points type and two associative tables for respondents to relate in order of importance the conditions for the formation of strategies. The questionnaires were distributed during the period of March and April 2011, at 61 HEIs from Santa Catarina, not getting return of 20 institutions. The data were tabulated and received statistical treatment through the software Statistical Package for the Social Sciences - SPSS version 20.0, making use of multivariate statistics for analysis purposes. The results go back to the process of strategy formation is strongly influenced by the task and the variables of the overall environment and atmosphere that HEIs realize its strategy as supported by the planned training strategies process. This study provided a better understanding of how the strategies in HEIs are formed in the face of environmental conditions and the choices that the leaders make to fulfill their purposes, since their performance has a strong relation with the administrative policies adopted, but mainly because of the implications that the strategic decisions adopted have contributed to its evolution.Universidade Nove de Julho - UNINOVE2017-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/1575110.5585/ijsm.v16i3.2508Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 16, No 3 (2017): July/September; 69-89Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 16, No 3 (2017): July/September; 69-892176-0756reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAEinstname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)instacron:RIEOEIporhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15751/7704Copyright (c) 2017 Iberoamerican Journal of Strategic Managementhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMarco, Ricardo Antonio deSantos, Gleberson de Santana dosSehnem, Simone2020-05-19T15:00:42Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/15751Revistahttps://periodicos.uninove.br/riaePRIhttps://periodicos.uninove.br/riae/oai||bennycosta@yahoo.com.br2176-07562176-0756opendoar:2020-05-19T15:00:42Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Como ocorre o processo de formação de estratégias em instituições de ensino superior? – um estudo em Santa Catarina How does the strategy formation process occur in higher education institutions? - a study in Santa Catarina, Brazil |
title |
Como ocorre o processo de formação de estratégias em instituições de ensino superior? – um estudo em Santa Catarina |
spellingShingle |
Como ocorre o processo de formação de estratégias em instituições de ensino superior? – um estudo em Santa Catarina Marco, Ricardo Antonio de Estratégia; Instituição de Ensino Superior; LDB 9.394/96. Strategy; Institution of higher education; LGB 9.394/96. |
title_short |
Como ocorre o processo de formação de estratégias em instituições de ensino superior? – um estudo em Santa Catarina |
title_full |
Como ocorre o processo de formação de estratégias em instituições de ensino superior? – um estudo em Santa Catarina |
title_fullStr |
Como ocorre o processo de formação de estratégias em instituições de ensino superior? – um estudo em Santa Catarina |
title_full_unstemmed |
Como ocorre o processo de formação de estratégias em instituições de ensino superior? – um estudo em Santa Catarina |
title_sort |
Como ocorre o processo de formação de estratégias em instituições de ensino superior? – um estudo em Santa Catarina |
author |
Marco, Ricardo Antonio de |
author_facet |
Marco, Ricardo Antonio de Santos, Gleberson de Santana dos Sehnem, Simone |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Gleberson de Santana dos Sehnem, Simone |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marco, Ricardo Antonio de Santos, Gleberson de Santana dos Sehnem, Simone |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégia; Instituição de Ensino Superior; LDB 9.394/96. Strategy; Institution of higher education; LGB 9.394/96. |
topic |
Estratégia; Instituição de Ensino Superior; LDB 9.394/96. Strategy; Institution of higher education; LGB 9.394/96. |
description |
O objetivo deste trabalho é conhecer o processo de formação de estratégia das IES localizadas no Estado de Santa Catarina, sob quatro enfoques teóricos: processo planejado, negociado, construção permanente e de mudanças, a partir da introdução e repercussão da LDB 9.394/96. Em termos metodológicos, esta pesquisa assumiu abordagem quantitativa, com uso do método survey. Quanto à natureza se classifica como descritiva, exploratória e explicativa. Constituiu instrumento de coleta questionário composto por 41 questões fechadas do tipo Likert de cinco pontos e dois quadros associativos para os respondentes numerarem por ordem de importância as condicionantes para a formação de estratégias. Os questionários foram distribuídos durante o período de março e abril de 2011, às 61 IES catarinenses, não obtendo retorno de 20 instituições. Os dados foram tabulados e receberam tratamento estatístico através do software Statistical Package for the Social Sciences – SPSS versão 20.0, fazendo-se uso da estatística multivariada para fins de análise. Os resultados remontam que o processo de formação de estratégia é fortemente influenciado pelo ambiente tarefa e pelas variáveis do ambiente geral e que as IES percebem sua estratégia como sustentada pelo processo planejado. Este estudo proporcionou melhor compreensão de como as estratégias em IES são formadas face às condições ambientais e as escolhas que os dirigentes fazem para cumprir seus propósitos, visto que o desempenho por elas apresentado tem forte relação com as políticas administrativas adotadas, mas principalmente pelas implicações que as decisões estratégicas adotadas têm contribuído para sua evolução. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15751 10.5585/ijsm.v16i3.2508 |
url |
https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15751 |
identifier_str_mv |
10.5585/ijsm.v16i3.2508 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15751/7704 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Iberoamerican Journal of Strategic Management https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Iberoamerican Journal of Strategic Management https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nove de Julho - UNINOVE |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nove de Julho - UNINOVE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 16, No 3 (2017): July/September; 69-89 Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 16, No 3 (2017): July/September; 69-89 2176-0756 reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE instname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) instacron:RIEOEI |
instname_str |
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) |
instacron_str |
RIEOEI |
institution |
RIEOEI |
reponame_str |
Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE |
collection |
Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) |
repository.mail.fl_str_mv |
||bennycosta@yahoo.com.br |
_version_ |
1799138724700749824 |