Como ocorre o processo de formação de estratégias em instituições de ensino superior? – um estudo em Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marco, Ricardo Antonio de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Santos, Gleberson de Santana dos, Sehnem, Simone
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
Texto Completo: https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15751
Resumo: O objetivo deste trabalho é conhecer o processo de formação de estratégia das IES localizadas no Estado de Santa Catarina, sob quatro enfoques teóricos: processo planejado, negociado, construção permanente e de mudanças, a partir da introdução e repercussão da LDB 9.394/96. Em termos metodológicos, esta pesquisa assumiu abordagem quantitativa, com uso do método survey. Quanto à natureza se classifica como descritiva, exploratória e explicativa. Constituiu instrumento de coleta questionário composto por 41 questões fechadas do tipo Likert de cinco pontos e dois quadros associativos para os respondentes numerarem por ordem de importância as condicionantes para a formação de estratégias. Os questionários foram distribuídos durante o período de março e abril de 2011, às 61 IES catarinenses, não obtendo retorno de 20 instituições. Os dados foram tabulados e receberam tratamento estatístico através do software Statistical Package for the Social Sciences – SPSS versão 20.0, fazendo-se uso da estatística multivariada para fins de análise. Os resultados remontam que o processo de formação de estratégia é fortemente influenciado pelo ambiente tarefa e pelas variáveis do ambiente geral e que as IES percebem sua estratégia como sustentada pelo processo planejado. Este estudo proporcionou melhor compreensão de como as estratégias em IES são formadas face às condições ambientais e as escolhas que os dirigentes fazem para cumprir seus propósitos, visto que o desempenho por elas apresentado tem forte relação com as políticas administrativas adotadas, mas principalmente pelas implicações que as decisões estratégicas adotadas têm contribuído para sua evolução. 
id RIEOEI-1_dbc924f2dce57e1c2e46e2529533c5a9
oai_identifier_str oai:https://periodicos.uninove.br:article/15751
network_acronym_str RIEOEI-1
network_name_str Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
repository_id_str
spelling Como ocorre o processo de formação de estratégias em instituições de ensino superior? – um estudo em Santa CatarinaHow does the strategy formation process occur in higher education institutions? - a study in Santa Catarina, BrazilEstratégia; Instituição de Ensino Superior; LDB 9.394/96.Strategy; Institution of higher education; LGB 9.394/96.O objetivo deste trabalho é conhecer o processo de formação de estratégia das IES localizadas no Estado de Santa Catarina, sob quatro enfoques teóricos: processo planejado, negociado, construção permanente e de mudanças, a partir da introdução e repercussão da LDB 9.394/96. Em termos metodológicos, esta pesquisa assumiu abordagem quantitativa, com uso do método survey. Quanto à natureza se classifica como descritiva, exploratória e explicativa. Constituiu instrumento de coleta questionário composto por 41 questões fechadas do tipo Likert de cinco pontos e dois quadros associativos para os respondentes numerarem por ordem de importância as condicionantes para a formação de estratégias. Os questionários foram distribuídos durante o período de março e abril de 2011, às 61 IES catarinenses, não obtendo retorno de 20 instituições. Os dados foram tabulados e receberam tratamento estatístico através do software Statistical Package for the Social Sciences – SPSS versão 20.0, fazendo-se uso da estatística multivariada para fins de análise. Os resultados remontam que o processo de formação de estratégia é fortemente influenciado pelo ambiente tarefa e pelas variáveis do ambiente geral e que as IES percebem sua estratégia como sustentada pelo processo planejado. Este estudo proporcionou melhor compreensão de como as estratégias em IES são formadas face às condições ambientais e as escolhas que os dirigentes fazem para cumprir seus propósitos, visto que o desempenho por elas apresentado tem forte relação com as políticas administrativas adotadas, mas principalmente pelas implicações que as decisões estratégicas adotadas têm contribuído para sua evolução. The objective of this work is to know the process of strategy formation of HEI in the State from Santa Catarina, under four theoretical approaches: process planned, negotiated, permanent construction and change, from the introduction and impact of LGB 9.394 / 96. In terms of methodology, this research took a quantitative approach, using the survey method. This research is classified methodologically as descriptive, exploratory and explanatory. Constituted questionnaire collection instrument composed of 41 closed and objective questions Likert five points type and two associative tables for respondents to relate in order of importance the conditions for the formation of strategies. The questionnaires were distributed during the period of March and April 2011, at 61 HEIs from Santa Catarina, not getting return of 20 institutions. The data were tabulated and received statistical treatment through the software Statistical Package for the Social Sciences - SPSS version 20.0, making use of multivariate statistics for analysis purposes. The results go back to the process of strategy formation is strongly influenced by the task and the variables of the overall environment and atmosphere that HEIs realize its strategy as supported by the planned training strategies process. This study provided a better understanding of how the strategies in HEIs are formed in the face of environmental conditions and the choices that the leaders make to fulfill their purposes, since their performance has a strong relation with the administrative policies adopted, but mainly because of the implications that the strategic decisions adopted have contributed to its evolution.Universidade Nove de Julho - UNINOVE2017-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/1575110.5585/ijsm.v16i3.2508Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 16, No 3 (2017): July/September; 69-89Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 16, No 3 (2017): July/September; 69-892176-0756reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAEinstname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)instacron:RIEOEIporhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15751/7704Copyright (c) 2017 Iberoamerican Journal of Strategic Managementhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMarco, Ricardo Antonio deSantos, Gleberson de Santana dosSehnem, Simone2020-05-19T15:00:42Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/15751Revistahttps://periodicos.uninove.br/riaePRIhttps://periodicos.uninove.br/riae/oai||bennycosta@yahoo.com.br2176-07562176-0756opendoar:2020-05-19T15:00:42Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)false
dc.title.none.fl_str_mv Como ocorre o processo de formação de estratégias em instituições de ensino superior? – um estudo em Santa Catarina
How does the strategy formation process occur in higher education institutions? - a study in Santa Catarina, Brazil
title Como ocorre o processo de formação de estratégias em instituições de ensino superior? – um estudo em Santa Catarina
spellingShingle Como ocorre o processo de formação de estratégias em instituições de ensino superior? – um estudo em Santa Catarina
Marco, Ricardo Antonio de
Estratégia; Instituição de Ensino Superior; LDB 9.394/96.
Strategy; Institution of higher education; LGB 9.394/96.
title_short Como ocorre o processo de formação de estratégias em instituições de ensino superior? – um estudo em Santa Catarina
title_full Como ocorre o processo de formação de estratégias em instituições de ensino superior? – um estudo em Santa Catarina
title_fullStr Como ocorre o processo de formação de estratégias em instituições de ensino superior? – um estudo em Santa Catarina
title_full_unstemmed Como ocorre o processo de formação de estratégias em instituições de ensino superior? – um estudo em Santa Catarina
title_sort Como ocorre o processo de formação de estratégias em instituições de ensino superior? – um estudo em Santa Catarina
author Marco, Ricardo Antonio de
author_facet Marco, Ricardo Antonio de
Santos, Gleberson de Santana dos
Sehnem, Simone
author_role author
author2 Santos, Gleberson de Santana dos
Sehnem, Simone
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marco, Ricardo Antonio de
Santos, Gleberson de Santana dos
Sehnem, Simone
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia; Instituição de Ensino Superior; LDB 9.394/96.
Strategy; Institution of higher education; LGB 9.394/96.
topic Estratégia; Instituição de Ensino Superior; LDB 9.394/96.
Strategy; Institution of higher education; LGB 9.394/96.
description O objetivo deste trabalho é conhecer o processo de formação de estratégia das IES localizadas no Estado de Santa Catarina, sob quatro enfoques teóricos: processo planejado, negociado, construção permanente e de mudanças, a partir da introdução e repercussão da LDB 9.394/96. Em termos metodológicos, esta pesquisa assumiu abordagem quantitativa, com uso do método survey. Quanto à natureza se classifica como descritiva, exploratória e explicativa. Constituiu instrumento de coleta questionário composto por 41 questões fechadas do tipo Likert de cinco pontos e dois quadros associativos para os respondentes numerarem por ordem de importância as condicionantes para a formação de estratégias. Os questionários foram distribuídos durante o período de março e abril de 2011, às 61 IES catarinenses, não obtendo retorno de 20 instituições. Os dados foram tabulados e receberam tratamento estatístico através do software Statistical Package for the Social Sciences – SPSS versão 20.0, fazendo-se uso da estatística multivariada para fins de análise. Os resultados remontam que o processo de formação de estratégia é fortemente influenciado pelo ambiente tarefa e pelas variáveis do ambiente geral e que as IES percebem sua estratégia como sustentada pelo processo planejado. Este estudo proporcionou melhor compreensão de como as estratégias em IES são formadas face às condições ambientais e as escolhas que os dirigentes fazem para cumprir seus propósitos, visto que o desempenho por elas apresentado tem forte relação com as políticas administrativas adotadas, mas principalmente pelas implicações que as decisões estratégicas adotadas têm contribuído para sua evolução. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-01
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15751
10.5585/ijsm.v16i3.2508
url https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15751
identifier_str_mv 10.5585/ijsm.v16i3.2508
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15751/7704
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Iberoamerican Journal of Strategic Management
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Iberoamerican Journal of Strategic Management
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho - UNINOVE
publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho - UNINOVE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 16, No 3 (2017): July/September; 69-89
Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 16, No 3 (2017): July/September; 69-89
2176-0756
reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
instname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
instacron:RIEOEI
instname_str Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
instacron_str RIEOEI
institution RIEOEI
reponame_str Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
collection Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
repository.mail.fl_str_mv ||bennycosta@yahoo.com.br
_version_ 1799138724700749824