Vantagem competitiva: operacionalizando o conceito a partir da Resource-Advantage Theory

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rossi, Ricardo Messias
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Silva, Andrea Lago
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
DOI: 10.5585/ijsm.v8i2.1633
Texto Completo: https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/14158
Resumo: O objetivo deste estudo foi desenvolver um método, a partir do conceito de vantagem competitiva, para análise interna de empresas inseridas em um contexto de competição de mercado. Foi realizada uma pesquisa exploratória e com abordagem qualitativa. A partir da revisão teórica da literatura pertinente ao tema, construiu-se um método preliminar de análise interna, posteriormente, aprimorado por meio das informações coletadas na pesquisa de campo. A pesquisa de campo foi composta por seis estudos de caso com empresas da indústria de defensivos agrícolas no Brasil. Como resultado, o estudo propõe uma forma de operacionalização do conceito de recursos (lacuna observada na teoria por alguns autores). Gerencialmente, o estudo contribui fornecendo aos administradores um método de análise que suporta as decisões referentes ao gerenciamento de recursos da organização. 
id RIEOEI-1_e91cdd7a6f54ac322c9ad9044c258645
oai_identifier_str oai:https://periodicos.uninove.br:article/14158
network_acronym_str RIEOEI-1
network_name_str Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
spelling Vantagem competitiva: operacionalizando o conceito a partir da Resource-Advantage TheoryCompetitive advantage: operationalizing the concept based on the Resource-Advantage TheoryVantagem Competitiva; Recursos; EstratégiaCompetitive Advantage; Resources; Strategy; Competition; Value. O objetivo deste estudo foi desenvolver um método, a partir do conceito de vantagem competitiva, para análise interna de empresas inseridas em um contexto de competição de mercado. Foi realizada uma pesquisa exploratória e com abordagem qualitativa. A partir da revisão teórica da literatura pertinente ao tema, construiu-se um método preliminar de análise interna, posteriormente, aprimorado por meio das informações coletadas na pesquisa de campo. A pesquisa de campo foi composta por seis estudos de caso com empresas da indústria de defensivos agrícolas no Brasil. Como resultado, o estudo propõe uma forma de operacionalização do conceito de recursos (lacuna observada na teoria por alguns autores). Gerencialmente, o estudo contribui fornecendo aos administradores um método de análise que suporta as decisões referentes ao gerenciamento de recursos da organização.  The objective of this study was to develop a method based on the “competitive advantage” concept for the internal analysis of organizations in the context of competition. A qualitative and exploratory research was carried out. From a theoretical literature review on this subject, a preliminary internal analysis methodology was developed, which was then improved with the information collected from the field research. The field research consisted of six case studies conducted in companies working in the area of agrochemical industry in Brazil. Hence, this study proposes a way to operationalize the concept of resources (a theoretical gap observed by some authors). In managerial terms, this study contributes providing administrators with a method of analysis that deals with decisions regarding the management of resources of an organization. Universidade Nove de Julho - UNINOVE2009-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/1415810.5585/ijsm.v8i2.1633Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 8, No 2 (2009): RIAE v8n2; 31-57Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 8, No 2 (2009): RIAE v8n2; 31-572176-0756reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAEinstname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)instacron:RIEOEIporhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/14158/6884https://periodicos.uninove.br/riae/article/downloadSuppFile/14158/11529Copyright (c) 2009 Iberoamerican Journal of Strategic Managementhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRossi, Ricardo MessiasSilva, Andrea Lago2019-09-20T13:30:43Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/14158Revistahttps://periodicos.uninove.br/riaePRIhttps://periodicos.uninove.br/riae/oai||bennycosta@yahoo.com.br2176-07562176-0756opendoar:2019-09-20T13:30:43Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)false
dc.title.none.fl_str_mv Vantagem competitiva: operacionalizando o conceito a partir da Resource-Advantage Theory
Competitive advantage: operationalizing the concept based on the Resource-Advantage Theory
title Vantagem competitiva: operacionalizando o conceito a partir da Resource-Advantage Theory
spellingShingle Vantagem competitiva: operacionalizando o conceito a partir da Resource-Advantage Theory
Vantagem competitiva: operacionalizando o conceito a partir da Resource-Advantage Theory
Rossi, Ricardo Messias
Vantagem Competitiva; Recursos; Estratégia
Competitive Advantage; Resources; Strategy; Competition; Value.
Rossi, Ricardo Messias
Vantagem Competitiva; Recursos; Estratégia
Competitive Advantage; Resources; Strategy; Competition; Value.
title_short Vantagem competitiva: operacionalizando o conceito a partir da Resource-Advantage Theory
title_full Vantagem competitiva: operacionalizando o conceito a partir da Resource-Advantage Theory
title_fullStr Vantagem competitiva: operacionalizando o conceito a partir da Resource-Advantage Theory
Vantagem competitiva: operacionalizando o conceito a partir da Resource-Advantage Theory
title_full_unstemmed Vantagem competitiva: operacionalizando o conceito a partir da Resource-Advantage Theory
Vantagem competitiva: operacionalizando o conceito a partir da Resource-Advantage Theory
title_sort Vantagem competitiva: operacionalizando o conceito a partir da Resource-Advantage Theory
author Rossi, Ricardo Messias
author_facet Rossi, Ricardo Messias
Rossi, Ricardo Messias
Silva, Andrea Lago
Silva, Andrea Lago
author_role author
author2 Silva, Andrea Lago
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rossi, Ricardo Messias
Silva, Andrea Lago
dc.subject.por.fl_str_mv Vantagem Competitiva; Recursos; Estratégia
Competitive Advantage; Resources; Strategy; Competition; Value.
topic Vantagem Competitiva; Recursos; Estratégia
Competitive Advantage; Resources; Strategy; Competition; Value.
description O objetivo deste estudo foi desenvolver um método, a partir do conceito de vantagem competitiva, para análise interna de empresas inseridas em um contexto de competição de mercado. Foi realizada uma pesquisa exploratória e com abordagem qualitativa. A partir da revisão teórica da literatura pertinente ao tema, construiu-se um método preliminar de análise interna, posteriormente, aprimorado por meio das informações coletadas na pesquisa de campo. A pesquisa de campo foi composta por seis estudos de caso com empresas da indústria de defensivos agrícolas no Brasil. Como resultado, o estudo propõe uma forma de operacionalização do conceito de recursos (lacuna observada na teoria por alguns autores). Gerencialmente, o estudo contribui fornecendo aos administradores um método de análise que suporta as decisões referentes ao gerenciamento de recursos da organização. 
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-23
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/14158
10.5585/ijsm.v8i2.1633
url https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/14158
identifier_str_mv 10.5585/ijsm.v8i2.1633
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/14158/6884
https://periodicos.uninove.br/riae/article/downloadSuppFile/14158/11529
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2009 Iberoamerican Journal of Strategic Management
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2009 Iberoamerican Journal of Strategic Management
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho - UNINOVE
publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho - UNINOVE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 8, No 2 (2009): RIAE v8n2; 31-57
Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 8, No 2 (2009): RIAE v8n2; 31-57
2176-0756
reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
instname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
instacron:RIEOEI
instname_str Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
instacron_str RIEOEI
institution RIEOEI
reponame_str Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
collection Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
repository.mail.fl_str_mv ||bennycosta@yahoo.com.br
_version_ 1822182650447659008
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.5585/ijsm.v8i2.1633