Influência da degradação do agregado na permeabilidade de lastros ferroviários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dutra,Larissa Rodrigues
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Leandro,Rodrigo Pires
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Matéria (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-70762020000400335
Resumo: RESUMO A principal função da estrutura ferroviária é fornecer estabilidade e segurança para que o transporte opere de maneira eficiente. Os principais elementos constituintes dessa estrutura sobre o subleito são o sublastro, o lastro, os dormentes e os trilhos. O lastro é a camada granular que apresenta como funções fornecer estabilidade aos dormentes, a distribuição de esforços e a drenagem da superestrutura. Essa camada é posicionada entre os dormentes e o sublastro. No entanto, os esforços de impacto provocados pela passagem dos trens podem provocar a degradação do agregado, resultando na formação de finos prejudiciais à drenagem da via permanente. Uma drenagem ineficaz pode comprometer a resistência à deformação permanente das camadas geotécnicas resultando no aparecimento de defeitos na superestrutura como o deslocamento dos dormentes e o desnivelamento da via. Neste contexto, o objetivo principal deste trabalho foi avaliar a influência da degradação do lastro sobre sua capacidade drenante. O método experimental utilizado consistiu na degradação acelerada de amostras de basalto no tambor de abrasão Los Angeles, seguido pela avaliação da permeabilidade do material em cilindro de pequena dimensão. A relação entre os fenômenos de colmatação e permeabilidade do lastro limpo para o lastro altamente colmatado ficou evidenciada por meio dos resultados de laboratório. Verificou-se que a fração de agregado de 19,1 mm sofreu maior degradação, contribuindo para o acréscimo de finos no sistema, mostrando-se responsável pelo fenômeno de colmatação, representando elemento nocivo no que tange a drenagem do lastro ferroviário.
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