Educação patrimonial, memória e saberes coletivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro Oliveira, Luciane
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: de Paula Loures de Oliveira, Ana Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Arqueologia
Texto Completo: https://revista.sabnet.org/ojs/index.php/sab/article/view/193
Resumo: Neste artigo pretendemos demonstrar os fundamentos teóricos e metodológicos das ações de educação patrimonial realizadas nas escolas públicas do ensino fundamental da comunidade rural de São João Nepomuceno, Zona da Mata do Estado de Minas Gerais. Nossa proposta teve como meta envolver a comunidade local no desenvolvimento das pesquisas de modo a se identificarem com o patrimônio e o valorizassem como um bem de toda a coletividade. Duas abordagens foram essenciais: 1) prática educativa com a realização de oficinas e 2)pesquisa oral para rememoração dos saberes tradicionais locais. Nossa intenção em todo o processo foi a apreensão do conhecimento por meio da experiência estética e das sensações vivenciadas pela experiência. Conceitos como tecnologia, autonomia, diversidade, memória, coletividade e patrimônio foram trabalhados de modo subliminar às experiências e não colocados como o ponto de partida para a execução das atividades.
id SAB-1_9a3b7e70bb97553b2baab48280e165a2
oai_identifier_str oai:ojs2.revista.sabnet.org:article/193
network_acronym_str SAB-1
network_name_str Revista de Arqueologia
repository_id_str
spelling Educação patrimonial, memória e saberes coletivosEducação PatrimonialMemóriaSaberes ColetivosNeste artigo pretendemos demonstrar os fundamentos teóricos e metodológicos das ações de educação patrimonial realizadas nas escolas públicas do ensino fundamental da comunidade rural de São João Nepomuceno, Zona da Mata do Estado de Minas Gerais. Nossa proposta teve como meta envolver a comunidade local no desenvolvimento das pesquisas de modo a se identificarem com o patrimônio e o valorizassem como um bem de toda a coletividade. Duas abordagens foram essenciais: 1) prática educativa com a realização de oficinas e 2)pesquisa oral para rememoração dos saberes tradicionais locais. Nossa intenção em todo o processo foi a apreensão do conhecimento por meio da experiência estética e das sensações vivenciadas pela experiência. Conceitos como tecnologia, autonomia, diversidade, memória, coletividade e patrimônio foram trabalhados de modo subliminar às experiências e não colocados como o ponto de partida para a execução das atividades.Sociedade de Arqueologia Brasileira2004-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.sabnet.org/ojs/index.php/sab/article/view/19310.24885/sab.v17i1.193Revista de Arqueologia; Vol. 17 No. 1 (2004); 75-84Revista de Arqueologia; Vol. 17 Núm. 1 (2004); 75-84Revista de Arqueologia; Vol. 17 No 1 (2004); 75-84Revista de Arqueologia; v. 17 n. 1 (2004); 75-841982-19990102-042010.24885/sab.v17i1reponame:Revista de Arqueologiainstname:Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB)instacron:SABporhttps://revista.sabnet.org/ojs/index.php/sab/article/view/193/407Copyright (c) 2021 Luciane Monteiro Oliveira e Ana Paula de Paula Loures de Oliveirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Monteiro Oliveira, Lucianede Paula Loures de Oliveira, Ana Paula 2022-11-11T17:25:11Zoai:ojs2.revista.sabnet.org:article/193Revistahttps://revista.sabnet.org/ojs/index.php/sabPUBhttps://revista.sabnet.org/ojs/index.php/sab/oairevistadearqueologia@gmail.com || revistasab.ojs@gmail.com1982-19990102-0420opendoar:2022-11-11T17:25:11Revista de Arqueologia - Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação patrimonial, memória e saberes coletivos
title Educação patrimonial, memória e saberes coletivos
spellingShingle Educação patrimonial, memória e saberes coletivos
Monteiro Oliveira, Luciane
Educação Patrimonial
Memória
Saberes Coletivos
title_short Educação patrimonial, memória e saberes coletivos
title_full Educação patrimonial, memória e saberes coletivos
title_fullStr Educação patrimonial, memória e saberes coletivos
title_full_unstemmed Educação patrimonial, memória e saberes coletivos
title_sort Educação patrimonial, memória e saberes coletivos
author Monteiro Oliveira, Luciane
author_facet Monteiro Oliveira, Luciane
de Paula Loures de Oliveira, Ana Paula
author_role author
author2 de Paula Loures de Oliveira, Ana Paula
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro Oliveira, Luciane
de Paula Loures de Oliveira, Ana Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Patrimonial
Memória
Saberes Coletivos
topic Educação Patrimonial
Memória
Saberes Coletivos
description Neste artigo pretendemos demonstrar os fundamentos teóricos e metodológicos das ações de educação patrimonial realizadas nas escolas públicas do ensino fundamental da comunidade rural de São João Nepomuceno, Zona da Mata do Estado de Minas Gerais. Nossa proposta teve como meta envolver a comunidade local no desenvolvimento das pesquisas de modo a se identificarem com o patrimônio e o valorizassem como um bem de toda a coletividade. Duas abordagens foram essenciais: 1) prática educativa com a realização de oficinas e 2)pesquisa oral para rememoração dos saberes tradicionais locais. Nossa intenção em todo o processo foi a apreensão do conhecimento por meio da experiência estética e das sensações vivenciadas pela experiência. Conceitos como tecnologia, autonomia, diversidade, memória, coletividade e patrimônio foram trabalhados de modo subliminar às experiências e não colocados como o ponto de partida para a execução das atividades.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.sabnet.org/ojs/index.php/sab/article/view/193
10.24885/sab.v17i1.193
url https://revista.sabnet.org/ojs/index.php/sab/article/view/193
identifier_str_mv 10.24885/sab.v17i1.193
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.sabnet.org/ojs/index.php/sab/article/view/193/407
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Luciane Monteiro Oliveira e Ana Paula de Paula Loures de Oliveira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Luciane Monteiro Oliveira e Ana Paula de Paula Loures de Oliveira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Arqueologia Brasileira
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Arqueologia Brasileira
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Arqueologia; Vol. 17 No. 1 (2004); 75-84
Revista de Arqueologia; Vol. 17 Núm. 1 (2004); 75-84
Revista de Arqueologia; Vol. 17 No 1 (2004); 75-84
Revista de Arqueologia; v. 17 n. 1 (2004); 75-84
1982-1999
0102-0420
10.24885/sab.v17i1
reponame:Revista de Arqueologia
instname:Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB)
instacron:SAB
instname_str Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB)
instacron_str SAB
institution SAB
reponame_str Revista de Arqueologia
collection Revista de Arqueologia
repository.name.fl_str_mv Revista de Arqueologia - Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB)
repository.mail.fl_str_mv revistadearqueologia@gmail.com || revistasab.ojs@gmail.com
_version_ 1754639280941039616