EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: A PRAÇA DA “MATRIZ” COMO LUGAR DE MEMÓRIA
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11642 |
Resumo: | Este artigo ao abordar a Educação Patrimonial, propõe a utilização de espaços que, em geral, estão eivados de memórias. Aqui apresentaremos um espaço comum, um lugar de memória, conforme Pierre Nora, comum a todas as cidades, e especificamente, na cidade de Jaguarão/RS, que é sua primeira praça. Serão trabalhados alguns conceitos importantes para então chegarmos à Praça central e apresentarmos uma atividade pedagógica. Atividades interdisciplinares são importantes para um trabalho que leve os sujeitos envolvidos a uma visão global do mundo, melhorando suas percepções sobre as relações entre os fenômenos. A ideia de usar um bem patrimonial, além de envolver o emocional dos sujeitos ajuda na ideia de preservação através de atividades pedagógicas agradáveis e necessárias para o desenvolvimento dos sujeitos da educação. A metodologia utilizada para estes estudo foi de uma pesquisa básica bibliográfica e descritiva, cujo objetivo é apresentar um objeto patrimonial como eixo para uma atividade interdisciplinar. |
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