EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: A PRAÇA DA “MATRIZ” COMO LUGAR DE MEMÓRIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Azevedo Machado, Carlos José
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Bento Ribeiro, Angela Mara, Bento Ribeiro, Maria de Fátima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11642
Resumo: Este artigo ao abordar a Educação Patrimonial, propõe a utilização de espaços que, em geral, estão eivados de memórias. Aqui apresentaremos um espaço comum, um lugar de memória, conforme Pierre Nora, comum a todas as cidades, e especificamente, na cidade de Jaguarão/RS, que é sua primeira praça. Serão trabalhados alguns conceitos importantes para então chegarmos à Praça central e apresentarmos uma atividade pedagógica. Atividades interdisciplinares são importantes para um trabalho que leve os sujeitos envolvidos a uma visão global do mundo, melhorando suas percepções sobre as relações entre os fenômenos. A ideia de usar um bem patrimonial, além de envolver o emocional dos sujeitos ajuda na ideia de preservação através de atividades pedagógicas agradáveis e necessárias para o desenvolvimento dos sujeitos da educação. A metodologia utilizada para estes estudo foi de uma pesquisa básica bibliográfica e descritiva, cujo objetivo é apresentar um objeto patrimonial como eixo para uma atividade interdisciplinar.
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