Ensino médio em rede : propostas de leitura na percepção de professores do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ammirabile, Roselayne Duarte
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
Texto Completo: https://tede.unisantos.br/handle/tede/117
Resumo: A pesquisa tem como tema práticas de leitura no Programa Ensino Médio em Rede, desenvolvido pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, no período de 2004 a 2007. Busca investigar as percepções dos docentes que participaram do Programa, centrando o foco da pesquisa na visão dos professores pesquisados em relação às propostas de leitura no Programa Ensino Médio em Rede. Como referencial teórico foram utilizados conceitos de Mizukami sobre o professor como principal mediador entre os conhecimentos socialmente construídos e os alunos, além dos estudos de Libâneo que aborda as questões do profissionalismo e da profissionalização como fatores determinantes sobre a atuação docente e de Nóvoa que discute as novas tendências de formação docente. Os dados coletados também foram interpretados à luz dos fundamentos teóricos de Silva sobre a concepção do ensino de leitura, de Demo que aborda a questão da prática social da leitura, de Orlandi que trata da formação do leitor nas diferentes concepções de leitura e de Manguel que, em seus estudos, associa o hábito de ler às concepções humanas. A pesquisa analisou dados obtidos com aplicação de questionários e de entrevistas semi-estruturadas. Os pesquisados são professores que participaram do Programa Ensino Médio em Rede de escolas integrantes da Diretoria Regional de Ensino de Santos. Os resultados obtidos revelaram dados sobre o cotidiano dos participantes em relação às práticas de leitura, as expectativas quanto à valorização profissional, o empenho e a preocupação no resgate do prazer de ler e de incentivar a leitura dentro da realidade educacional no presente, além de trazer outras questões relevantes para o assunto em pauta.
id SANT_095e543c3ab1d0afc74cd1b186c9bb32
oai_identifier_str oai:tede.unisantos.br:tede/117
network_acronym_str SANT
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
repository_id_str 4713
spelling Gilberto, Irene Jeanete LemosCPF:07090765849http://lattes.cnpq.br/4561982821271774CPF:24614280854http://lattes.cnpq.br/9878777201737160Ammirabile, Roselayne Duarte2015-02-04T21:22:12Z2008-05-062007-12-04AMMIRABILE, Roselayne Duarte. Ensino médio em rede : propostas de leitura na percepção de professores do ensino médio. 2007. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007.https://tede.unisantos.br/handle/tede/117A pesquisa tem como tema práticas de leitura no Programa Ensino Médio em Rede, desenvolvido pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, no período de 2004 a 2007. Busca investigar as percepções dos docentes que participaram do Programa, centrando o foco da pesquisa na visão dos professores pesquisados em relação às propostas de leitura no Programa Ensino Médio em Rede. Como referencial teórico foram utilizados conceitos de Mizukami sobre o professor como principal mediador entre os conhecimentos socialmente construídos e os alunos, além dos estudos de Libâneo que aborda as questões do profissionalismo e da profissionalização como fatores determinantes sobre a atuação docente e de Nóvoa que discute as novas tendências de formação docente. Os dados coletados também foram interpretados à luz dos fundamentos teóricos de Silva sobre a concepção do ensino de leitura, de Demo que aborda a questão da prática social da leitura, de Orlandi que trata da formação do leitor nas diferentes concepções de leitura e de Manguel que, em seus estudos, associa o hábito de ler às concepções humanas. A pesquisa analisou dados obtidos com aplicação de questionários e de entrevistas semi-estruturadas. Os pesquisados são professores que participaram do Programa Ensino Médio em Rede de escolas integrantes da Diretoria Regional de Ensino de Santos. Os resultados obtidos revelaram dados sobre o cotidiano dos participantes em relação às práticas de leitura, as expectativas quanto à valorização profissional, o empenho e a preocupação no resgate do prazer de ler e de incentivar a leitura dentro da realidade educacional no presente, além de trazer outras questões relevantes para o assunto em pauta.application/pdfporUniversidade Católica de SantosMestrado em EducaçãoCatólica de SantosBREducação e Formaçãoformação continuadapráticas de leituraPrograma Ensino Médio em Rede.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEnsino médio em rede : propostas de leitura na percepção de professores do ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOSinstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:UNISANTOSORIGINALRoselayne Duarte Ammirabile.pdfapplication/pdf678894https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/117/1/Roselayne%20Duarte%20Ammirabile.pdf3ca110ce994405ee9954b1b36fb52c45MD51TEXTRoselayne Duarte Ammirabile.pdf.txtRoselayne Duarte Ammirabile.pdf.txtExtracted texttext/plain251517https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/117/2/Roselayne%20Duarte%20Ammirabile.pdf.txt7e097868b4eaf79b0161303460d32f1eMD52THUMBNAILRoselayne Duarte Ammirabile.pdf.jpgRoselayne Duarte Ammirabile.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1152https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/117/3/Roselayne%20Duarte%20Ammirabile.pdf.jpg043c47c74bb81cbb6c713d425164db37MD53tede/1172021-10-04 18:34:13.0oai:tede.unisantos.br:tede/117Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://biblioteca.unisantos.br:8181/http://biblioteca.unisantos.br:8181/oai/requestmrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.bropendoar:47132021-10-04T21:34:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.por.fl_str_mv Ensino médio em rede : propostas de leitura na percepção de professores do ensino médio
title Ensino médio em rede : propostas de leitura na percepção de professores do ensino médio
spellingShingle Ensino médio em rede : propostas de leitura na percepção de professores do ensino médio
Ammirabile, Roselayne Duarte
formação continuada
práticas de leitura
Programa Ensino Médio em Rede.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Ensino médio em rede : propostas de leitura na percepção de professores do ensino médio
title_full Ensino médio em rede : propostas de leitura na percepção de professores do ensino médio
title_fullStr Ensino médio em rede : propostas de leitura na percepção de professores do ensino médio
title_full_unstemmed Ensino médio em rede : propostas de leitura na percepção de professores do ensino médio
title_sort Ensino médio em rede : propostas de leitura na percepção de professores do ensino médio
author Ammirabile, Roselayne Duarte
author_facet Ammirabile, Roselayne Duarte
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gilberto, Irene Jeanete Lemos
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:07090765849
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4561982821271774
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:24614280854
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9878777201737160
dc.contributor.author.fl_str_mv Ammirabile, Roselayne Duarte
contributor_str_mv Gilberto, Irene Jeanete Lemos
dc.subject.por.fl_str_mv formação continuada
práticas de leitura
Programa Ensino Médio em Rede.
topic formação continuada
práticas de leitura
Programa Ensino Médio em Rede.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A pesquisa tem como tema práticas de leitura no Programa Ensino Médio em Rede, desenvolvido pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, no período de 2004 a 2007. Busca investigar as percepções dos docentes que participaram do Programa, centrando o foco da pesquisa na visão dos professores pesquisados em relação às propostas de leitura no Programa Ensino Médio em Rede. Como referencial teórico foram utilizados conceitos de Mizukami sobre o professor como principal mediador entre os conhecimentos socialmente construídos e os alunos, além dos estudos de Libâneo que aborda as questões do profissionalismo e da profissionalização como fatores determinantes sobre a atuação docente e de Nóvoa que discute as novas tendências de formação docente. Os dados coletados também foram interpretados à luz dos fundamentos teóricos de Silva sobre a concepção do ensino de leitura, de Demo que aborda a questão da prática social da leitura, de Orlandi que trata da formação do leitor nas diferentes concepções de leitura e de Manguel que, em seus estudos, associa o hábito de ler às concepções humanas. A pesquisa analisou dados obtidos com aplicação de questionários e de entrevistas semi-estruturadas. Os pesquisados são professores que participaram do Programa Ensino Médio em Rede de escolas integrantes da Diretoria Regional de Ensino de Santos. Os resultados obtidos revelaram dados sobre o cotidiano dos participantes em relação às práticas de leitura, as expectativas quanto à valorização profissional, o empenho e a preocupação no resgate do prazer de ler e de incentivar a leitura dentro da realidade educacional no presente, além de trazer outras questões relevantes para o assunto em pauta.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-12-04
dc.date.available.fl_str_mv 2008-05-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-02-04T21:22:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv AMMIRABILE, Roselayne Duarte. Ensino médio em rede : propostas de leitura na percepção de professores do ensino médio. 2007. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede.unisantos.br/handle/tede/117
identifier_str_mv AMMIRABILE, Roselayne Duarte. Ensino médio em rede : propostas de leitura na percepção de professores do ensino médio. 2007. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007.
url https://tede.unisantos.br/handle/tede/117
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Santos
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv Católica de Santos
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação e Formação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:UNISANTOS
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str UNISANTOS
institution UNISANTOS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
bitstream.url.fl_str_mv https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/117/1/Roselayne%20Duarte%20Ammirabile.pdf
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/117/2/Roselayne%20Duarte%20Ammirabile.pdf.txt
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/117/3/Roselayne%20Duarte%20Ammirabile.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3ca110ce994405ee9954b1b36fb52c45
7e097868b4eaf79b0161303460d32f1e
043c47c74bb81cbb6c713d425164db37
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv mrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.br
_version_ 1801046587456094208