Ensino médio em rede : propostas de leitura na percepção de professores do ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
Texto Completo: | https://tede.unisantos.br/handle/tede/117 |
Resumo: | A pesquisa tem como tema práticas de leitura no Programa Ensino Médio em Rede, desenvolvido pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, no período de 2004 a 2007. Busca investigar as percepções dos docentes que participaram do Programa, centrando o foco da pesquisa na visão dos professores pesquisados em relação às propostas de leitura no Programa Ensino Médio em Rede. Como referencial teórico foram utilizados conceitos de Mizukami sobre o professor como principal mediador entre os conhecimentos socialmente construídos e os alunos, além dos estudos de Libâneo que aborda as questões do profissionalismo e da profissionalização como fatores determinantes sobre a atuação docente e de Nóvoa que discute as novas tendências de formação docente. Os dados coletados também foram interpretados à luz dos fundamentos teóricos de Silva sobre a concepção do ensino de leitura, de Demo que aborda a questão da prática social da leitura, de Orlandi que trata da formação do leitor nas diferentes concepções de leitura e de Manguel que, em seus estudos, associa o hábito de ler às concepções humanas. A pesquisa analisou dados obtidos com aplicação de questionários e de entrevistas semi-estruturadas. Os pesquisados são professores que participaram do Programa Ensino Médio em Rede de escolas integrantes da Diretoria Regional de Ensino de Santos. Os resultados obtidos revelaram dados sobre o cotidiano dos participantes em relação às práticas de leitura, as expectativas quanto à valorização profissional, o empenho e a preocupação no resgate do prazer de ler e de incentivar a leitura dentro da realidade educacional no presente, além de trazer outras questões relevantes para o assunto em pauta. |
id |
SANT_095e543c3ab1d0afc74cd1b186c9bb32 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.unisantos.br:tede/117 |
network_acronym_str |
SANT |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
repository_id_str |
4713 |
spelling |
Gilberto, Irene Jeanete LemosCPF:07090765849http://lattes.cnpq.br/4561982821271774CPF:24614280854http://lattes.cnpq.br/9878777201737160Ammirabile, Roselayne Duarte2015-02-04T21:22:12Z2008-05-062007-12-04AMMIRABILE, Roselayne Duarte. Ensino médio em rede : propostas de leitura na percepção de professores do ensino médio. 2007. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007.https://tede.unisantos.br/handle/tede/117A pesquisa tem como tema práticas de leitura no Programa Ensino Médio em Rede, desenvolvido pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, no período de 2004 a 2007. Busca investigar as percepções dos docentes que participaram do Programa, centrando o foco da pesquisa na visão dos professores pesquisados em relação às propostas de leitura no Programa Ensino Médio em Rede. Como referencial teórico foram utilizados conceitos de Mizukami sobre o professor como principal mediador entre os conhecimentos socialmente construídos e os alunos, além dos estudos de Libâneo que aborda as questões do profissionalismo e da profissionalização como fatores determinantes sobre a atuação docente e de Nóvoa que discute as novas tendências de formação docente. Os dados coletados também foram interpretados à luz dos fundamentos teóricos de Silva sobre a concepção do ensino de leitura, de Demo que aborda a questão da prática social da leitura, de Orlandi que trata da formação do leitor nas diferentes concepções de leitura e de Manguel que, em seus estudos, associa o hábito de ler às concepções humanas. A pesquisa analisou dados obtidos com aplicação de questionários e de entrevistas semi-estruturadas. Os pesquisados são professores que participaram do Programa Ensino Médio em Rede de escolas integrantes da Diretoria Regional de Ensino de Santos. Os resultados obtidos revelaram dados sobre o cotidiano dos participantes em relação às práticas de leitura, as expectativas quanto à valorização profissional, o empenho e a preocupação no resgate do prazer de ler e de incentivar a leitura dentro da realidade educacional no presente, além de trazer outras questões relevantes para o assunto em pauta.application/pdfporUniversidade Católica de SantosMestrado em EducaçãoCatólica de SantosBREducação e Formaçãoformação continuadapráticas de leituraPrograma Ensino Médio em Rede.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEnsino médio em rede : propostas de leitura na percepção de professores do ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOSinstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:UNISANTOSORIGINALRoselayne Duarte Ammirabile.pdfapplication/pdf678894https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/117/1/Roselayne%20Duarte%20Ammirabile.pdf3ca110ce994405ee9954b1b36fb52c45MD51TEXTRoselayne Duarte Ammirabile.pdf.txtRoselayne Duarte Ammirabile.pdf.txtExtracted texttext/plain251517https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/117/2/Roselayne%20Duarte%20Ammirabile.pdf.txt7e097868b4eaf79b0161303460d32f1eMD52THUMBNAILRoselayne Duarte Ammirabile.pdf.jpgRoselayne Duarte Ammirabile.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1152https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/117/3/Roselayne%20Duarte%20Ammirabile.pdf.jpg043c47c74bb81cbb6c713d425164db37MD53tede/1172021-10-04 18:34:13.0oai:tede.unisantos.br:tede/117Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://biblioteca.unisantos.br:8181/http://biblioteca.unisantos.br:8181/oai/requestmrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.bropendoar:47132021-10-04T21:34:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Ensino médio em rede : propostas de leitura na percepção de professores do ensino médio |
title |
Ensino médio em rede : propostas de leitura na percepção de professores do ensino médio |
spellingShingle |
Ensino médio em rede : propostas de leitura na percepção de professores do ensino médio Ammirabile, Roselayne Duarte formação continuada práticas de leitura Programa Ensino Médio em Rede. CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Ensino médio em rede : propostas de leitura na percepção de professores do ensino médio |
title_full |
Ensino médio em rede : propostas de leitura na percepção de professores do ensino médio |
title_fullStr |
Ensino médio em rede : propostas de leitura na percepção de professores do ensino médio |
title_full_unstemmed |
Ensino médio em rede : propostas de leitura na percepção de professores do ensino médio |
title_sort |
Ensino médio em rede : propostas de leitura na percepção de professores do ensino médio |
author |
Ammirabile, Roselayne Duarte |
author_facet |
Ammirabile, Roselayne Duarte |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gilberto, Irene Jeanete Lemos |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:07090765849 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4561982821271774 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:24614280854 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9878777201737160 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ammirabile, Roselayne Duarte |
contributor_str_mv |
Gilberto, Irene Jeanete Lemos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação continuada práticas de leitura Programa Ensino Médio em Rede. |
topic |
formação continuada práticas de leitura Programa Ensino Médio em Rede. CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
A pesquisa tem como tema práticas de leitura no Programa Ensino Médio em Rede, desenvolvido pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, no período de 2004 a 2007. Busca investigar as percepções dos docentes que participaram do Programa, centrando o foco da pesquisa na visão dos professores pesquisados em relação às propostas de leitura no Programa Ensino Médio em Rede. Como referencial teórico foram utilizados conceitos de Mizukami sobre o professor como principal mediador entre os conhecimentos socialmente construídos e os alunos, além dos estudos de Libâneo que aborda as questões do profissionalismo e da profissionalização como fatores determinantes sobre a atuação docente e de Nóvoa que discute as novas tendências de formação docente. Os dados coletados também foram interpretados à luz dos fundamentos teóricos de Silva sobre a concepção do ensino de leitura, de Demo que aborda a questão da prática social da leitura, de Orlandi que trata da formação do leitor nas diferentes concepções de leitura e de Manguel que, em seus estudos, associa o hábito de ler às concepções humanas. A pesquisa analisou dados obtidos com aplicação de questionários e de entrevistas semi-estruturadas. Os pesquisados são professores que participaram do Programa Ensino Médio em Rede de escolas integrantes da Diretoria Regional de Ensino de Santos. Os resultados obtidos revelaram dados sobre o cotidiano dos participantes em relação às práticas de leitura, as expectativas quanto à valorização profissional, o empenho e a preocupação no resgate do prazer de ler e de incentivar a leitura dentro da realidade educacional no presente, além de trazer outras questões relevantes para o assunto em pauta. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-12-04 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2008-05-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-02-04T21:22:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
AMMIRABILE, Roselayne Duarte. Ensino médio em rede : propostas de leitura na percepção de professores do ensino médio. 2007. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede.unisantos.br/handle/tede/117 |
identifier_str_mv |
AMMIRABILE, Roselayne Duarte. Ensino médio em rede : propostas de leitura na percepção de professores do ensino médio. 2007. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007. |
url |
https://tede.unisantos.br/handle/tede/117 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Santos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Mestrado em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
Católica de Santos |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação e Formação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:UNISANTOS |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
UNISANTOS |
institution |
UNISANTOS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/117/1/Roselayne%20Duarte%20Ammirabile.pdf https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/117/2/Roselayne%20Duarte%20Ammirabile.pdf.txt https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/117/3/Roselayne%20Duarte%20Ammirabile.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3ca110ce994405ee9954b1b36fb52c45 7e097868b4eaf79b0161303460d32f1e 043c47c74bb81cbb6c713d425164db37 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
mrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.br |
_version_ |
1801046587456094208 |