Territórios virtuais : reflexões sobre educação a distância numa lista de discussão de geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campelo, Leandro Fabrício
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
Texto Completo: https://tede.unisantos.br/handle/tede/154
Resumo: Nos últimos anos, houve um significativo aumento de cursos de licenciatura em Geografia a distância, oferecidos por Instituições de Ensino Superior, públicas e particulares. Este trabalho tem como objeto uma lista online de Geografia da qual participaram profissionais, professores e estudiosos de Geografia e buscou investigar as percepções dos participantes da lista sobre educação a distância como modalidade de ensino. A Listageografia é considerada neste trabalho como um território virtual, espaço de comunicação e de debate entre profissionais de Geografia que pertencem a essa comunidade virtual. O trabalho toma como referência o conceito de território, de Santos e Haesbaert, fundamentando-se também em Lévy, Rheingold, Moraes, Belloni, dentre outros pesquisadores que investigaram o tema da educação a distância e as comunidades virtuais. Para a compreensão do conceito de território virtual, a pesquisa retomou estudos sobre listas de discussão online, a partir dos quais desenvolveu uma análise da questão, com vistas a situar a presente pesquisa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que, com base na análise das mensagens, busca conhecer as percepções dos participantes da listageografia sobre questões da formação do professor de geografia na modalidade a distância. Para o estudo dos documentos postados na lista, procedeu-se à análise de conteúdo das mensagens sobre educação a distância, especificamente aquelas enviadas por participantes mais presentes na discussão. Os resultados da pesquisa apontaram aspectos relevantes sobre a forma como os listeiros percebem a educação a distância nos processos formativos e o significado dessa modalidade de ensino na Geografia.
id SANT_239e343879c68b2815fd53503cc3313c
oai_identifier_str oai:tede.unisantos.br:tede/154
network_acronym_str SANT
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
repository_id_str 4713
spelling Gilberto, Irene Jeanete LemosCPF:07090765849http://lattes.cnpq.br/4561982821271774CPF:03579659650http://lattes.cnpq.br/4259391337891846Campelo, Leandro Fabrício2015-02-04T21:22:25Z2009-09-162009-03-23CAMPELO, Leandro Fabrício. Territórios virtuais : reflexões sobre educação a distância numa lista de discussão de geografia. 2009. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2009.https://tede.unisantos.br/handle/tede/154Nos últimos anos, houve um significativo aumento de cursos de licenciatura em Geografia a distância, oferecidos por Instituições de Ensino Superior, públicas e particulares. Este trabalho tem como objeto uma lista online de Geografia da qual participaram profissionais, professores e estudiosos de Geografia e buscou investigar as percepções dos participantes da lista sobre educação a distância como modalidade de ensino. A Listageografia é considerada neste trabalho como um território virtual, espaço de comunicação e de debate entre profissionais de Geografia que pertencem a essa comunidade virtual. O trabalho toma como referência o conceito de território, de Santos e Haesbaert, fundamentando-se também em Lévy, Rheingold, Moraes, Belloni, dentre outros pesquisadores que investigaram o tema da educação a distância e as comunidades virtuais. Para a compreensão do conceito de território virtual, a pesquisa retomou estudos sobre listas de discussão online, a partir dos quais desenvolveu uma análise da questão, com vistas a situar a presente pesquisa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que, com base na análise das mensagens, busca conhecer as percepções dos participantes da listageografia sobre questões da formação do professor de geografia na modalidade a distância. Para o estudo dos documentos postados na lista, procedeu-se à análise de conteúdo das mensagens sobre educação a distância, especificamente aquelas enviadas por participantes mais presentes na discussão. Os resultados da pesquisa apontaram aspectos relevantes sobre a forma como os listeiros percebem a educação a distância nos processos formativos e o significado dessa modalidade de ensino na Geografia.application/pdfporUniversidade Católica de SantosMestrado em EducaçãoCatólica de SantosBREducação e Formaçãoeducação a distâncialista de discussãoterritórios virtuaisensino de geografia.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOTerritórios virtuais : reflexões sobre educação a distância numa lista de discussão de geografiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOSinstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:UNISANTOSORIGINALLeando Campelo.pdfapplication/pdf1195509https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/154/1/Leando%20Campelo.pdfc94b620305c016440101c0b6514ab4daMD51THUMBNAILLeando Campelo.pdf.jpgLeando Campelo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1135https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/154/3/Leando%20Campelo.pdf.jpgff3a0669cc8a9097ad4232f0ae81c39bMD53TEXTLeando Campelo.pdf.txtLeando Campelo.pdf.txtExtracted texttext/plain286871https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/154/2/Leando%20Campelo.pdf.txta918f758c1b83f2da1a1c1eba1c1fcadMD52tede/1542021-10-04 18:23:35.0oai:tede.unisantos.br:tede/154Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://biblioteca.unisantos.br:8181/http://biblioteca.unisantos.br:8181/oai/requestmrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.bropendoar:47132021-10-04T21:23:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.por.fl_str_mv Territórios virtuais : reflexões sobre educação a distância numa lista de discussão de geografia
title Territórios virtuais : reflexões sobre educação a distância numa lista de discussão de geografia
spellingShingle Territórios virtuais : reflexões sobre educação a distância numa lista de discussão de geografia
Campelo, Leandro Fabrício
educação a distância
lista de discussão
territórios virtuais
ensino de geografia.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Territórios virtuais : reflexões sobre educação a distância numa lista de discussão de geografia
title_full Territórios virtuais : reflexões sobre educação a distância numa lista de discussão de geografia
title_fullStr Territórios virtuais : reflexões sobre educação a distância numa lista de discussão de geografia
title_full_unstemmed Territórios virtuais : reflexões sobre educação a distância numa lista de discussão de geografia
title_sort Territórios virtuais : reflexões sobre educação a distância numa lista de discussão de geografia
author Campelo, Leandro Fabrício
author_facet Campelo, Leandro Fabrício
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gilberto, Irene Jeanete Lemos
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:07090765849
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4561982821271774
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:03579659650
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4259391337891846
dc.contributor.author.fl_str_mv Campelo, Leandro Fabrício
contributor_str_mv Gilberto, Irene Jeanete Lemos
dc.subject.por.fl_str_mv educação a distância
lista de discussão
territórios virtuais
ensino de geografia.
topic educação a distância
lista de discussão
territórios virtuais
ensino de geografia.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Nos últimos anos, houve um significativo aumento de cursos de licenciatura em Geografia a distância, oferecidos por Instituições de Ensino Superior, públicas e particulares. Este trabalho tem como objeto uma lista online de Geografia da qual participaram profissionais, professores e estudiosos de Geografia e buscou investigar as percepções dos participantes da lista sobre educação a distância como modalidade de ensino. A Listageografia é considerada neste trabalho como um território virtual, espaço de comunicação e de debate entre profissionais de Geografia que pertencem a essa comunidade virtual. O trabalho toma como referência o conceito de território, de Santos e Haesbaert, fundamentando-se também em Lévy, Rheingold, Moraes, Belloni, dentre outros pesquisadores que investigaram o tema da educação a distância e as comunidades virtuais. Para a compreensão do conceito de território virtual, a pesquisa retomou estudos sobre listas de discussão online, a partir dos quais desenvolveu uma análise da questão, com vistas a situar a presente pesquisa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que, com base na análise das mensagens, busca conhecer as percepções dos participantes da listageografia sobre questões da formação do professor de geografia na modalidade a distância. Para o estudo dos documentos postados na lista, procedeu-se à análise de conteúdo das mensagens sobre educação a distância, especificamente aquelas enviadas por participantes mais presentes na discussão. Os resultados da pesquisa apontaram aspectos relevantes sobre a forma como os listeiros percebem a educação a distância nos processos formativos e o significado dessa modalidade de ensino na Geografia.
publishDate 2009
dc.date.available.fl_str_mv 2009-09-16
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-03-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-02-04T21:22:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CAMPELO, Leandro Fabrício. Territórios virtuais : reflexões sobre educação a distância numa lista de discussão de geografia. 2009. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede.unisantos.br/handle/tede/154
identifier_str_mv CAMPELO, Leandro Fabrício. Territórios virtuais : reflexões sobre educação a distância numa lista de discussão de geografia. 2009. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2009.
url https://tede.unisantos.br/handle/tede/154
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Santos
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv Católica de Santos
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação e Formação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:UNISANTOS
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str UNISANTOS
institution UNISANTOS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
bitstream.url.fl_str_mv https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/154/1/Leando%20Campelo.pdf
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/154/3/Leando%20Campelo.pdf.jpg
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/154/2/Leando%20Campelo.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c94b620305c016440101c0b6514ab4da
ff3a0669cc8a9097ad4232f0ae81c39b
a918f758c1b83f2da1a1c1eba1c1fcad
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv mrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.br
_version_ 1801046587555708928