Territórios virtuais : reflexões sobre educação a distância numa lista de discussão de geografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
Texto Completo: | https://tede.unisantos.br/handle/tede/154 |
Resumo: | Nos últimos anos, houve um significativo aumento de cursos de licenciatura em Geografia a distância, oferecidos por Instituições de Ensino Superior, públicas e particulares. Este trabalho tem como objeto uma lista online de Geografia da qual participaram profissionais, professores e estudiosos de Geografia e buscou investigar as percepções dos participantes da lista sobre educação a distância como modalidade de ensino. A Listageografia é considerada neste trabalho como um território virtual, espaço de comunicação e de debate entre profissionais de Geografia que pertencem a essa comunidade virtual. O trabalho toma como referência o conceito de território, de Santos e Haesbaert, fundamentando-se também em Lévy, Rheingold, Moraes, Belloni, dentre outros pesquisadores que investigaram o tema da educação a distância e as comunidades virtuais. Para a compreensão do conceito de território virtual, a pesquisa retomou estudos sobre listas de discussão online, a partir dos quais desenvolveu uma análise da questão, com vistas a situar a presente pesquisa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que, com base na análise das mensagens, busca conhecer as percepções dos participantes da listageografia sobre questões da formação do professor de geografia na modalidade a distância. Para o estudo dos documentos postados na lista, procedeu-se à análise de conteúdo das mensagens sobre educação a distância, especificamente aquelas enviadas por participantes mais presentes na discussão. Os resultados da pesquisa apontaram aspectos relevantes sobre a forma como os listeiros percebem a educação a distância nos processos formativos e o significado dessa modalidade de ensino na Geografia. |
id |
SANT_239e343879c68b2815fd53503cc3313c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.unisantos.br:tede/154 |
network_acronym_str |
SANT |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
repository_id_str |
4713 |
spelling |
Gilberto, Irene Jeanete LemosCPF:07090765849http://lattes.cnpq.br/4561982821271774CPF:03579659650http://lattes.cnpq.br/4259391337891846Campelo, Leandro Fabrício2015-02-04T21:22:25Z2009-09-162009-03-23CAMPELO, Leandro Fabrício. Territórios virtuais : reflexões sobre educação a distância numa lista de discussão de geografia. 2009. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2009.https://tede.unisantos.br/handle/tede/154Nos últimos anos, houve um significativo aumento de cursos de licenciatura em Geografia a distância, oferecidos por Instituições de Ensino Superior, públicas e particulares. Este trabalho tem como objeto uma lista online de Geografia da qual participaram profissionais, professores e estudiosos de Geografia e buscou investigar as percepções dos participantes da lista sobre educação a distância como modalidade de ensino. A Listageografia é considerada neste trabalho como um território virtual, espaço de comunicação e de debate entre profissionais de Geografia que pertencem a essa comunidade virtual. O trabalho toma como referência o conceito de território, de Santos e Haesbaert, fundamentando-se também em Lévy, Rheingold, Moraes, Belloni, dentre outros pesquisadores que investigaram o tema da educação a distância e as comunidades virtuais. Para a compreensão do conceito de território virtual, a pesquisa retomou estudos sobre listas de discussão online, a partir dos quais desenvolveu uma análise da questão, com vistas a situar a presente pesquisa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que, com base na análise das mensagens, busca conhecer as percepções dos participantes da listageografia sobre questões da formação do professor de geografia na modalidade a distância. Para o estudo dos documentos postados na lista, procedeu-se à análise de conteúdo das mensagens sobre educação a distância, especificamente aquelas enviadas por participantes mais presentes na discussão. Os resultados da pesquisa apontaram aspectos relevantes sobre a forma como os listeiros percebem a educação a distância nos processos formativos e o significado dessa modalidade de ensino na Geografia.application/pdfporUniversidade Católica de SantosMestrado em EducaçãoCatólica de SantosBREducação e Formaçãoeducação a distâncialista de discussãoterritórios virtuaisensino de geografia.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOTerritórios virtuais : reflexões sobre educação a distância numa lista de discussão de geografiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOSinstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:UNISANTOSORIGINALLeando Campelo.pdfapplication/pdf1195509https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/154/1/Leando%20Campelo.pdfc94b620305c016440101c0b6514ab4daMD51THUMBNAILLeando Campelo.pdf.jpgLeando Campelo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1135https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/154/3/Leando%20Campelo.pdf.jpgff3a0669cc8a9097ad4232f0ae81c39bMD53TEXTLeando Campelo.pdf.txtLeando Campelo.pdf.txtExtracted texttext/plain286871https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/154/2/Leando%20Campelo.pdf.txta918f758c1b83f2da1a1c1eba1c1fcadMD52tede/1542021-10-04 18:23:35.0oai:tede.unisantos.br:tede/154Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://biblioteca.unisantos.br:8181/http://biblioteca.unisantos.br:8181/oai/requestmrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.bropendoar:47132021-10-04T21:23:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Territórios virtuais : reflexões sobre educação a distância numa lista de discussão de geografia |
title |
Territórios virtuais : reflexões sobre educação a distância numa lista de discussão de geografia |
spellingShingle |
Territórios virtuais : reflexões sobre educação a distância numa lista de discussão de geografia Campelo, Leandro Fabrício educação a distância lista de discussão territórios virtuais ensino de geografia. CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Territórios virtuais : reflexões sobre educação a distância numa lista de discussão de geografia |
title_full |
Territórios virtuais : reflexões sobre educação a distância numa lista de discussão de geografia |
title_fullStr |
Territórios virtuais : reflexões sobre educação a distância numa lista de discussão de geografia |
title_full_unstemmed |
Territórios virtuais : reflexões sobre educação a distância numa lista de discussão de geografia |
title_sort |
Territórios virtuais : reflexões sobre educação a distância numa lista de discussão de geografia |
author |
Campelo, Leandro Fabrício |
author_facet |
Campelo, Leandro Fabrício |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gilberto, Irene Jeanete Lemos |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:07090765849 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4561982821271774 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:03579659650 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4259391337891846 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campelo, Leandro Fabrício |
contributor_str_mv |
Gilberto, Irene Jeanete Lemos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação a distância lista de discussão territórios virtuais ensino de geografia. |
topic |
educação a distância lista de discussão territórios virtuais ensino de geografia. CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Nos últimos anos, houve um significativo aumento de cursos de licenciatura em Geografia a distância, oferecidos por Instituições de Ensino Superior, públicas e particulares. Este trabalho tem como objeto uma lista online de Geografia da qual participaram profissionais, professores e estudiosos de Geografia e buscou investigar as percepções dos participantes da lista sobre educação a distância como modalidade de ensino. A Listageografia é considerada neste trabalho como um território virtual, espaço de comunicação e de debate entre profissionais de Geografia que pertencem a essa comunidade virtual. O trabalho toma como referência o conceito de território, de Santos e Haesbaert, fundamentando-se também em Lévy, Rheingold, Moraes, Belloni, dentre outros pesquisadores que investigaram o tema da educação a distância e as comunidades virtuais. Para a compreensão do conceito de território virtual, a pesquisa retomou estudos sobre listas de discussão online, a partir dos quais desenvolveu uma análise da questão, com vistas a situar a presente pesquisa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que, com base na análise das mensagens, busca conhecer as percepções dos participantes da listageografia sobre questões da formação do professor de geografia na modalidade a distância. Para o estudo dos documentos postados na lista, procedeu-se à análise de conteúdo das mensagens sobre educação a distância, especificamente aquelas enviadas por participantes mais presentes na discussão. Os resultados da pesquisa apontaram aspectos relevantes sobre a forma como os listeiros percebem a educação a distância nos processos formativos e o significado dessa modalidade de ensino na Geografia. |
publishDate |
2009 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2009-09-16 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-03-23 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-02-04T21:22:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CAMPELO, Leandro Fabrício. Territórios virtuais : reflexões sobre educação a distância numa lista de discussão de geografia. 2009. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede.unisantos.br/handle/tede/154 |
identifier_str_mv |
CAMPELO, Leandro Fabrício. Territórios virtuais : reflexões sobre educação a distância numa lista de discussão de geografia. 2009. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2009. |
url |
https://tede.unisantos.br/handle/tede/154 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Santos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Mestrado em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
Católica de Santos |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação e Formação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:UNISANTOS |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
UNISANTOS |
institution |
UNISANTOS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/154/1/Leando%20Campelo.pdf https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/154/3/Leando%20Campelo.pdf.jpg https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/154/2/Leando%20Campelo.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c94b620305c016440101c0b6514ab4da ff3a0669cc8a9097ad4232f0ae81c39b a918f758c1b83f2da1a1c1eba1c1fcad |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
mrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.br |
_version_ |
1815437926155157504 |