Interação entre discente e docente como fomento para discussão em educação à distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Beatriz Bezerra
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Barros, Gracy Kelly Amaral, Caldas, Jane Eyre Martins, Soares, Deyse Mara Romualdo, Silva, Mirella Mota Cavalcante, Lima, Luciana, Soares, Mara Romualdo
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26544
Resumo: CARVALHO, Beatriz Bezerra; et al. Interação entre discente e docente como fomento para discussão em educação à distância. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Tecnodocência, 2)
id UFC-7_9ece6c8290b0f94579ea0f322f65c2de
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/26544
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Interação entre discente e docente como fomento para discussão em educação à distânciaInteraçãoEducação a DistânciaDiscussãoCARVALHO, Beatriz Bezerra; et al. Interação entre discente e docente como fomento para discussão em educação à distância. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Tecnodocência, 2)O objetivo do trabalho é descrever a relação entre discente e docente no decorrer da disciplina Diferença e Enfrentamento Profissional nas Desigualdades Sociais ofertada pela Universidade Federal do Ceará do semestre de 2016.1 na modalidade Educação a Distancia (EaD) para alunos da graduação presencial, ocorrendo no âmbito do ambiente virtual de aprendizagem Solar. Passando por rodízios bissemanais durante quatro módulos que compreendem as temáticas de Ambientação em EaD; Diferença como qualidade do que é diferente; Educação ambiental, Tecnocultura, Tecnologia e Tecnocracia; Papel e Identidade de Gênero; Cultura étnica e africanidades na sociedade da diversidade; Direitos Humanos como construção cultural e Avaliação da disciplina, a turma número 10 é analisada por meio de observação passiva. Compreende-se que o ambiente virtual de aprendizagem integra as Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação (TDICs) e docência, facilitando o acesso ao ambiente de discussão acadêmica devido à flexibilidade de horários. Entretanto, visto que, nesta disciplina, os alunos pontuam quanto o cumprimento de prazos para postagem, os fóruns sofrem esvaziamento parcia – tanto por parte do corpo discente como pelo corpo docente – durante certo período, resultando em um monólogo da parcela discente que ocupa ativamente os fóruns, prejudicando o processo de discussão ao torná-lo superficial e restrito aos textos básicos da disciplina. Entende-se que a participação ativa e interativa dos corpo docente junto ao discente estimula maior participação durante o período de postagens bem como , ao fomentar as discussões, abre novas vias de debate.2017-10-10T12:07:02Z2017-10-10T12:07:02Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfCARVALHO, B. B; BARROS, G. K. A; CALDAS, J. E. M; SOARES, D. M. R; SOARES, M. R; SILVA, M. M. C; LIMA, L; (2016)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26544Carvalho, Beatriz BezerraBarros, Gracy Kelly AmaralCaldas, Jane Eyre MartinsSoares, Deyse Mara RomualdoSilva, Mirella Mota CavalcanteLima, LucianaSoares, Mara Romualdoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-03T12:51:38Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/26544Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2023-10-03T12:51:38Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Interação entre discente e docente como fomento para discussão em educação à distância
title Interação entre discente e docente como fomento para discussão em educação à distância
spellingShingle Interação entre discente e docente como fomento para discussão em educação à distância
Carvalho, Beatriz Bezerra
Interação
Educação a Distância
Discussão
title_short Interação entre discente e docente como fomento para discussão em educação à distância
title_full Interação entre discente e docente como fomento para discussão em educação à distância
title_fullStr Interação entre discente e docente como fomento para discussão em educação à distância
title_full_unstemmed Interação entre discente e docente como fomento para discussão em educação à distância
title_sort Interação entre discente e docente como fomento para discussão em educação à distância
author Carvalho, Beatriz Bezerra
author_facet Carvalho, Beatriz Bezerra
Barros, Gracy Kelly Amaral
Caldas, Jane Eyre Martins
Soares, Deyse Mara Romualdo
Silva, Mirella Mota Cavalcante
Lima, Luciana
Soares, Mara Romualdo
author_role author
author2 Barros, Gracy Kelly Amaral
Caldas, Jane Eyre Martins
Soares, Deyse Mara Romualdo
Silva, Mirella Mota Cavalcante
Lima, Luciana
Soares, Mara Romualdo
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Beatriz Bezerra
Barros, Gracy Kelly Amaral
Caldas, Jane Eyre Martins
Soares, Deyse Mara Romualdo
Silva, Mirella Mota Cavalcante
Lima, Luciana
Soares, Mara Romualdo
dc.subject.por.fl_str_mv Interação
Educação a Distância
Discussão
topic Interação
Educação a Distância
Discussão
description CARVALHO, Beatriz Bezerra; et al. Interação entre discente e docente como fomento para discussão em educação à distância. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Tecnodocência, 2)
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-10-10T12:07:02Z
2017-10-10T12:07:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARVALHO, B. B; BARROS, G. K. A; CALDAS, J. E. M; SOARES, D. M. R; SOARES, M. R; SILVA, M. M. C; LIMA, L; (2016)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26544
identifier_str_mv CARVALHO, B. B; BARROS, G. K. A; CALDAS, J. E. M; SOARES, D. M. R; SOARES, M. R; SILVA, M. M. C; LIMA, L; (2016)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26544
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1823806721407057920